segunda-feira, 24 de junho de 2024

Casa da Vó Dita / "Mansão das Gramálias", Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Brasil










































































































Casa da Vó Dita / "Mansão das Gramálias", Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Brasil
Santa Cruz do Rio Pardo - SP
Fotografia


As imagens acima mostram a casa da família Gramália nos dias de hoje.
O imóvel ocupa dois terrenos (um com a casa e outro sem construção). 
Em algum momento foi construída uma "casinha" no terreno sem construção, que era utilizada para armazenar coisas (já demolida em razão de sua precariedade).
Ainda que tenha sofrido algumas reformas, ampliações e modernizações, o imóvel ainda mantém muitos elementos originais, do tempo que era habitado por meus avós, mãe e tios/tias.
Tive recentemente a oportunidade de passar três dias nele e posso dizer que o imóvel está muito bem conservado, com tudo funcionando adequadamente para uma casa de tal idade e condição.
Não sei dizer quando eles compraram esse imóvel, acredito que foi durante os anos 50, tendo em vista que me contaram que nenhum deles nasceu nessa casa (informação à confirmar).
Também não sei dizer por quanto tempo moraram todos juntos nesta casa (12 pessoas).
E nem como conseguiram tal coisa sem se matar...rs.
A casa foi adquirida já pronta (houve um dono anterior).
Segundo uma de minhas tias, era uma das primeiras casas da Vila Saul, o bairro era "mato".
Um ponto a ressaltar é que mesmo não sendo um homem de posses, meu avô (que trabalhava como empregado de fazenda/sítio, na "roça" para ser mais preciso) conseguiu comprar essa casa com dois terrenos, fato incomum para época. Estive observando que na referida rua só esta casa ocupa dois terrenos, as demais ocupam apenas um. Além disso, se formos pensar que ele tinha 10 filhos para sustentar, além de minha avó, parece uma façanha incrível em matéria de economia e trabalho. Acredito que tenha passado muita dificuldade para conseguir esta casa.
Dito isso, embora tenha sido comprada por meu avô, penso que o nome mais adequado seja "Casa da Vó Dita", porque foi ela quem morou e cuidou da casa pelo maior tempo (inclusive morando por um tempo sozinha, devido ter se separado de meu avô). 
E mesmo que não tenha ajudado financeiramente, ajudou cuidando dos 10 filhos, na minha visão algo muito mais difícil e estressante que trabalhar fora. 
E, ainda sobre essa questão do nome, acho que com o falecimento de minha avó, atualmente um bom nome para o imóvel seria "Mansão das Gramálias", porque além delas serem maioria em relação aos homens (7 contra 3), verdadeiramente são elas que cuidam e utilizam a casa na maior parte do tempo.
Torço para que mantenham essa casa ainda por muito tempo, penso que ela representa um ponto de convergência e união da família como um todo, sendo lá o local em que todos se encontram, tanto os que permaneceram em Santa Cruz do Rio Pardo, como os que foram tentar a vida em outras cidades.
Finalizando, deixo minha pequena contribuição na forma destas fotos, que buscam registrar/documentar a Casa da Vó Dita / "Mansão das Gramálias". 
Localizada na rua Antônio Lorenzetti, 183, Vila Saul.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.

2 comentários:

  1. Meu querido sobrinho, tivemos momentos de alegrias e tristezas como todas as famílias tem. Porém essa casa guarda grandes lembranças, grandes gargalhadas (kkkk). E continua sendo o nosso point de encontro revivendo as boas lembranças.

    ResponderExcluir
  2. Que eu me lembro cheguei nessa mansão aos 7 anos de idade, realmente familia grande com bastante irmãos. Tivemos momentos maravilhosos mais também não maravilhosos, mais te agradeço meu querido sobrinho pela a dedicação dessas fotos que são para mim uma historia, para deixar para minhas filhas e os meus netos.

    ResponderExcluir