Avenida Niemeyer, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia
A rodovia de
grandes curvas e vista privilegiada tem muitos anos de história e memórias
curiosas. A Avenida Niemeyer percorre
muito das características e das belezas da Cidade Maravilhosa.
Em 1881, um
primeiro projeto foi criado. A ideia era construir uma estrada de ferro, para
passar trens ou bondes, que ligaria a Zona Sul à Barra da Tijuca e da Barra um
novo caminho para Santa Cruz que terminaria em Angra dos Reis. No entanto, a
ideia da Companhia Viação Férrea Sapucaí não foi adiante por dificuldades para
realizar a obra.
Anos depois,
1910, a ideia foi retomada. Mas dessa vez, a intenção era construir uma estrada
menor e para a passagem de carros. O projeto era do professor Charles Wicksteed Armstrong,
diretor do Colégio Anglo-Brasileiro. Mais uma vez não foi adiante e as obras
novamente foram paralisadas.
No ano 1915, o
projeto andou de fato. O engenheiro Conrado
Jacob Niemeyer assumiu e bancou a obra e no ano seguinte,
em 1916, o trajeto que liga Zona Sul à Barra da Tijuca, passando por São
Conrado e beirando o mar ficou pronto e foi inaugurado.
Anos depois,
em uma das curvas da Avenida Niemeyer, foi construído um viaduto nomeado Rei
Alberto, em homenagem ao monarca belga.
Nos anos 1930,
aconteciam na Niemeyer as famosas corridas de “baratinhas”. O evento
automobilístico, chamado Grande Prêmio do Rio de Janeiro, mobilizava muitas
pessoas que ficavam à beira da pista vendo os carros passar em alta velocidade.
Essas
corridas, que deixaram de acontecer, definitivamente, em 1942, ajudaram a
colocar o Rio de Janeiro no cenário automobilístico mundial. Atualmente, a
Avenida tem outro tipo de corrida. A pé, atletas passam pela via na disputa da
Maratona do Rio de Janeiro.
“A Avenida Niemeyer simboliza muito o Rio de
Janeiro. Nela podemos ver os contrastes da cidade. Vemos mansões de luxo e
favelas, tudo isso banhado pelo mar, ali, tão perto” afirma o
sociólogo Júlio Souza.
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