terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Paisagem (Paisagem) - Carlo Brancaccio

Paisagem (Paisagem) - Carlo Brancaccio
Coleção privada
OST - 72x110

Monumento às Bandeiras, São Paulo, Brasil - Victor Brecheret

Monumento às Bandeiras, São Paulo, Brasil - Victor Brecheret
São Paulo - SP
Fotografia

Natureza Morta (Natureza Morta) - Estêvão Silva


Natureza Morta (Natureza Morta) - Estêvão Silva
Coleção privada
Óleo sobre madeira - 30x50 - 1889

Vaso Dourado (Vaso Dourado) - Raquel Taraborelli

Vaso Dourado (Vaso Dourado) - Raquel Taraborelli
Coleção privada
OST - 30x30

Fim de Tarde, Morro do Tatu, Dionísio, Minas Gerais, Brasil (Fim de Tarde, Morro do Tatu, Dionísio) - José Rosário

Fim de Tarde, Morro do Tatu, Dionísio, Minas Gerais, Brasil (Fim de Tarde, Morro do Tatu, Dionísio) - José Rosário
Dionísio - MG
Coleção privada
OST - 50x40 - 2018

A Hora Oficial 2017 - L'Ora Legale

A Hora Oficial 2017 - L'Ora Legale
Itália - 92 minutos
Poster do filme

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Conceito e Definição das Partes Constitutivas de um Livro - Artigo






Conceito e Definição das Partes Constitutivas de um Livro - Artigo
Artigo


Livro: publicação não periódica que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas, e que é objeto de Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN). Um livro é dividido em partes para facilitar a leitura técnica. Externamente, as partes dizem respeito à sua condição física e, internamente, mais ao conteúdo.
A-) Partes externas do livro:
Sobrecapa: proteção para a capa. Inclui as mesmas informações na capa. É uma capa solta, colocada nas edições especiais, nem todos os livros vêm com a sobrecapa, pois é um acessório que encarece a edição.
Capa: é o “rosto do livro”. A capa deve conter na parte central o nome do autor, o título e o subtítulo. A capa pode ser de diversos materiais, como papel, cartolina, couro ou plástico. A elaboração da capa fica a critério do editor.
Contracapa: é a capa de trás do livro. Também é chamada de quarta capa.
Orelhas: geralmente, a capa apresenta orelhas, ou abas, ou asas, que contêm dados biográficos do autor ou comentários da obra. As orelhas excedem-se da capa e dobram-se sobre si mesmas para dentro. Muitas vezes usamos as orelhas como marcador de página.
Lombada ou dorso: é a parte que liga as folhas do livro, onde se encontra a costura. Fica no lado externo do livro.
B-) Partes internas do livro:
Página: uma das faces da folha.
Folhas de guarda: páginas em branco, encontradas no início e no final da obra.
Falsa folha de rosto: é opcional; precede a página de rosto e contém apenas o título e subtítulo da publicação.
Folha de rosto: é a capa de dentro do livro. Contém, normalmente, os elementos essenciais que identificam um livro: autor; título; número da edição; o local (cidade) da publicação do livro; casa publicadora (editora); ano da publicação (nem todos os livros possuem esses itens).
O verso da folha de rosto: contém os dados complementares de uma obra, tais como: títulos da série e número do volume; título original da obra; copyright; relação de colaboradores; relação de edições e reimpressões anteriores, com os respectivos editores e datas; nome e endereço da editora.
Dedicatória: folha opcional em que o autor presta homenagem ou dedica o livro a alguém.
Agradecimentos: folha opcional em que o autor indica apoio recebido na elaboração do livro.
Epígrafe: folha opcional em que o autor apresenta uma citação, seguida de indicação da autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do livro.
Sumário: enumeração das principais divisões, seções e outras partes do livro, na ordem em que nele se sucedem.
Lista de abreviaturas: relação em ordem alfabética das abreviaturas, siglas e símbolos utilizados no texto, escrita por extenso.
Prefácio: texto de esclarecimento, justificação, comentário ou apresentação, escrito pelo autor ou por outra pessoa.
Copyright: registro dos direitos autorais ou editoriais.
Miolo do livro: conjunto de folhas, reunidas em cadernos que formam o corpo do livro em que é exposto o conteúdo.
Posfácio: matéria informativa ou explicativa posterior à elaboração do texto.
Apêndice: desenvolvimento autônomo elaborado pelo autor; a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.
Anexo: documento, nem sempre do próprio autor, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração.
Glossário: lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, acompanhadas das respectivas definições.
Índice: lista alfabética de autores e/ou assuntos e/ou nomes geográficos, por exemplo, contidos na obra, com indicação das páginas em que são encontrados. O índice pode ser também cronológico.
Colofão: informações do impressor, endereço, local e data de impressão, localizada de preferência na página ímpar da última folha do miolo.
Suplemento: documento que se adiciona a outro para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo, sendo sua relação com aquele apenas editorial e não física, podendo ser editado com periodicidade e/ou numeração própria.
Errata: lista apresentando os erros corrigidos, com indicação de páginas, parágrafo e linhas. É inserida, como encarte, antes da folha de rosto. Nem sempre os livros vêm com errata, é claro, ela só é inserida caso a edição tenha saído com erros.
Citação: Citação é o ato de referir-se a algum texto. Uma citação expressa uma ideia ou opinião de um determinado autor, que deve sempre ser identificado. Quando não se conhece a autoria, é normalmente inserida na citação a expressão "autor desconhecido". A citação pode ser: Citação direta quando é a transcrição literal de um texto; Citação indireta quando a pessoa que escreve o texto aborda a ideia de outro autor usando as suas próprias palavras; Citação de citação quando se cita uma citação do autor citado.
Bibliografia: Relação das obras consultadas ou citadas pelo autor na criação de determinado texto.
Nota do blog: Texto atualizado em 2025.

