A Estrada de Ferro Mauá, como é conhecida hoje em dia e
oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de
Ferro de Petrópolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil. Foi
inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de
Mauá a Fragoso no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km. Mais tarde foi
prolongada, chegando a 15,19 km. Foi construída pelo empresário brasileiro
Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá. O trecho ferroviário seguia da
Estação Guia de Pacobaíba (antiga Estação Mauá, a estação recebeu esse nome
após ser arrendada pela Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará), no atual
município de Magé, até Fragoso, e posteriormente à localidade de Inhomirim,
também conhecida como Raiz da Serra. A extensão até Raiz da Serra (Vila
Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para
Petrópolis, e Areal, somente 30 anos mais tarde. Em 1962 o tráfego entre
Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Em 1964, foi a vez do trecho de Vila
Inhomirim a Três Rios ser desativado. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho
da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens (Linha Vila Inhomirim, da
SuperVia) entre as estações Piabetá e Vila Inhomirim.
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domingo, 27 de setembro de 2020
Folhinha Comemorativa do 100º Aniversário da Primeira Estrada de Ferro do Brasil 1854-1954, Brasil
Folhinha Comemorativa do 100º Aniversário da Primeira Estrada de Ferro do Brasil 1854-1954, Brasil
Folhinha
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