terça-feira, 4 de junho de 2024

Estação Ferroviária de Jurucê, Distrito de Jurucê, Jardinópolis, São Paulo, Brasil

 

























Estação Ferroviária de Jurucê, Distrito de Jurucê, Jardinópolis, São Paulo, Brasil
Distrito de Jurucê - Jardinópolis - SP
Fotografia


A estação foi aberta em 1894 como Sarandy.
Até o início de 1897, esperava-se que esta estação fosse o ponto de intersecção do futuro ramal de Igarapava. Dois anos depois, foi entregue uma estação, mais ao sul, a de Entroncamento, que seria construída para esse fim.
Em 1945 teve seu nome alterado, por determinação do CNG.
A reunião que decidiu pelo nome que seria adotado para o distrito e a estação anos depois, Jurucê, foi realizada dentro do próprio prédio da estação, e com o chefe presente, em 1944.
Foi fechada em 29 de junho de 1973, pelo ferroviário aposentado Hélio Antonio Fávaro, o último chefe da estação, por ordem e visita do fiscal de transporte, Benedito Etchebierri, quando já tinha a quilometragem 315,240.
Os trilhos foram retirados em 1987, um ano antes de o prédio ser reformado pela Prefeitura de Jardinópolis, que o transformou em estação rodoviária do distrito e autorizou a instalação de um pequeno bar em uma de suas salas. A essa altura, o mato sobre o leito estava mais alto que o telhado.
Hélio Fávaro morava em 10/04/2000 na casa que foi do telegrafista, ao lado da estação de Jurucê. Ele disse que a casa foi construída por volta de 1930. A casa estava bem reformada, mas ainda tinha o estilo e algumas janelas originais. O leito da linha passava encostado no que era então o fundo da casa. O antigo pátio da estação era agora uma praça bem cuidada e arborizada.
Atualmente (2024) o prédio é utilizado por um bar, denominado "Estação Bar Jurucê". 
Concluindo, além do bar, nas imagens também se nota a existência de um estabelecimento denominado "Casa do Artesão", além de um banheiro. Texto do Estações Ferroviárias do Brasil.
Nota do blog: Imagens de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário