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terça-feira, 3 de dezembro de 2019
Galeota Real, Galeota de Dom João VI a Serviço do Presidente da República do Brasil, Marinha Brasileira, Rio de Janeiro, Brasil
Galeota Real, Galeota de Dom João VI a Serviço do Presidente da República do Brasil, Marinha Brasileira, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia - Cartão Postal
Galeota Real, Galeota de Dom João VI, Marinha Brasileira, 1899, Rio de Janeiro, Brasil
Galeota Real, Galeota de Dom João VI, Marinha Brasileira, 1899, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia
A Galeota
Real, também denominada como Galeota de D. João VI, é uma pequena galé, um tipo de embarcação
movido a remos.
Inspirada
na Galeota
Grande e na Saveira Dourada, que atendiam a Família
Real Portuguesa em Lisboa, a Galeota Real foi
construída em 1808 por determinação
do conde da
Ponte, nos estaleiros do Arsenal da Capitania
da Bahia em Salvador, para o serviço
particular do Príncipe Regente, no contexto da transferência da corte portuguesa para
o Brasil (1808-1821).
Foi
transportada para o Rio
de Janeiro no ano seguinte (1809). Em 28 de Março, foram mandados
receber, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, 23
"algarves" (remadores reais, naturais da província do Algarve), que tinham vindo
em um dos navios da esquadra, para serem empregados no serviço da galeota, sob
as ordens do patrão-mor do Arsenal. Estes homens envergavam um uniforme especial, em
que se destacavam capacetes de prata.
Na Corte,
atendeu aos deslocamentos da Família Real pela baía
de Guanabara, tendo recebido a Princesa D. Leopoldina e,
posteriormente conduzido a Família Real à embarcação que a transportou de volta
a Portugal, em 25 de abril de 1821.
Sem similar
no continente americano, foi
utilizada até aos primeiros governos da República
Velha. Entre outros personagens, transportou o então Presidente da
República Argentina, Dr. Julio
Argentino Roca (vide fotografia do post), quando de sua visita ao Rio de Janeiro (1899) e o Presidente eleito da República
Argentina, Dr. Roque
Sáenz Peña e sua comitiva em visita ao Brasil (1910). Realizou a sua última viagem em Setembro
de 1920, no desembarque
da família
real da Bélgica, que chegou ao Rio de Janeiro a bordo do Encouraçado
São Paulo.
À época da
gestão do Almirante Protógenes Pereira Guimarães à frente do Ministério da
Marinha (1931-1935), foi formulada uma proposta de serrá-la ao meio e remeter
uma das metades para o Museu
Histórico Nacional.
Após muitos
anos conservada no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, quando da criação
do Espaço Cultural da Marinha, no centro histórico do Rio, foi
previsto um espaço próprio para a sua exposição, onde, restaurada e inscrita
num módulo temático, se constitui em uma das principais atrações permanentes.
Com casco
de madeiras nobres,
tem 24 metros de comprimento, tendo sido
propelida primitivamente por 22 remos (onze em cada bordo),
posteriormente aumentados para 30. Na popa, possui um camarote forrado de veludo, ricamente decorado,
e, na proa, a carranca de um dragão, símbolo da Casa de
Bragança.
Modelo sem
similar em toda a América, esteve em uso até os primeiros governos
republicanos.
Selos Alusivos a "Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense", 2016, Estado do Paraná, Brasil
Selos Alusivos a "Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense", 2016, Estado do Paraná, Brasil
Estado do Paraná - PR
Selo
Inaugurada em 2 de fevereiro de 1885, a ferrovia Curitiba - Paranaguá é um feito da engenharia do século 19 no Brasil. Atualmente é um dos mais interessantes passeios turísticos do Paraná, com trajeto que passa por reservas ecológicas da Serra do Mar, cachoeiras e antigas estações.
A ferrovia começou a ser construída em 1880 e visava ligar o Litoral a Curitiba, buscando o desenvolvimento da região e conectando o Porto de Paranaguá ao sul do Brasil. Foi uma das mais ousadas obras da época e um imenso desafio de engenharia. A execução do projeto contou com mais de 9 mil homens.
São 110 quilômetros de extensão, 14 túneis, 30 pontes e muitos viadutos. Destacam-se a Ponte São João, com 55 metros de altura, e o Viaduto Carvalho, ligado ao Túnel do Rochedo, assentado sobre cinco pilares de alvenaria na encosta da rocha.
Viaduto Presidente Carvalho, Estrada de Ferro do Paraná, Trecho Curitiba-Paranaguá, Estado do Paraná, Brasil
Viaduto Presidente Carvalho, Estrada de Ferro do Paraná, Trecho Curitiba-Paranaguá, Estado do Paraná, Brasil
Estado do Paraná - PR
Fotografia - Cartão Postal
Viaduto Presidente Carvalho, Estrada de Ferro do Paraná, Trecho Curitiba-Paranaguá, Estado do Paraná, Brasil - Artur Wischral
Viaduto Presidente Carvalho, Estrada de Ferro do Paraná, Trecho Curitiba-Paranaguá, Estado do Paraná, Brasil - Artur Wischral
Estado do Paraná - PR
Acervo IMS
Fotografia - Cartão Postal
Viaduto Presidente Carvalho, Estrada de Ferro do Paraná, Trecho Curitiba-Paranaguá, Estado do Paraná, Brasil
Viaduto Presidente Carvalho, Estrada de Ferro do Paraná, Trecho Curitiba-Paranaguá, Estado do Paraná, Brasil
Estado do Paraná - PR
Fotografia - Cartão Postal
Cemitério Bom Pastor, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Cemitério Bom Pastor, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Com o exaurimento
das vagas para novos jazigos no Cemitério da Saudade, em 24 de novembro de
1972, por meio do Decreto nº 229, o Prefeito Municipal, Dr. Antônio Duarte
Nogueira, autorizou a construção do Cemitério Bom Pastor sob o sistema de autofinanciamento.
Em 24 de junho de 1974, na administração do Prefeito Welson Gasparini, foi inaugurado o Cemitério Bom Pastor. O primeiro sepultamento ocorreu em 02 de julho de 1974.
Em 24 de junho de 1974, na administração do Prefeito Welson Gasparini, foi inaugurado o Cemitério Bom Pastor. O primeiro sepultamento ocorreu em 02 de julho de 1974.
O Bom Pastor
segue o modelo “cemitério-jardim”.
Estação Alto da Serra, Estação de Paranapiacaba, SPR, Santo André, São Paulo, Brasil
Estação Alto da Serra, Estação de Paranapiacaba, SPR, Santo André, São Paulo, Brasil
Santo André - SP
N. 38
Fotografia - Cartão Postal
Lago do Jardim Botânico, Rio de Janeiro, Brasil
Lago do Jardim Botânico, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
N. 58
Fotografia - Cartão Postal
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