terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Galeota Real, Galeota de Dom João VI a Serviço do Presidente da República do Brasil, Marinha Brasileira, Rio de Janeiro, Brasil


Galeota Real, Galeota de Dom João VI a Serviço do Presidente da República do Brasil, Marinha Brasileira, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia - Cartão Postal

Galeota Real, Galeota de Dom João VI, Marinha Brasileira, 1899, Rio de Janeiro, Brasil



Galeota Real, Galeota de Dom João VI, Marinha Brasileira, 1899, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia



A Galeota Real, também denominada como Galeota de D. João VI, é uma pequena galé, um tipo de embarcação movido a remos.
Inspirada na Galeota Grande e na Saveira Dourada, que atendiam a Família Real Portuguesa em Lisboa, a Galeota Real foi construída em 1808 por determinação do conde da Ponte, nos estaleiros do Arsenal da Capitania da Bahia em Salvador, para o serviço particular do Príncipe Regente, no contexto da transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821).
Foi transportada para o Rio de Janeiro no ano seguinte (1809). Em 28 de Março, foram mandados receber, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, 23 "algarves" (remadores reais, naturais da província do Algarve), que tinham vindo em um dos navios da esquadra, para serem empregados no serviço da galeota, sob as ordens do patrão-mor do Arsenal. Estes homens envergavam um uniforme especial, em que se destacavam capacetes de prata.
Na Corte, atendeu aos deslocamentos da Família Real pela baía de Guanabara, tendo recebido a Princesa D. Leopoldina e, posteriormente conduzido a Família Real à embarcação que a transportou de volta a Portugal, em 25 de abril de 1821.
Sem similar no continente americano, foi utilizada até aos primeiros governos da República Velha. Entre outros personagens, transportou o então Presidente da República Argentina, Dr. Julio Argentino Roca (vide fotografia do post), quando de sua visita ao Rio de Janeiro (1899) e o Presidente eleito da República Argentina, Dr. Roque Sáenz Peña e sua comitiva em visita ao Brasil (1910). Realizou a sua última viagem em Setembro de 1920, no desembarque da família real da Bélgica, que chegou ao Rio de Janeiro a bordo do Encouraçado São Paulo.
À época da gestão do Almirante Protógenes Pereira Guimarães à frente do Ministério da Marinha (1931-1935), foi formulada uma proposta de serrá-la ao meio e remeter uma das metades para o Museu Histórico Nacional.
Após muitos anos conservada no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, quando da criação do Espaço Cultural da Marinha, no centro histórico do Rio, foi previsto um espaço próprio para a sua exposição, onde, restaurada e inscrita num módulo temático, se constitui em uma das principais atrações permanentes.
Com casco de madeiras nobres, tem 24 metros de comprimento, tendo sido propelida primitivamente por 22 remos (onze em cada bordo), posteriormente aumentados para 30. Na popa, possui um camarote forrado de veludo, ricamente decorado, e, na proa, a carranca de um dragão, símbolo da Casa de Bragança.
Modelo sem similar em toda a América, esteve em uso até os primeiros governos republicanos.


Selos Alusivos a "Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense", 2016, Estado do Paraná, Brasil


Selos Alusivos a "Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense", 2016, Estado do Paraná, Brasil
Estado do Paraná - PR
Selo

Inaugurada em 2 de fevereiro de 1885, a ferrovia Curitiba - Paranaguá é um feito da engenharia do século 19 no Brasil. Atualmente é um dos mais interessantes passeios turísticos do Paraná, com trajeto que passa por reservas ecológicas da Serra do Mar, cachoeiras e antigas estações.
A ferrovia começou a ser construída em 1880 e visava ligar o Litoral a Curitiba, buscando o desenvolvimento da região e conectando o Porto de Paranaguá ao sul do Brasil. Foi uma das mais ousadas obras da época e um imenso desafio de engenharia. A execução do projeto contou com mais de 9 mil homens.
São 110 quilômetros de extensão, 14 túneis, 30 pontes e muitos viadutos. Destacam-se a Ponte São João, com 55 metros de altura, e o Viaduto Carvalho, ligado ao Túnel do Rochedo, assentado sobre cinco pilares de alvenaria na encosta da rocha.

Viaduto Presidente Carvalho, Estrada de Ferro do Paraná, Trecho Curitiba-Paranaguá, Estado do Paraná, Brasil


Viaduto Presidente Carvalho, Estrada de Ferro do Paraná, Trecho Curitiba-Paranaguá, Estado do Paraná, Brasil
Estado do Paraná - PR
Fotografia - Cartão Postal

Viaduto Presidente Carvalho, Estrada de Ferro do Paraná, Trecho Curitiba-Paranaguá, Estado do Paraná, Brasil - Artur Wischral


Viaduto Presidente Carvalho, Estrada de Ferro do Paraná, Trecho Curitiba-Paranaguá, Estado do Paraná, Brasil - Artur Wischral
Estado do Paraná - PR
Acervo IMS
Fotografia - Cartão Postal

Viaduto Presidente Carvalho, Estrada de Ferro do Paraná, Trecho Curitiba-Paranaguá, Estado do Paraná, Brasil


Viaduto Presidente Carvalho, Estrada de Ferro do Paraná, Trecho Curitiba-Paranaguá, Estado do Paraná, Brasil
Estado do Paraná - PR
Fotografia - Cartão Postal


Cemitério Bom Pastor, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil




Cemitério Bom Pastor, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


Com o exaurimento das vagas para novos jazigos no Cemitério da Saudade, em 24 de novembro de 1972, por meio do Decreto nº 229, o Prefeito Municipal, Dr. Antônio Duarte Nogueira, autorizou a construção do Cemitério Bom Pastor sob o sistema de autofinanciamento.
Em 24 de junho de 1974, na administração do Prefeito Welson Gasparini, foi inaugurado o Cemitério Bom Pastor. O primeiro sepultamento ocorreu em 02 de julho de 1974.
O Bom Pastor segue o modelo “cemitério-jardim”.

Estação Alto da Serra, Estação de Paranapiacaba, SPR, Santo André, São Paulo, Brasil


Estação Alto da Serra, Estação de Paranapiacaba, SPR, Santo André, São Paulo, Brasil
Santo André - SP
N. 38
Fotografia - Cartão Postal

Lago do Jardim Botânico, Rio de Janeiro, Brasil



Lago do Jardim Botânico, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
N. 58
Fotografia - Cartão Postal

Largo da Sé, São Paulo, Brasil


Largo da Sé, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia - Cartão Postal