sexta-feira, 28 de junho de 2024

Escultura e Placas "Boca Maldita", Curitiba, Paraná, Brasil



 


Escultura e Placas "Boca Maldita", Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia



A Boca Maldita é uma confraria localizada em Curitiba; o termo também é associado ao local em que seus membros se encontram para discutirem os assuntos do momento.
Boca Maldita é a denominação de um espaço, sem área determinada mas ao redor dos cafés, bancas de revista e bancos do calçadão na avenida Luiz Xavier (entre a praça General Osório e a rua XV de Novembro) no centro de Curitiba, onde se reúnem os "Cavalheiros da Boca Maldita de Curitiba", confraria que disseca todos os assuntos presentes nas manchetes dos jornais do momento, em uma tribuna livre de palavras e pensamentos.
O atual "presidente da Boca Maldita", desde 2003, é o empresário Ygor Siqueira, filho do fundador Anfrísio Siqueira.
A escultura e placas existentes em frente ao Hotel Braz, constituem homenagem ao local e a confraria.
Reduto prioritariamente masculino, é uma tribuna livre instituida por Lei Municipal n⁰ 6450/83 para quaisquer comentários ou críticas, a confraria "Cavalheiros da Boca Maldita de Curitiba" surgiu em 13 de dezembro de 1956, fundada por um grupo que reunia, entre outros, o eterno presidente Anfrísio Siqueira e o jornalista Adherbal Fortes de Sá Junior. 
A institucionalização do espaço de conversas, no calçadão da avenida Luiz Xavier, se deu em 13 de dezembro de 1956 (data anterior ao calçadão), quando da criação dos estatutos e registro, ocorrido em 29 de setembro de 1975.
O lema da entidade é: "tudo vejo, tudo ouço, tudo falo".
A confraria existe para debater e criticar tudo e todos sem qualquer restrição, expressando as vontades e indignações populares. Entre seus confrades reúnem-se pessoas de diversas opiniões ou setores, como artistas, profissionais liberais, políticos, esportistas, estudantes, turistas, empresários e os curiosos que circulam diariamente pelo local. Trecho de texto da Wikipédia.
Localizadas na avenida Luiz Xavier.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário