São Paulo - SP
Cartão Postal Série Iª. N. 15
Fotografia - Cartão Postal
Rua São Bento em seu cruzamento com a rua Boa Vista, sentido Praça do Patriarca. Do lado esquerdo o Grande Hotel Paulista e do direito o Hotel Rebecchino.
O Grande Hotel Paulista edificado a partir de 1888 por José Fernandes Pinto, provável empreiteiro de origem portuguesa, para José Estanislau do Amaral, pai da pintora Tarsila do Amaral (1886-1973), rico fazendeiro que aplicava parte de seus grandes haveres no mercado imobiliário da Capital. A aparência da construção era muito agradável, distinguindo-se pelo fato de já não seguir rigorosamente o estilo neo-renascentista inaugurado pelo Grande Hotel, mas por se aproximar mais do pleno Ecletismo, muito embora o fizesse de forma ainda bastante discreta.
O Hotel Rebecchino estabelecido nesse local no final do século XIX. estava num vistoso prédio de três pisos, com torreão de esquina. Construída originalmente para servir de prédio de escritórios, essa última edificação foi ocupada de início pelo Departamento de Polícia sendo só a seguir adaptada para hotel. Por volta de 1910, estava ocupada pelo Hotel Magnani.
Os edifícios do Grande Hotel Paulista e Rebecchino foram demolidos na década de 1970 por conta das obras do metrô.

Nenhum comentário:
Postar um comentário