Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
sábado, 22 de maio de 2021
Vale do Itororó, 1937, São Paulo, Brasil
Vale do Itororó, 1937, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
E esse vale era o Vale do Itororó, ocupado atualmente pela Avenida 23 de Maio. A imagem é de 1937 e foi fotografada por Claude Lévi-Strauss. Lá no fundo, do lado esquerdo, é possível ver o imponente e solitário Edifício Martinelli.
A Avenida 23 Maio inicia-se no Vale do Anhangabaú, mais exatamente na Praça da Bandeira, à altura de onde outrora os limites de duas grandes propriedades, onde as chácaras do Barão do Limeira e do Bixiga, se encontravam. Dali, a avenida avança entre as colinas das atuais ruas Riachuelo e Asdrúbal do Nascimento para, atravessando a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, entrar no Vale do Itororó.
Esse era o mesmo trajeto do histórico Rio Anhangabaú que, com nascente no atual bairro do Paraíso, em seu primeiro trecho, descia paralelamente, às ruas Vergueiro e Liberdade (hoje, avenida) cortando as ruas João Julião, Pedroso, Humaitá, Condessa de São Joaquim, Assembleia, Asdrúbal do Nascimento e o antigo Largo do Riachuelo (integrado agora à Praça da Bandeira). A todo o vale, dava-se primitivamente, o nome de Anhangabaú. Pouco a pouco, porém, o Vale do Itororó, nome emprestado de um pequeno córrego existente à altura da Rua Condessa de São Joaquim, passou a predominar, e a designação Vale do Anhangabaú ficou restrita à área atual.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário