sábado, 18 de novembro de 2023

Porsche 911 GT3 RS 4.0 2011, Alemanha

 



























Porsche 911 GT3 RS 4.0 2011, Alemanha
Fotografia


Porsche saved the best for last with the 997 generation of the 911. The GT3 RS 4.0 was the culmination of years of testing on the open road and in the crucible of motorsport. Its engine was the most powerful naturally aspirated flat-six built by Porsche at the time of its unveiling, producing 500 brake horsepower at 8,250 rpm and 339 pound-feet of torque. The enhanced output came from a new intake manifold, higher-flow air filters within carbon-fiber housings, less restrictive catalytic converters to reduce exhaust back pressure, Variocam-Plus variable valve timing, and a two-stage variable induction system. Even though the standard 911 GT3 RS was already on a diet, Porsche managed to trim a further 22 pounds from its overall weight by fitting carbon-fiber front fenders and a trunk lid, along with titanium connecting rods and lighter interior trim.
To many enthusiasts at the time, this was the ultimate iteration of the most radical road-going Porsche 911 and a car to be treasured for years to come, with its status as a future collectible being immediately certain. It is no wonder that the 600 examples produced were delivered to some of the most loyal Porsche customers, and this example is no exception.
Number 499 of 600 was sold new through the famed Brumos Porsche dealership in Jacksonville, Florida. As shown on its Porsche Certificate of Authenticity, the car left the factory with an extensive list of options and equipment. Carrera White paint coats the body, which is enhanced with signature RS 4.0 graphics and color-matched white wheels. Bright red seat inserts, armrests, shifter, door handles, and brake handle provide an appealing contrast to the otherwise black interior. Leather with deviated stitching extends across the center tunnel, console, and upper dashboard with a Sport Chrono stopwatch at its center. Carbon-fiber trim surrounds the air vents, and the pedals are finished in aluminum. A front-axle lift system provides peace of mind when negotiating inclines and speed bumps, while carbon ceramic brakes ensure rapid, fade-free deceleration for even the most ardent track stormers.
Offered here on behalf of Blue Chip in Denver, Colorado, with just 4,226 miles showing on the odometer at the time of cataloguing, the car presents in wonderful condition, showing little wear thanks to the diligence of previous owners. As a personal touch, signatures from Le Mans winner Hurley Haywood and Andreas Preuninger, Porsche’s director of GT cars, can be found on the drivers kick plate and under the hood.
As the swan song of the 997 generation of 911s, the GT3 RS 4.0 is a holy grail to diehard marque enthusiast, combining the soulful character that the model is now famous for with groundbreaking, heart-racing performance. As is the case with all modern Porsche cars, uniquely optioned examples consistently prove to be the most sought-after and the example offered here certainly fits that desirable of category.

Timoneira / Atual Almirante Tamandaré, Paraná, Brasil


 

Timoneira / Atual Almirante Tamandaré, Paraná, Brasil
Almirante Tamandaré - PR
Fotografia


Os primeiros habitantes do atual território do município de Almirante Tamandaré foram os índios Tinguis. Em 1680, o capitão Salvador Jorge Velho fez o conhecido "Descoberto da Conceição" no Distrito de Campo Magro. A primeira denominação que se deu ao lugar foi Nossa Senhora da Conceição do Cercado. Com este nome o povoado foi elevado à categoria de freguesia em 10/05/1873, através da Lei nº 438. Em pouco tempo ganhava a distinção de vila pela Lei Provincial nº 957, de 28/10/1889, ano primeiro da República brasileira, tendo sido o último município criado no Paraná durante o Império.
Muito da história do município se perdeu no tempo e no espaço. Os habitantes iniciais e fundadores foram os mesmos que chegaram até o litoral do Estado, como Gabriel de Lara, o capitão povoador. 
Foi dessa forma que Almirante Tamandaré acabou sendo originário entradas e bandeiras organizadas por portugueses, vicentistas e paulistas, com o objetivo de encontrar ouro e escravizar os índios.
Do início da década de 1930 até meados de 1956, Almirante Tamandaré passou por um dos primeiros períodos conturbados politicamente. O Decreto Estadual nº 1702, de 14/07/1932, suprimiu a vila de Almirante Tamandaré, que passou, então, a fazer parte do município de Rio Branco do Sul. Muitos se revoltaram na oportunidade. Mas o golpe mais duro de sua história ocorreu com o Decreto-Lei nº 7.573, de 20/12/1938, por meio do qual o território foi integrado ao de Curitiba, mudando seu nome para Timoneira. Alguns anos mais tarde, integraria o município de Colombo.
Somente em 24/03/1956, através da Lei nº 2644, sancionada pelo governador Moisés Lupion, a localidade voltou à condição de município, restaurando também a antiga denominação de Almirante Tamandaré.

