quinta-feira, 30 de maio de 2024

Ruínas das Instalações da IRFM Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo / Cianê, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

 



































Ruínas das Instalações da IRFM Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo / Cianê, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

As imagens mostram o atual estado das instalações da antiga IRFM Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo, depois Cianê, na avenida Marechal Costa e Silva, 1111, nos Campos Elíseos.
A empresa já foi uma glória da cidade, todo mundo tinha parentes ou conhecia alguém que trabalhou por lá.
Atualmente o local está completamente degradado, vandalizado, sujo e abriga moradores de rua e dependentes químicos. Já é caso de saúde pública e segurança.
Antes de fazer essas fotos, a última vez que estive por lá foi durante os anos 90, quando já era Cianê. Fui algumas vezes no complexo entregar peças. Tive a oportunidade de conhecer parte da indústria e as instalações. Naquela época a empresa já estava em condição financeira muito ruim, fato que culminou com seu fechamento em 1994. E nesse período o complexo foi inteiramente dilapidado, sendo suas instalações e máquinas leiloadas e furtadas devido a dívidas e falta de fiscalização das autoridades.
Além disso, para piorar ainda mais a situação, quando já estava destruído, o prédio foi objeto de tombamento do CONPACC, através do decreto 219 de 20/08/2010, que foi a pá de cal definitiva para chegarmos na presente situação (embora os responsáveis por tais decretos não achem, tombamentos de imóveis nesta situação, na maioria das vezes, decretam apenas que o mesmo vai permanecer assim até cair).
Dito isso, parece que a situação tende a melhorar: em 08/03/2024, o atual prefeito assinou um decreto que será encaminhado a Câmara Municipal (não sei dizer como está), doando esse terreno para a implantação do Instituto Federal, beneficiando, após estar pronto, cerca de 1000 alunos.
Resta aguardar que isso se concretize antes do "dia de São Nunca", que os demais orgãos sejam céleres em dar andamento, que a questão do tombamento seja resolvida, etc. 
O que não pode é continuar desse jeito...
Nota do blog: Imagens de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário