terça-feira, 26 de março de 2024

Praça e Monumento a Santos Dumont / Monumento a Santos Dumont, Place Santos Dumont, Saint-Cloud, Île-de-France, França




 

Praça e Monumento a Santos Dumont / Monumento a Santos Dumont, Place Santos Dumont, Saint-Cloud, Île-de-France, França
Saint-Cloud - França
Fotografia - Cartão Postal

Texto 1:
O cartão postal mostra Santos Dumont ao lado do monumento e praça que o homenageiam em Saint-Cloud, França. O monumento foi instalado em 1913 por iniciativa do Aeroclube da França.
Texto 2:
Parte da história da aviação passa por Saint-Cloud, próxima a Paris. Com esse nome que lembra nuvem, essa pequena região da França apresenta um monumento em homenagem a Santos Dumont.
Saint-Cloud é uma comuna francesa na região administrativa de Île-de-France (que inclui Paris), no departamento de Hauts-de-Seine. A Comuna, de acordo com a lei francesa, é a menor e mais antiga subdivisão administrativa da França, tendo sua origem nos antigos povoados e vilas da Idade Média.
A aldeia, anteriormente chamada Nogent, já existia na época galo-romana com o nome equivalente a “La Nouvelle” (A Nova). Apesar de seu atual nome levar “Cloud” (nuvem em inglês), não tem a ver com esse fenômeno meteorológico. Cloud vem de Clodoaldo, filho de Clodomiro I, rei de Orleans, que, tendo escapado da morte, se retirou na floresta de Nogent, fundou uma ermida onde tornou-se monge e morreu. Após sua morte em 560, milagres começaram a acontecer ao redor do túmulo e ele foi canonizado durante o século VII. A vila então ficou com o nome de “Sanctus Clodoaldus” que deu “Saint-Floud”, depois “Saint-Cloot” e finalmente “Saint-Cloud”.
Na região existiu o Castelo de Saint-Cloud. O Hôtel d’Aulnay, existente neste local, foi expandido até se transformar num château no século XVI pelos Gondi, uma família de banqueiros. O palácio seria mais tarde aumentado por Filipe de França, Duque de Orleães no século XVII, e finalmente ampliado por Maria Antonieta na década de 1780. Depois de ser ocupado por Napoleão I e Napoleão III, o palácio foi destruído em 1870 por um incêndio, durante a guerra franco-prussiana.
Atualmente, apenas alguns edifícios anexos do Castelo e o seu parque de 460 hectares permanecem. 
Por exemplo, o Pavillon de Breteuil acolhe o Bureau International des Poids et Mesures (Escritório Internacional de Pesos e Medidas) desde 1875. Também possui várias residências de luxo, escolas, comércio e escritórios de diferentes empresas.
Uma das empresas com sede na comuna é a Dassault Aviation, fabricante de aviões civis e militares. Foi fundada em 1929 por Marcel Bloch como Société des Avions Marcel Bloch. Quando Marcel Bloch mudou seu nome para Marcel Dassault, o nome da empresa foi alterado para Avions Marcel Dassault em 1947.
Da década de 1950 até o final da de 1970, as exportações tornaram-se uma parte importante dos negócios da Dassault, cujos principais sucessos foram a série Dassault Mirage e o Mystere-Falcon. A Dassault se especializaria em aeronaves de combate e negócios com duas empresas no grupo: Nord Aviation em mísseis balísticos e Sud Aviation em aeronaves e helicópteros de transporte civil e militar. Elas se fundiram em 1970 para formar a Aérospatiale, que mais tarde se fundiria com outras duas empresas para formar a EADS (agora Airbus).
Na virada do século XIX para o XX, o Aeroclube da França mantinha uma aeroestação no bairro de St. Cloud. Ela ficava na atual Avenue du Maréchal de Lattre de Tassigny e funcionava como base de lançamento de balões dos sócios do Aeroclube. O Aeroclube da França foi fundado em 1898 e já contava com cerca de 400 membros em 1900.
Santos Dumont foi um dos fundadores do Aeroclube e fazia parte do primeiro comitê de direção, integrado também por Gustave Eiffel e outros. Sim, estamos falando do engenheiro responsável pelo projeto e construção da Torre Eiffel, inaugurada na Exposição Universal de 1889. Foi nela que Santos Dumont ganhou o prêmio Deutsch de la Meurthe, ao pilotar o dirigível nº 6, em 1901.
Visando economizar tempo e recursos com a produção de hidrogênio e enchimento dos balões, Santos Dumont propôs a construção de um grande galpão em madeira na Aeroestação de St. Cloud. Estava nascendo o primeiro hangar de aeronaves da história. Concluído em junho de 1900, tinha 30 metros de comprimento, 11 metros de altura e 7 metros de largura na base, excluindo os suportes das duas portas corrediças, uma grande novidade criada pelo inventor brasileiro.
Nesse hangar, foram construídos e testados os balões dirigíveis nº 4, 5, 6 e 7. Posteriormente, Santos Dumont construiu um novo hangar em Neuilly, relativamente próximo dali, e que foi inaugurado na primavera de 1903. Não se sabe qual foi o destino que o Aeroclube da França deu ao hangar, pois a Aeroestação de St. Cloud também logo deixou de existir. No lugar, foram construídas elegantes casas.
No cruzamento mais a norte do local, o Aeroclube da França mandou fundir uma estátua em bronze, representando o Ícaro da mitologia grega, em homenagem a Santos Dumont. Inaugurada em 19 de outubro de 1913, em sua base está escrito “Ce monument a eté éleve par L’ Aero Club de France pour commemorer le experiénces de Santos-Dumont, pionnier de la locomotion aérienne” (Este monumento foi erigido pelo Aeroclube da França para comemorar as experiências de Santos-Dumont, pioneiro da locomoção aérea).
Durante a ocupação nazista de Paris na Segunda Guerra Mundial, a estátua original foi removida pelos alemães e destruída para reciclar o bronze, com finalidades militares. Uma réplica, aproximadamente igual à original, foi recolocada no local, por brasileiros, em 1952 e está lá até hoje. A pequena praça que a envolve é denominada praça Santos Dumont, mesmo nome de uma escola pública na comuna (Lycée Santos Dumont). Texto do Monolito Nimbus.
Nota do blog 1: Imagem do monumento original. Infelizmente não existe mais, destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente existe uma réplica no local.
Nota do blog 2: A imagem do cartão postal com a presença de Santos Dumont, foi feita, provavelmente, em 19/10/1913, durante a inauguração do monumento. Essa hipótese é corroborada pelas imagens 2 e 3 do post, enviadas aos destinatários por Santos Dumont em fevereiro de 1914. Acredito que Santos Dumont deve ter mandado imprimir ou adquirido boa quantidade de cartões postais com a referida imagem em Paris, posteriormente passando a distribuí-los como lembrança ou presente, além do envio através dos Correios.

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