Praça Carlos Gomes, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Praça Carlos Gomes, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Mercator N. 61
Fotografia - Cartão Postal

Sítio Arqueológico São José do Fernão, Bairro Reserva São José, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

 












































Sítio Arqueológico São José do Fernão, Reserva São José, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


O sítio arqueológico São José do Fernão é constituído de ruínas históricas de uma fazenda cafeeira datada das primeiras décadas do século XX.
Consta que sua preservação foi objeto de contrapartida celebrada entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e as construtoras WTB e MRV, em troca da criação de um novo bairro, denominado "Reserva São José", bairro esse em que as referidas construtoras comercializam seus empreendimentos.
É localizado na avenida Afonso Valera (o nome do bairro, "Reserva São José", é de natureza comercial, ficando na região do bairro Recreio das Acácias).
As construtoras construíram uma praça na área do sítio arqueólogico que, em teoria, seria uma ótima ideia e forma de preservação, integrando o sítio arqueólogico a uma área de lazer para a população. E não fizeram isso por serem "bonzinhos", e sim por acreditarem que isso valorizaria seus empreendimentos, sendo um algo a mais na hora de comercializá-los. E a Prefeitura, de outro lado, evitaria de gastar dinheiro com a preservação do sítio arqueólogico (coisa que, pelo estado do sítio, nunca fizeram). Parecia um negócio perfeito, tipo juntar "a fome com a vontade de comer".
Escrevi "parecia" porque ao visitá-lo, o resultado que encontrei não foi o esperado. O local está completamente tomado pelo mato, grande parte de suas instalações quebradas, cheio de restos de construção pela praça, lixeiras no chão, brinquedos cobertos pelo mato, sujeira, etc.
Fiquei com a impressão que inauguraram o bairro e esqueceram da praça, ainda que exista um ponto de vendas dos empreendimentos das construtoras no local (uma péssima propaganda para elas, diga-se de passagem).
Inclusive, fiquei pensando se esse sistema de contrapartida funciona em todas as situações ou somente nos bairros classe "A", onde as construtoras tem mais interesse em mostrar seus empreendimentos. Talvez no "Reserva São José", por serem empreendimentos mais baratos, a coisa não seja tão levada a sério.
Gostaria de fazer justiça a um vereador da cidade (Matheus Moreno) que, para minha imensa surpresa, viu o problema e pediu providências através do requerimento 2313/2023. Confesso que minha confiança na atual Câmara de Vereadores cresceu 0,01% com tal iniciativa. Como sempre "desço a lenha neles", achei que seria justo mencionar.
As ruínas são, cada vez mais, ruínas. Questão de tempo para desaparecerem e os envolvidos se livrarem do "problema".
Quase esqueci, existe uma placa na praça, colocada pelas construtoras, que diz "que aqui transformamos o passado em vida nova para o presente". Tal frase não parece nada boa para o sítio arqueólogico...
Nota do blog: Imagens de 2023 / Crédito para Jaf.

Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos, São Paulo, Brasil



 

Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos, São Paulo, Brasil
Guarulhos - SP
Editora Postais do Brasil N. 199
Fotografia - Cartão Postal