sábado, 2 de março de 2019

Cafezal da Fazenda Ibicaba, 1850, Cordeirópolis, São Paulo, Brasil (Cafezal da Fazenda Ibicaba, 1850) - Henrique Manzo





Cafezal da Fazenda Ibicaba, 1850, Cordeirópolis, São Paulo, Brasil (Cafezal da Fazenda Ibicaba, 1850) - Henrique Manzo
Cordeirópolis - SP
Museu Paulista, São Paulo, Brasil
OST - 65x101 - Década de 40

sexta-feira, 1 de março de 2019

Entrega de Pianos Marca Pleyel no Theatro Municipal, Praça Ramos de Azevedo, 1911, São Paulo, Brasil





Entrega de Pianos Marca Pleyel no Theatro Municipal, Praça Ramos de Azevedo, 1911, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

O famoso instrumento era representado em São Paulo pela Casa Levy, de propriedade de Luís Levy (compositor e irmão do também compositor Alexandre Levy), estabelecida na rua XV de Novembro.
Os pianos foram emprestados para a inauguração do Theatro Municipal de São Paulo, em 1911.
Na primeira imagem, vê-se a entrega. Na segunda imagem, a provável devolução após seu uso no evento.

A Música (A Música) - Oscar Pereira da Silva


A Música (A Música) - Oscar Pereira da Silva
Theatro Municipal de São Paulo
Pintura - 370x109

Vista Geral da Imperial Cidade de São Paulo, Brasil (Vista Geral da Imperial Cidade de São Paulo) - Jules Martin


Vista Geral da Imperial Cidade de São Paulo, Brasil (Vista Geral da Imperial Cidade de São Paulo) - Jules Martin
São Paulo - SP
Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil
Gravura - 24x32

Panorama de São Paulo, 1870, São Paulo, Brasil (Panorama de São Paulo, 1870) - Henrique Manzo


Panorama de São Paulo, 1870, São Paulo, Brasil (Panorama de São Paulo, 1870) - Henrique Manzo
São Paulo - SP
Museu Paulista, São Paulo, Brasil
OST - 98x222


Texto 1:
Panorama de São Paulo organiza-se a partir de uma litogravura de Jules Martin e representa a ideia de vista da cidade paulista, a partir do ponto de vista panorâmico e através da família em primeiro plano, à esquerda, onde um homem que possui uma luneta está no alto de um morro e avista a cidade, cheia de torres de igrejas.
O plano médio do quadro é composto pela Várzea do Carmo, composta por um vasto gramado de árvores enfileiradas. Além disso, nota-se a presença de água través do Rio Tamanduateí, sobre o qual foram construídas pontes. No primeiro plano da imagem, à direita, há uma locomotiva com inúmeros vagões e em frente a um deles, a figura de um tropeiro, provavelmente sugerida por Taunay, está presente. As dimensões da locomotiva com o homem montado a cavalo trazem ao quadro as tensões que envolvem o rural e urbano.
Os personagens ainda presentes na obram realçam os tipos humanos da sociedade daquela época, como por exemplo, a senhora que está ainda no primeiro plano e que veste um vestido longo e segura uma sombrinha e um homem que segura uma cartola e um fraque. Além disso, as vestimentas das crianças lembram roupas de adultos daqueles anos. A encomenda, por Affonso Taunay, por óleos sobre tela que retratassem a paisagem de São Paulo retratam a tentativa de preservação dessa paisagem, apesar desse local ter sido transformado em um parque público.
Texto 2:
Panorama de São Paulo, 1870 é uma pintura de Henrique Manzo. A obra é do gênero pintura histórica e foi produzida na década de 1940. Está localizada em Museu Paulista. A obra foi produzida com tinta a óleo.
A obra compõe uma série de pinturas, normalmente encomendadas por Afonso D'Escragnolle Taunay, então diretor do Museu Paulista, para representar de modo positivo a Várzea do Carmo.
A representação da Várzea do Carmo, nas encomendas de Taunay, foi normalmente realizada para representar São Paulo no século XIX, quando o logradouro não havia ainda se transformado em um parque, no período republicano. A imagem normalmente revelada estava de acordo com a condição da região no período imperial. Para reconstituir São Paulo de antigamente, Manzo utilizou como modelo uma litogravura de Jules Martin, possivelmente enviada a ele pelo próprio Taunay.
A pintura é um panorama sobre São Paulo, com uma família em primeiro plano. O homem nessa família usa uma luneta. No fundo da paisagem, destacam-se torres de igrejas. A Várzea do Carmo é apresentada como uma área organizada; o Rio Tamanduateí segue um traçado retilíneo. Manzo trouxe elementos que não estavam presentes na imagem de Martin, em especial um tropeiro. Este encontra-se na frente de um trem, o que indica uma tensão entre rural e urbano, caracterizada pela velocidade e grandeza do trem em relação à quietude e discrição do homem a cavalo. A representação da coexistência entre rural e urbano era um elemento central do acervo sendo constituído por Taunay.

Piques em 1860, São Paulo, Brasil (Piques em 1860) - Henrique Manzo

Piques em 1860, São Paulo, Brasil (Piques em 1860) - Henrique Manzo
São Paulo - SP
Museu Paulista São Paulo
OST - 72x100 - 1945

Atualmente o "Piques" é conhecido como "Largo da Memória".

Largo do Piques, 1905, São Paulo, Brasil


Largo do Piques, 1905, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia - Cartão Postal

Piques, São Paulo, Brasil (Piques) - Benedito José Tobias






Piques, São Paulo, Brasil (Piques) - Benedito José Tobias
São Paulo - SP
Pinacoteca do Estado de São Paulo
OST - 75x66

Leão de Veneza na Fonte do Palácio dos Inválidos, Paris, França


Leão de Veneza na Fonte do Palácio dos Inválidos, Paris, França
Paris - França
Biblioteca Nacional da França Paris
Desenho - Aproximadamente 1800-1815

The Fontaine des Invalides was built between 1800-1804 to display the winged Lion which Napoleon had taken as a trophy from St. Mark's Cathedral in Venice in 1797. The statue was returned to Venice in 1815 and the rest of the fountain was demolished in 1840. 

Leão de Veneza, Século XIX, Itália


Leão de Veneza, Século XIX, Itália
Veneza - Itália
Coleção Ruskin, Ashmolean Museu, Universidade de Oxford
Fotografia