domingo, 25 de novembro de 2018

Natureza Morta (Natureza Morta) - Pedro Alexandrino


Natureza Morta (Natureza Morta) - Pedro Alexandrino
Coleção privada
OST - 59x71

A Má Notícia (A Má Notícia) - Belmiro de Almeida


A Má Notícia (A Má Notícia) - Belmiro de Almeida
Museu Mineiro Belo Horizonte
Óleo sobre madeira - 168x168 - 1897

Belmiro de Almeida, "A má notícia", (1897).Óleo sobre madeira. Em um quadrado de 168 x 168 cm., inscreve uma circunferência perfeita, sugerindo a lente de uma luneta que capta a solidão de uma mulher loura, debruçada no braço de um divã, lendo uma carta de luto. Embora acadêmico, conforme sugere o geometrismo que envolve a cena e o esmero laboratorial das cores, Belmiro de Almeida quer sensibilizar pela emoção da mulher. Do canto de um quadro na parede do fundo à carta de luto no chão, sugere ação diagonal. A diagonal oposta é formada pelo corpo da mulher no divã. Os contrastes de cores quentes e frias; luz e sombra indicam a presença do Barroco, associado ao Neoclássico e ao Romantismo, em nítida conotação eclética do autor. Como data de 1897, ano da mudança da Capital, de Ouro Preto para Belo Horizonte, deu margem à interpretação popular dizendo que a má notícia era a da mudança da capital.



Civilização Mineira (Civilização Mineira) - Cândido Portinari


Civilização Mineira (Civilização Mineira) - Cândido Portinari
Estado de Minas Gerais - MG
Casa Fiat de Cultura Belo Horizonte
Técnica mista sobre painel - 2340x8140 - 1959

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel de Cândido Portinari em Minas Gerais, medindo 2,34 X 8,14 metros. O painel retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. Em meio à paisagem, a presença de Tiradentes e outras personalidades retoma outro marco da história do Estado: a Inconfidência Mineira (1789). Com técnica mista, têmpera e óleo, a obra é caracteristicamente modernista, sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari (1903 – 1962) é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político.