segunda-feira, 25 de março de 2024

Monumento "O Aviador" / Monumento a Santos Dumont, Praça Santos Andrade, Curitiba, Paraná, Brasil

 













Monumento "O Aviador" / Monumento a Santos Dumont, Praça Santos Andrade, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia


O monumento “O Aviador” / "Monumento a Santos Dumont", se localiza na praça Santos Andrade.
Foi encomendado pelo Aeroclube do Paraná e inaugurado em 22/12/1935.
Após a morte do homenageado, foi realizado um concurso público do qual participaram oito escultores. O vencedor foi o italiano Iolando Malozzi, que residia no Rio de Janeiro. 
A obra apoia-se sobre um pedestal feito por Domingos Grecca, também autor da fundição.
Há na coluna imagem em bronze de Santos Dumont, adornada com ramos, simbologia utilizada para heróis e vencedores/vitoriosos.
Logo abaixo, em placa posteriormente colocada, também em bronze, há imagem do 14-bis e do Ícaro (figura da mitologia grega associada ao ato ou desejo de voar), com os dizeres: “Homenagem do Povo do Paraná a Santos Dumont no cinquentenário do 1º vôo em avião. 1906-1956”. 
Havia ainda, mais abaixo, uma outra placa, parte do monumento original, que infelizmente foi furtada ou retirada. A julgar por fotos antigas, faz um bom tempo que isso aconteceu. Não foi possível obter informações sobre o que estava escrito na referida placa.
A figura sobre o pedestal, "O Aviador", corresponde a um homem de porte atlético, com óculos e capacete, com os braços para o alto, segurando nas mãos um motor do tipo radial com hélice e asas.
Não foi possível encontrar registros da simbologia adotada pelo autor para a obra.
Muitas interpretações já foram aventadas, inclusive uma dizendo que seria um "índio", algo que parece não fazer sentido sobre a proposta do monumento.
Arrisco dizer que a figura do aviador, uma espécie de Ícaro moderno, está enaltecendo a tecnologia representada pela criação/desenvolvimento do motor, proporcionado a força necessária para suas asas, e desta forma, possibilitando o ato voar, a conquista dos céus ou coisa assemelhada. 
O motivo pelo qual o autor escolheu representar o aviador seminu ao invés de vestido? 
Não tenho ideia, mas muitos monumentos daquele periodo representavam o homem assim, atlético, seminu, nu, heroicamente estilizado, similar a escultura "Homem Paranaense", mais conhecida como "Homem Nu", na praça 19 de Dezembro.
Há quem veja nessas obras influências do nazismo, fascismo ou do comunismo, que usavam esse tipo de representação do homem em seus monumentos. E isso faz todo sentido. De qualquer forma, sem a palavra do autor, interpretações são possíveis, mas não há como saber se certas ou não. Texto base do Fotografando Curitiba adaptado para o blog com algumas observações pessoais por mim.
Nota do blog: Imagens de 2024.

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