sábado, 22 de maio de 2021

Vale do Itororó, 1937, São Paulo, Brasil


 

Vale do Itororó, 1937, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


E esse vale era o Vale do Itororó, ocupado atualmente pela Avenida 23 de Maio. A imagem é de 1937 e foi fotografada por Claude Lévi-Strauss. Lá no fundo, do lado esquerdo, é possível ver o imponente e solitário Edifício Martinelli.
A Avenida 23 Maio inicia-se no Vale do Anhangabaú, mais exatamente na Praça da Bandeira, à altura de onde outrora os limites de duas grandes propriedades, onde as chácaras do Barão do Limeira e do Bixiga, se encontravam. Dali, a avenida avança entre as colinas das atuais ruas Riachuelo e Asdrúbal do Nascimento para, atravessando a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, entrar no Vale do Itororó.
Esse era o mesmo trajeto do histórico Rio Anhangabaú que, com nascente no atual bairro do Paraíso, em seu primeiro trecho, descia paralelamente, às ruas Vergueiro e Liberdade (hoje, avenida) cortando as ruas João Julião, Pedroso, Humaitá, Condessa de São Joaquim, Assembleia, Asdrúbal do Nascimento e o antigo Largo do Riachuelo (integrado agora à Praça da Bandeira). A todo o vale, dava-se primitivamente, o nome de Anhangabaú. Pouco a pouco, porém, o Vale do Itororó, nome emprestado de um pequeno córrego existente à altura da Rua Condessa de São Joaquim, passou a predominar, e a designação Vale do Anhangabaú ficou restrita à área atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário