domingo, 30 de junho de 2024

Passeio na Praia, 1980, Praia Grande, São Paulo, Brasil









Passeio na Praia, 1980, Praia Grande, São Paulo, Brasil
Praia Grande - SP
Fotografia

Alguns dias atrás tive acesso a essas imagens, de propriedade de minha tia Maria, que retratam um passeio familiar ocorrido em fevereiro de 1980 (imagino que a ocasião deva ter sido o feriado de Carnaval, tendo em vista a data informada nas imagens).
Meu pai e mãe não aparecem nas imagens, mas segundo minha tia estavam lá (as fotos são de minha tia, acredito que o foco das fotografias tenha sido especificamente sua família em passeio na praia, também apareço na maioria porque era criança e sempre fui meio "entrão"...rs).
Como o local é a Praia Grande, acredito que estávamos hospedados no apartamento de um amigo de trabalho de meu pai (o Bergamini) que sempre lhe emprestava o apartamento que tinha na cidade.
Nas imagens estão presentes: eu (sou o que está segurando a bola na primeira foto do post), meu primo Lúcio Mauro, tia Maria e tios Lúcio e Vicente.
Embora não estejam presentes nas imagens, possivelmente (informação ainda a confirmar) também estavam neste passeio: minha mãe, meu pai, tia Catarina (baseado no fato do tio Vicente estar) e Fabíola (filha da tia Catarina e tio Vicente, na época com menos de um ano de idade).
Pela data constante nas imagens, eu tinha menos de três anos.
A Praia Grande era um destino diferente de hoje, um passeio considerado tranquilo, com pequenos riscos de segurança, mesmo já sendo um destino apinhado de gente. Não existia a atual enormidade de comércios, bares, restaurantes, shopping, etc, grande parte das vias ainda nem eram asfaltadas, era um destino mais, digamos, "selvagem" que a atual urbanização existente.
A Praia Grande não era considerada do mesmo nível do Guarujá, Santos, Ubatuba, era mais "popular".
Mas era bem legal, quem morava em São Paulo bastava uma hora de estrada e já estava na praia, aí era só alegria, espetinho de camarão, porção de peixe, refrigerante e cerveja...rs.
Imagino que tenha sido um passeio divertido, teve bola e, reparem na última imagem do post, meu tio Lúcio estava com uma espécie de calçado (seria um sapato?) na praia...rs.
Nota do blog: Imagens 02/1980 / Crédito das imagens Maria Sanson.


Nenhum comentário:

Postar um comentário