terça-feira, 4 de junho de 2024

Paróquia de São Pedro, Praça São Pedro, Distrito de Jurucê, Jardinópolis, São Paulo, Brasil



































































Paróquia de São Pedro, Praça São Pedro, Distrito de Jurucê, Jardinópolis, São Paulo, Brasil
Distrito de Jurucê - Jardinópolis - SP
Fotografia


Nota do blog: Imagens de 2024.

 

Relógio e Sino da Paróquia de São Pedro, Praça São Pedro, Distrito de Jurucê, Jardinópolis, São Paulo, Brasil











Relógio e Sino da Paróquia de São Pedro, Praça São Pedro, Distrito de Jurucê, Jardinópolis, São Paulo, Brasil
Distrito de Jurucê - Jardinópolis - SP
Fotografia


Nota do blog: Imagens de 2024.


 

Jardineira / Ônibus da Vila Abranches, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


 


Jardineira / Ônibus da Vila Abranches, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Consta que essa jardineira / ônibus fazia o trajeto Centro - Vila Abranches, seu ponto inicial era na praça Tiradentes (informação sujeita à confirmação).
Na carroceria há uma propaganda referente ao loteamento da Vila Abranches.
Nota do blog: Data, local e autoria da imagem não obtidas / Crédito da postagem da imagem para Mauro Porto.

Rotatória Mário Meloni, Distrito de Jurucê, Jardinópolis, São Paulo, Brasil






 

Rotatória Mário Meloni, Distrito de Jurucê, Jardinópolis, São Paulo, Brasil
Distrito de Jurucê - Jardinópolis - SP
Fotografia

Foi realizada uma pintura da antiga estação ferroviária de Jurucê, ficou bem bonito.
Nota do blog: Imagens de 2024.

Estação Ferroviária de Jurucê, Distrito de Jurucê, Jardinópolis, São Paulo, Brasil

 

























Estação Ferroviária de Jurucê, Distrito de Jurucê, Jardinópolis, São Paulo, Brasil
Distrito de Jurucê - Jardinópolis - SP
Fotografia


A estação foi aberta em 1894 como Sarandy.
Até o início de 1897, esperava-se que esta estação fosse o ponto de intersecção do futuro ramal de Igarapava. Dois anos depois, foi entregue uma estação, mais ao sul, a de Entroncamento, que seria construída para esse fim.
Em 1945 teve seu nome alterado, por determinação do CNG.
A reunião que decidiu pelo nome que seria adotado para o distrito e a estação anos depois, Jurucê, foi realizada dentro do próprio prédio da estação, e com o chefe presente, em 1944.
Foi fechada em 29 de junho de 1973, pelo ferroviário aposentado Hélio Antonio Fávaro, o último chefe da estação, por ordem e visita do fiscal de transporte, Benedito Etchebierri, quando já tinha a quilometragem 315,240.
Os trilhos foram retirados em 1987, um ano antes de o prédio ser reformado pela Prefeitura de Jardinópolis, que o transformou em estação rodoviária do distrito e autorizou a instalação de um pequeno bar em uma de suas salas. A essa altura, o mato sobre o leito estava mais alto que o telhado.
Hélio Fávaro morava em 10/04/2000 na casa que foi do telegrafista, ao lado da estação de Jurucê. Ele disse que a casa foi construída por volta de 1930. A casa estava bem reformada, mas ainda tinha o estilo e algumas janelas originais. O leito da linha passava encostado no que era então o fundo da casa. O antigo pátio da estação era agora uma praça bem cuidada e arborizada.
Atualmente (2024) o prédio é utilizado por um bar, denominado "Estação Bar Jurucê". 
Concluindo, além do bar, nas imagens também se nota a existência de um estabelecimento denominado "Casa do Artesão", além de um banheiro. Texto do Estações Ferroviárias do Brasil.
Nota do blog: Imagens de 2024.

Banco "Família Kioshi Tanaka Japoneis", Praça São Pedro, Distrito de Jurucê, Jardinópolis, São Paulo, Brasil


 

Banco "Família Kioshi Tanaka Japoneis", Praça São Pedro, Distrito de Jurucê, Jardinópolis, São Paulo, Brasil
Distrito de Jurucê - Jardinópolis - SP
Fotografia

Em cidades do interior não basta um japonês chamar-se "Kioshi Tanaka" para ser identificado. 
É necessário acrescentar o "japoneis" (do jeito que se fala), apelido pelo qual a pessoa é conhecida na cidade.
Tal fato pode ser comprovado neste banco de praça do distrito de Jurucê, em Jardinópolis/SP.
Como não gostar de um lugar assim? rs.
Nota do blog: Imagem de 2024.