Fotografia
Mais antiga
marca americana em atividade, a Buick precedeu a GM em cinco anos – a Buick
estava sob o comando de William Durant em 1908, quando o conglomerado foi
fundado. O objetivo de Durant, agora comandando a GM, era claro: o grupo teria
sua produção segmentada em marcas com autonomia técnica e sofisticação
distintas. Era uma forma inédita de fidelizar o cliente. O jovem começaria com
um Chevrolet, trocando-o por um Oakland, depois um Oldsmobile, mais tarde o
Buick, até chegar ao topo num Cadillac.
Durant soube
explorar o prestígio da Buick.Ter um era sinônimo de status, não muito menor
que possuir um Cadillac. Para superar a crise de 1929, a Buick reestruturou sua
gama em 1936, batizando os carros com nomes próprios. O top era o Limited,
seguido por Roadmaster, Century e Special, este o mais acessível. O Special
oferecia cinco opções: três cupês, um sedã de quatro portas e um conversível. O
estilo aerodinâmico era evidenciado pelo para-brisa inclinado e faróis ogivais.
A suspensão dianteira independente com molas helicoidais adequava seu
comportamento ao desempenho do motor oito em linha Dynaflash.
Com 3,8
litros, tinha 94 cv, graças a um carburador Stromberg de corpo duplo e válvulas
no cabeçote – um abismo tecnológico sobre a Oldsmobile. Possante, atingia 137
km/h e arrancava facilmente em segunda, com suavidade inigualável. Em 1937, já
com 4,1 litros e 107 cv, ficava quase sem rivais e não canibalizava os
Cadillacs, com seus V8,V12 eV16.
Uma
reestilização total viria em 1939, com o capô em cunha e grade mais baixa e
larga. No ano seguinte os faróis eram integrados aos para-lamas, como no carro
da foto, e em 1941 a carroceria seria compartilhada com a Chevrolet. A produção
foi interrompida em 1942, logo após a entrada dos EUA na Segunda Guerra. A
produção do Special seria retomada em 1946, mantendo o estilo e apenas duas
opções, o sedã de quatro portas e o sedanete de duas. Um novo Special viria só
em 1949, estreando dois elementos característicos da marca: o sweepspear (vinco
lateral descendente) e as três aberturas no capô, simulando escapes de um
avião. O motor ainda era o Dynaflash 8 de 4 litros, mas agora seu desempenho
era inferior ao Oldsmobile RocketV8, menor e mais leve.
A Buick focou
na reestlização para 1950 e no ano seguinte aumentou o Dynaflash para 4,3
litros, mas os 124cv não faziam frente ao Rocket, com 135cv. A solução foi
lançar em 1954 o V8 Nailhead (cabeça de prego, devido ao pequeno diâmetro das
válvulas no cabeçote). Com os mesmos 4,3 litros, atingia 140 cv.
O último ano
do Special foi 1958, dando espaço a seguir aos primeiros compactos da Buick,
nos anos 60. O modelo até voltaria ao show room, porém menor, mas nunca mais
seria o mesmo sucesso.
O Special
voltou em 1961, mas como um compacto, o primeiro da Buick, usando a base do
Corvair. Em 1964 ele virou um modelo intermediário e ficou em produção até
1969, sem alcançar a fama do pioneiro.
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