terça-feira, 13 de agosto de 2024

Banca Centenário, Praça Carlos Gomes, Centro, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


 

Banca Centenário, Praça Carlos Gomes, Centro, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Embora não possa afirmar com 100% de certeza, acredito que tenha esse nome em razão do extinto Cine Centenário ou do edifício de mesmo nome que o abrigava, localizado na esquina da rua Barão do Amazonas com General Osório, bem ao lado da banca.
Durante muito tempo (anos 80-90) foi a banca de revistas que mais frequentei na cidade, era muito difícil eu estar no Centro e não dar uma passadinha para ver as novidades.
E quando falo em novidades, não estou dizendo lançamento de revistas ou livros novos, naquela época essa era um banca especializada na venda e troca de revistas, gibis e livros usados ou antigos.
Posso dizer que comprei e troquei centenas de revistas, gibis e livros no local, era uma delícia ficar escolhendo, tendo acesso a diversas publicações, muitas de um tempo em que eu nem era nascido.
Além disso, havia a questão do preço baixo (decisivo no meu caso) por serem publicações antigas e usadas, o que era ideal para o pouco dinheiro que eu tinha na época, meu emprego de auxiliar de expedição não me permitia muitos luxos, mas na banca Centenário meu dinheiro rendia...rs.
Dito isso, o tempo foi passando, os hábitos das pessoas mudando (especialmente com a chegada da Internet) e revistas, gibis e livros usados pararam de gerar o fluxo de venda e lucro de antes.
A banca Centenário teve que se adaptar aos novos tempos, não sei dizer se com os mesmos donos ou outros, e passou a diversificar os produtos que comercializava, atualmente não mais comercializando revistas, gibis e livros usados ou antigos. Acredito que siga o padrão de outros estabelecimentos do gênero, vendendo artigos para celulares, eletrônicos, alimentos, bebidas, recargas, revistas novas, etc.
De minha parte, fica o registro e a saudosa lembrança daqueles tempos...
Nota do blog: Imagem de 2024 / Crédito para Jaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário