sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Puma AMV 1988, Brasil

 












Puma AMV 1988, Brasil
Fotografia


Inspirado pelo sucesso de Mustang e Camaro no mercado nacional, o Puma GTB foi um dos esportivos brasileiros mais desejados em razão do seu nível de conforto e da dirigibilidade proporcionada pelo motor de seis cilindros 4.1.
A carreira do Pumão quase foi encerrada em 1985 com a falência da fábrica, mas ele acabou voltando ao mercado em 1988 como Puma AMV.
Sua história começa em 1986, ano em que o empresário Rubens Maluf funda a Araucária S.A. Indústria de Veículos, em Curitiba (PR), logo após obter o ferramental de produção dos esportivos da Puma.
Contrariando as expectativas, o negócio não prosperou e os direitos foram transferidos para a Alfa Metais Veículos: a produção ficou a cargo do empresário Nívio de Lima, um entusiasta da Puma.
Baseado no GTB S2 de 1979, o estilo do AMV foi atualizado pela grade, lanternas dianteiras do Chevrolet Monza e para-choques envolventes. A traseira recebeu lanternas do Chevrolet Opala e um aerofólio sobre a tampa do porta-malas.
Apesar das alterações, seu carisma manteve-se inalterado. Sob o capô estava o tradicional motor 4.1 do Opala, com 27,8 kgfm a 2.300 rpm e 126 cv a 4.400 rpm. Queimando gasolina, o motorzão acelerava os cerca de 1.200 kg de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos.
O AMV se mostrou ligeiramente mais veloz, alcançando 175,2 km/h contra 168,3 km/h do antigo GTB. Opcional, o motor movido a etanol entregava 134 cv, mas fez pouco sucesso devido a sua baixa autonomia.
As visitas aos postos de combustível eram mesmo frequentes: o novo tanque de 70 litros era rapidamente esvaziado, com médias de 4,7 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada.
A situação era agravada pela falta de uma quinta marcha, pelo diferencial com relação mais curta que a do Opala (3,08:1 contra 2,73:1) e pelo arrasto dos enormes pneus Pirelli P600 205/60 R15.
O conjunto pneus/rodas era responsável pela evolução no comportamento dinâmico, beneficiado pela adoção de barra Panhard e estabilizador no eixo traseiro. Uma válvula equalizadora ajudava a conter o travamento das rodas traseiras em frenagens fortes.
O AMV era bem equipado para a época: trazia direção hidráulica, ar-condicionado, bancos Recaro, vidros verdes com acionamento elétrico, coluna de direção com ajuste de altura, revestimento interno de couro, cintos de segurança retráteis de três pontos, faróis de neblina e rádio toca-fitas digital com antena elétrica.
Os 2,42 metros entre os eixos garantiam sua agilidade em percursos sinuososO novo tanque de combustível (reposicionado na vertical) aumentou a capacidade do porta-malas. Como em todo cupê 2+2, o ideal era transportar a bagagem no limitado banco traseiro.
A baixa altura do teto comprometia o conforto dos bancos dianteiros para adultos com mais de 1,75 metro de altura. Em 1990, teve início a segunda e última fase do Puma AMV, com para-choques redesenhados e pintados na cor da carroceria (assim como o aerofólio).
Os faróis de neblina passaram a ser os do VW Gol e as novas rodas, fornecidas pela Rodão. As lanternas traseiras ganharam lentes fumê e o volante de três raios foi substituído por outro de quatro raios. Foram oferecidas novas tonalidades de pintura e revestimento interno.
Entre as três gerações do Pumão, o AMV é a de menor produção. “Cerca de 180 unidades foram produzidas entre 1988 e 1991 e até o presente momento o Clube do GTB já conseguiu levantar o paradeiro de 145 unidades”, conta o entusiasta Leandro e Pascholatti. “Trata-se de um clássico cada vez mais valorizado”, afirma.

Avenida da Aclimação, 27/07/1959, São Paulo, Brasil


 

Avenida da Aclimação, 27/07/1959, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Propaganda "O Espaço que a Família Precisa, Com a Certeza de Ir e Voltar", Volkswagen Variant, Volkswagen, Brasil


 

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Propaganda


Propaganda "Seja Sócio do Touring, em Nome do Padre, da Noiva e dos Convidados", Touring Club do Brasil, Brasil


 

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Propaganda

Propaganda "Aproveite a Alegria da Honda", 1973, Honda CB-125S, Honda, Brasil


 

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Propaganda

Parque Estadual da Água Branca, Parque Fernando Costa, São Paulo, Brasil











Parque Estadual da Água Branca, Parque Fernando Costa, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
 

Vista Aérea do Parque Estadual da Água Branca, Parque Fernando Costa, São Paulo, Brasil


 

Vista Aérea do Parque Estadual da Água Branca, Parque Fernando Costa, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
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quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Propaganda "A Volkswagen Lança sua Linha 74 com a Mecânica que Já Deu Certo 2 Milhões de Vezes", Volkswagen, Brasil


 

Propaganda "A Volkswagen Lança sua Linha 74 com a Mecânica que Já Deu Certo 2 Milhões de Vezes", Volkswagen, Brasil
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Estação da Luz, 2022, São Paulo, Brasil











Estação da Luz, 2022, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Nota do blog: A Estação da Luz é linda. O problema é o entorno... 

Estação da Estrada de Ferro Great Western, Maceió, Alagoas, Brasil


 

Estação da Estrada de Ferro Great Western, Maceió, Alagoas, Brasil
Maceió - AL
Fotografia - Cartão Postal

Nota do blog: Entre os anos de 1903 a 1950 a Great Western teve a concessão do serviço.