sábado, 15 de agosto de 2020

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Audi Q3 2020, Hungria












Audi Q3 2020, Hungria
Fotografia


A Audi fez uma avant-première nacional da segunda geração do Q3, que começa a ser vendido em 2020 no Brasil.
O nosso Q3 terá motor 1.4 turbo flex, também com 150 cv e 25,5 mkgf, e câmbio automático de seis marchas.
O novo Q3 ficou mais gostoso de dirigir. Em relação ao antecessor, sua direção está mais leve, sem perder a precisão, o comportamento macio, a boa interação dos pneus com o piso ou a boa capacidade de segurar as oscilações laterais nas curvas.
Outra mudança importante, embora discreta, foi o reposicionamento do banco em relação ao painel e aos pedais. O ponto H ficou mais baixo, o que deu ao Q3 uma pegada mais de automóvel do que de SUV, embora as suspensões continuem elevadas.
Em dimensões, o Q3 cresceu: 9,7 cm no comprimento, chegando a 4,48 metros no total; 2,5 cm na largura (1,86 m); 0,2 cm na altura (1,58 m); 7,7 cm na distância entre-eixos (2,68 m).
Numericamente parece pouco, mas foram esses ajustes que possibilitaram reorganizar o espaço interno do carro.
Nos bancos da frente não se nota ganho substancial, mas atrás os ocupantes viajam com mais conforto e o porta-malas cresceu de 460 litros para 530 litros, com os bancos na posição normal.
Em relação ao acabamento, os bancos são revestidos em couro sintético ou couro e camurça (alcantara) sintéticos, dependendo da versão.
O painel tem materiais plásticos de diferentes texturas e qualidade superior, perceptível ao olhar e ao toque. E há frisos metalizados no painel, ao redor dos instrumentos e nas portas.
Incomoda reconhecer linhas de estilo, como a que circunda o painel de instrumentos e a central multimídia, que lembram os VW. Como faz parte do Grupo VW, é normal que a Audi use componentes compartilhados, mas essa proximidade poderia ser evitada.
Como resumo da ópera podemos dizer que o que era bom ficou melhor no caso do Q3, que é o SUV da Audi mais vendido no Brasil, com 25.000 unidades comercializadas desde 2013, quando começou a ser importado.
A partir de 2016, sua produção foi nacionalizada. A nova geração também será importada, da Hungria, único país a produzir o SUV no mundo.
Durante a apresentação do Q3, o presidente da empresa no Brasil, Johannes Roscheck declarou que gostaria de produzir a nova geração no país, em São José dos Pinhais (PR).

Audi A3 Sedan 2020, Alemanha











Audi A3 Sedan 2020, Alemanha
Fotografia



A Audi revelou a segunda geração do A3 Sedan. O três-volumes premium mantém a plataforma MQB usada pelo modelo antigo, incluindo os 2,64 metros de entre-eixos, mas recebeu diversas atualizações.
Comecemos pelas demais dimensões, que cresceram: 4 cm em comprimento (para 4,50 metros), 2 cm em largura (1,82 m) e 1 cm na altura (1,43 m).
Com a redução de 0,8 cm no ponto H do motorista, o espaço para a cabeça na fileira dianteira cresceu quase 2 cm, de acordo com o fabricante.
Mas o balanço traseiro do sedã é basicamente o mesmo, o que significa que o volume do porta-malas foi mantido em 425 litros.
Apesar da manutenção da base, a mesma do novo Golf, o A3 Sedan ganhará uma nova motorização 1.5 turbo com injeção direta de 150 cv e 25,5 kgfm, auxiliado por um sistema híbrido parcial de 48V.
Ele recupera parte da energia dissipada nas frenagens para gerar 5,1 kgfm extras de torque durante retomadas a regimes mais baixos de rotação. Nesta configuração, o câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete marchas.
Além dele, o modelo renovado deve contar com uma versão de entrada formada pelo mesmo 1.5 turbo, mas sem o conjunto híbrido, com opção de caixa manual de seis relações, e outro 2.0 turbodiesel também com 150 cv.
Mais adiante, a Audi deve apresentar versões de cunho esportivo com motorizações mais potentes.
Por fora, as principais mudanças estão na dianteira, com balanço maior, grade alargada e faróis que lembram os do novo Q3 e trazem, na versão de topo, leds matriciais com 15 segmentos de atuação independente para otimizar a iluminação. O para-choque também é inédito.
A traseira também recebeu novas lanternas e para-choque, assim como as rodas são inéditas.
Por dentro, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas com três modos de tela, central multimídia MIB 3 de 10,1 polegadas com Wi-Fi a bordo, carregador de celular por indução, navegador com informações de tráfego em tempo real, rádio digital e opções de criar até seis perfis de usuário.
O pacote de assistência ativa à condução traz controle de cruzeiro adaptativo com atuação longitudinal e lateral, frenagem autônoma anticolisão, câmera de 360° e assistência a tráfego cruzado.
O novo A3 Sedan será lançado na Europa no terceiro trimestre e já tem até preço: 27.700 euros para a versão de entrada e 29.800 cobrados pela híbrida parcial.
No Brasil, o novo A3 Sedan deve chegar entre o fim do ano e 2021, importado, o que significa o fim de sua produção nacional em São José dos Pinhais (PR).
Por aqui, é possível que haja a substituição do trem de força pelo já conhecido 1.4 turbo flex que rende os mesmos 150 cv e 25,5 kgfm, mas atua a regimes um pouco mais elevados e, portanto, com menos eficiência em consumo.