Dodge Kingsway, Estados Unidos
Fotografia
Fundada em
1914 pelos irmãos John Francis e Horace Elgin Dodge, a Dodge Brothers foi
adquirida pela Chrysler Corporation em 1928 e logo conquistou a reputação de
produzir carros bem-construídos. Decidida a ampliar sua participação no mercado
mundial, a Chrysler optou por aproveitar esse prestígio para criar um modelo de
entrada. Foi assim que nasceu o Dodge Kingsway.
Produzido na
fábrica canadense de Windsor a partir de 1934, ele era na verdade um Plymouth,
tradicional rival de marcas mais populares, como Ford e Chevrolet. Travestido
de Dodge, foi oferecido nas versões cupê (de duas portas) e sedã (duas ou
quatro portas). Era espartano demais: vinha com uma única lanterna traseira e
limpador de para-brisa apenas no lado do motorista. Mas fez tanto sucesso que a
produção em Detroit começou no ano seguinte.
Ao contrário
dos concorrentes, o Kingsway não apelava para um desenho ousado e chamativo:
era bem convencional, com linhas arredondadas, conservadoras e funcionais. A
proposta defendida pelo teimoso presidente K.T. Keller era a de um carro
confiável e espaçoso, com um teto alto capaz de acomodar passageiros usando
chapéu. Utilitário ao pé da letra, o Kingsway não tinha compromisso com estilo
ou desempenho.
E não era
mesmo para ter pressa: projetado nos anos 30, o seis-em-linha de 3,6 litros e
válvulas laterais entregava só 97 cv. O longo curso do virabrequim garantia o
generoso torque de 24,2 mkgf a baixos 1 200 rpm, poupando o câmbio manual de
três marchas. Direção e freios sem assistência eram um convite para uma tocada
tranquila e despretensiosa.
O nome oficial
só foi adotado em 1949, ano marcado pela chegada do designer Virgil Exner: a despedida
do engenheiro K.T. Keller da direção da Chrysler favoreceu a adoção de um
estilo mais ousado a partir de 1953, quando o para-brisa passou a ser
construído em peça única. O capô mais baixo e os para-lamas traseiros
pronunciados eram modificações discretas, que antecipavam a revolução de estilo
que estava por vir.
As mudanças
mais significativas vieram na linha 1955: o estilo Forward Look de Exner era
inspirado em aviões e foguetes, tornando o Kingsway maior, mais baixo e mais
largo. Após adotar barbatanas com lanternas verticais, o Forward Look entrou em
sua segunda fase em 1957: reformulada, a carroceria ficou ainda mais baixa e
larga, incorporando os quatro faróis dianteiros.
Sucesso no
mundo todo, o Dodge Kingsway deixou de ser produzido em 1959, no ápice da
carreira: poderia ser adquirido em qualquer versão de acabamento que também
fosse oferecida pelo primo Plymouth, incluindo o conversível Belvedere e as
peruas Custom Suburban de nove lugares. Muitos deles vieram parar no Brasil,
caso deste exemplar fabricado em 1951 e que se encontra aos cuidados do
empresário Pedro de Souza Neto, da PJS Restaurações Especiais.
“É um carro de
visual sóbrio e conservador e seu padrão de qualidade era referência então.
Roda por horas ao redor dos 100 km/h sem esforço, pois a baixa taxa de
compressão era adequada à gasolina brasileira”, diz Souza. A qualidade do
Kingsway foi fundamental para o sucesso do Dodge Dart, modelo que o sucedeu em
1960 e que foi escolhido para ser produzido no Brasil em 1969.
Nenhum comentário:
Postar um comentário