quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Vista do Centro, São Paulo, Brasil

Vista do Centro, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotolabor N. 101
Fotografia - Cartão Postal

DKW Vemaguet, Brasil





DKW Vemaguet, Brasil
Fotografia 

Cartão Postal do Ministério das Relações Exteriores com Foto do Barão do Rio Branco, Brasil

Cartão Postal do Ministério das Relações Exteriores com Foto do Barão do Rio Branco, Brasil
Brasil
Fotografia - Cartão Postal

Relógio da Glória, 1910, Rio de Janeiro, Brasil - Augusto Malta


Relógio da Glória, 1910, Rio de Janeiro, Brasil - Augusto Malta
Rio de Janeiro - RJ
Acervo IMS
Fotografia

Cais da Glória, 1882, Rio de Janeiro, Brasil - Marc Ferrez


Cais da Glória, 1882, Rio de Janeiro, Brasil - Marc Ferrez
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia 

Bairro da Glória Visto do Morro do Castelo, Aproximadamente 1880, Rio de Janeiro, Brasil - Marc Ferrez


Bairro da Glória Visto do Morro do Castelo, Aproximadamente 1880, Rio de Janeiro, Brasil - Marc Ferrez
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia - Cartão Postal

Bairro da Glória Visto do Bairro de Santa Teresa, Aproximadamente 1906, Rio de Janeiro, Brasil - Marc Ferrez


Bairro da Glória Visto do Bairro de Santa Teresa, Aproximadamente 1906, Rio de Janeiro, Brasil - Marc Ferrez
Rio de Janeiro - RJ
Acervo IMS
Fotografia - Cartão Postal

Parque do Anhangabaú, São Paulo, Brasil


Parque do Anhangabaú, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
N. 65
Fotografia - Cartão Postal

Panorama Central, São Paulo, Brasil

Panorama Central, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
N. 49
Fotografia - Cartão Postal

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Escultura "Guarany" no Monumento a Carlos Gomes, Praça Ramos de Azevedo, São Paulo, Brasil - Luiz Brizzolara


Escultura "Guarany" no Monumento a Carlos Gomes, Praça Ramos de Azevedo, São Paulo, Brasil - Luiz Brizzolara
São Paulo - SP
N. 7
Fotografia - Cartão Postal

A escultura "Guarany" faz parte do "Monumento a Carlos Gomes", localizado na Praça Ramos de Azevedo, centro de São Paulo. É de autoria do artista italiano Luiz Brizzolara e foi executada pela Camiami e Guastini - Fonderia Artistica in Bronzo (Pistóia, Itália).
Para as comemorações do Centenário da Independência, em 1922, representantes da colônia italiana, em São Paulo, financiaram a realização do Monumento a Carlos Gomes, uma homenagem ao músico e compositor brasileiro que, em 1863, compôs "Joana de Flandres", uma ópera que lhe valeu uma bolsa de estudos na Itália.
O monumento foi concebido para conectar a praça aos "jardins" do Teatro Municipal. Na época, a área onde hoje se encontra o monumento era conhecida como "esplanada do teatro", parte integrante do então "parque" do Anhangabaú, projeto do francês Joseph Antoine Bouvard.
O "Monumento a Carlos Gomes" é composto por várias esculturas, implantadas em vários planos; a intenção do escultor era criar a sensação de palco, utilizando os jardins como parte do cenário e o Vale do Anhangabaú como área da platéia.
A escultura representando Carlos Gomes encontra-se na altura da calçada, em frente ao Teatro Municipal; do seu lado estão duas alegorias: "Poesia" e "Música", em mármore branco. Descendo, em direção ao Vale do Anhangabaú, nas pontas das escadas, uma de cada lado, estão "Fosca" e "Condor". No centro, entre as escadas, está a fonte "Glória, Ordem e Progresso" e em suas laterais, as esculturas "Lo Schiavo" e "Maria Tudor". Abaixo, em um terceiro plano, estão "Guarani" e "Salvator Rosa" e as alegorias em homenagem à Itália e ao Brasil.
"Brizzolara imprimiu às esculturas deste monumento uma linguagem dramática mais acentuada no gesto do que no rebuscamento ou nos exageros dos tratamentos das superfícies das massas. As esculturas foram dispostas sobre pedestais de altura mínima e representadas com dimensões que equivalem a uma vez e meia a escala humana. Estas características conferem um grau de aproximação sensível entre obra e observador. Queremos dizer, que não há uma busca de monumentalidade nas esculturas individualmente, o que reforça a ideia de conjunto e que nos conduz a conceber a obra de Carlos Gomes como um todo."