quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Avenida Niemeyer, Rio de Janeiro, Brasil


Avenida Niemeyer, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia



A rodovia de grandes curvas e vista privilegiada tem muitos anos de história e memórias curiosas. A avenida Niemeyer percorre muito das características e das belezas da Cidade Maravilhosa.
Em 1881, um primeiro projeto foi criado. A ideia era construir uma estrada de ferro, para passar trens ou bondes, que ligaria a Zona Sul à Barra da Tijuca e da Barra um novo caminho para Santa Cruz que terminaria em Angra dos Reis. No entanto, a ideia da Companhia Viação Férrea Sapucaí não foi adiante por dificuldades para realizar a obra.
Anos depois, 1910, a ideia foi retomada. Mas dessa vez, a intenção era construir uma estrada menor e para a passagem de carros. O projeto era do professor Charles Wicksteed Armstrong, diretor do Colégio Anglo-Brasileiro. Mais uma vez não foi adiante e as obras novamente foram paralisadas.
No ano 1915, o projeto andou de fato. O engenheiro Conrado Jacob Niemeyer assumiu e bancou a obra e no ano seguinte, em 1916, o trajeto que liga Zona Sul à Barra da Tijuca, passando por São Conrado e beirando o mar ficou pronto e foi inaugurado.
Anos depois, em uma das curvas da avenida Niemeyer, foi construído um viaduto nomeado Rei Alberto, em homenagem ao monarca belga.
Nos anos 1930, aconteciam na Niemeyer as famosas corridas de “baratinhas”. O evento automobilístico, chamado Grande Prêmio do Rio de Janeiro, mobilizava muitas pessoas que ficavam à beira da pista vendo os carros passar em alta velocidade.
Essas corridas, que deixaram de acontecer, definitivamente, em 1942, ajudaram a colocar o Rio de Janeiro no cenário automobilístico mundial. Atualmente, a avenida tem outro tipo de corrida. A pé, atletas passam pela via na disputa da Maratona do Rio de Janeiro.
“A avenida Niemeyer simboliza muito o Rio de Janeiro. Nela podemos ver os contrastes da cidade. Vemos mansões de luxo e favelas, tudo isso banhado pelo mar, ali, tão perto” afirma o sociólogo Júlio Souza.
Nota do blog: Data e autoria da imagem não obtida.

Avenida Niemeyer, 1921-1930, Rio de Janeiro, Brasil


Avenida Niemeyer, 1921-1930, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Photo Lopes N. 125
Fotografia - Cartão Postal

Avenida Niemeyer é uma via de ligação da cidade do Rio de Janeiro. Constitui-se como uma das mais importantes avenidas da Zona Sul, ligando o bairro do Leblon a São Conrado, beirando um costão de pedra e o Oceano Atlântico.
Nela, está localizado o Hotel Sheraton, na altura da favela do Vidigal. O homem que a tirou do papel foi o engenheiro militar Conrado Jacob de Niemeyer, fundador do Clube de Engenharia. Tudo começou em 1891. Era para ser uma estrada de ferro, mas avançou apenas 800 metros. Cortar a rocha era um desafio. Depois, já em 1913, a obra seguiu mais 400 metros em direção a São Conrado.
Três anos depois, em 1916, o engenheiro Conrado Jacob Niemeyer bancou e terminou a construção, pouco mais de cinco quilômetros, ainda em chão de terra e sem muretas de proteção, mas que permitiram a expansão do Rio com mais conforto, para além do Dois Irmãos. O carioca seguia caminho, sempre à beira-mar, rumo a São Conrado e à Barra da Tijuca.
Em tempos antigos, havia corridas de "baratinhas", quando a avenida Niemeyer era um trecho do clássico Circuito da Gávea.
A Niemeyer corre riscos constantes de fechamento por deslizamento de barreiras, durante chuvas.
Nota do blog: Data circa 1921-1930.

Avenida Niemeyer, Rio de Janeiro, Brasil


Avenida Niemeyer, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia - Cartão Postal

Nota do blog: Data e autoria não obtidas.

Praça Antônio Prado, Antigo Largo do Rosário, 1916, São Paulo, Brasil

Praça Antônio Prado, Antigo Largo do Rosário, 1916, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil

Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil
Poços de Caldas - MG
Fotografia - Cartão Postal

Panorama do Rio de Janeiro, Brasil


Panorama do Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia

Instrução Corânica (Koranic Instruction) - Osman Hamdi Bey

Instrução Corânica (Koranic Instruction) - Osman Hamdi Bey
Coleção privada
OST - 80x60 - 1890

Maças Refletindo (Reflecting Apples) - Michael Naples


Maças Refletindo (Reflecting Apples) - Michael Naples
Coleção privada
OST - 20x40

Cerejas Transbordando (Overflow) - Michael Naples

Cerejas Transbordando (Overflow) - Michael Naples
Coleção privada
OST - 15x15

Montagem de Locomotiva / Vagão na Oficina da Estrada de Ferro Sorocabana EFS, 1934, Sorocaba, São Paulo, Brasil - Theodor Preising

Montagem de Locomotiva / Vagão na Oficina da Estrada de Ferro Sorocabana EFS, 1934, Sorocaba, São Paulo, Brasil  - Theodor Preising
Sorocaba - SP
Fotografia - Cartão Postal