Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
terça-feira, 18 de maio de 2021
Parque do Anhangabaú, São Paulo, Brasil
Parque do Anhangabaú, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
N. 41
Fotografia - Cartão Postal
Lembramos hoje duas edificações da cidade de São Paulo que simbolizavam o projeto de modernização do Vale do Anhangabaú no início do século XX: os Palacetes Prates. Construídos conjuntamente na década de 1910, as edificações tornaram-se conhecidas como “palacetes gêmeos”. Erguidos no contexto do plano de reurbanização do Vale do Anhangabaú, concebido pelo urbanista francês Joseph Antoine Bouvard, os suntuosos palacetes foram projetados e construídos pelos engenheiros Samuel das Neves e Cristiano Stockler das Neves (pai e filho). Os prédios foram assim nomeados em referência ao seu proprietário, o empresário Eduardo da Silva Prates, conde de Prates.
As duas edificações tiveram destaque na vida política e social paulistana do período. O palacete mais próximo do Viaduto do Chá abrigou a sede do Automóvel Club de São Paulo, enquanto o outro abrigou a prefeitura e a Câmara Municipal de São Paulo.
Em 1951, os palacetes foram vendidos e, no mesmo ano, a antiga sede da prefeitura e da Câmara foi demolida para dar lugar a um arranha-céu que foi nomeado Conde de Prates. Já o outro palacete foi derrubado na década de 1970. Existiu ainda um terceiro palacete na área, do outro lado do Viaduto do Chá, que foi demolido em 1935.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário