sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Marco da Independência, Praça da Independência, Araraquara, São Paulo, Brasil












Marco da Independência, Praça da Independência, Araraquara, São Paulo, Brasil
Araraquara - SP
Fotografia

Erigido por iniciativa do Lions Clube de Araraquara Fonte Luminosa, o "Marco da Independência" foi inaugurado no dia 07/07/1972 para comemorar o Sesquicentenário da Independência do Brasil.
O monumento, construído em concreto, tem traços que representam as bandeiras do Império e da República, além das datas que marcam os 150 anos do "Grito do lpiranga".
Por vários anos, o monumento edificado na histórica Praça da Independência foi o local escolhido para reunir a sociedade araraquarense no intuito de cultuar a data magna da Pátria Brasileira.
A cerimônia que era conduzida pelo Lions Clube Araraquara Fonte Luminosa em parceria com o Poder Público Municipal tornou-se uma tradição, compreendendo a execução dos hinos Nacional, da Independência e de Araraquara, hasteamento das bandeiras, além de discursos e outras manifestações patrióticas e culturais.
Por motivos desconhecidos, a cerimônia deixou de ser realizada em meados dos anos 90, e o marco abandonado, deixado a mercê de marginais que o vandalizaram, mas, felizmente, a placa de inauguração foi preservada.
Através de um projeto de iniciativa popular que resgatou o culto aos símbolos municipais e incentivou a participação nas comemorações cívicas, o Lions Clube de Araraquara Fonte Luminosa foi instado a retomar o tradicional "Ato Cívico da Independência".
O projeto também envolveu a confecção de uma placa comemorativa que conta um pouco da história da praça, que já foi o "Largo da Boa Morte" e o "Jardim Público" (e em 1922 passou a ter a denominação que perdura até os nossos dias).
No dia 08/09/2016, com a presença de autoridades civis, militares, eclesiásticas e a participação da sociedade, houve o retorno do "Ato Cívico da Independência", repercutindo positivamente na cidade. Trecho de texto da Câmara Municipal de Araraquara adaptado para o Blog.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário