Curitiba - Paraná
Fotografia
Esta foto na rua Desembargador Motta, no Batel, de 1911, conta história de duas famílias tradicionais no ramo da indústria da época, em Curitiba, vindas da Itália.
Do lado esquerdo da foto, a fábrica de charretes e carroças de Tarquínio Marchiorato, vindo da Comune di Montecchio di Precalcino, Província di Vicenza, Itália, em 15/06/1888.
Do outro lado da rua, a Indústria de charretes, carroças e carruagens de Luís Baptista Gnoato, vindo da Comune di Nove, Província di Vicenza, Itália, em 28/09/1891.
Portanto, diante da introdução feita acima, podemos obviamente concluir que os dois trabalhavam no mesmo ramo comercial. E, além disso, cumpre dizer que eles eram rivais.
Mas tal situação durou apenas até o dia 21/05/1898, quando Tarquínio Marchiorato casou-se com Ângela Maria Gnoato, irmã de Luís (Luiggi) Baptista Gnoato, ambos filhos de Giovanni Baptista Gnoato e Maddalena Bordignon, fundadores da indústria.
Assim, as duas famílias se transfomaram numa só, em grande harmonia, a qual eu sou bisneto com grande orgulho. Texto de Rafael Marchiorato adaptado para o Blog.
Nota do blog 1: A imagem 2 mostra um antigo anúncio da empresa de Tarquínio, peça publicitária que possibilitou o caminho para a identificação do endereço. Assim, podemos presumir que o local aproximado da cena seria a atual rua Desembargador Motta (antiga Comendador Antônio Ricardo, depois Montevidéu) com Vicente Machado (antiga Campos Gerais, depois Santos Dumont). Na época da fotografia, a rua chamava-se Montevidéu.
Nota do blog 2: Imagem 1, data circa 1910, fotografia de Augusto Weiss, crédito para Paulo José da Costa / Imagem 2, data e autoria não obtidas, crédito para Rafael Marchiorato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário