sábado, 2 de novembro de 2019

Palazzo di Giustizia, Piazza Cavour, Roma, Itália




Palazzo di Giustizia, Piazza Cavour, Roma, Itália
Roma - Itália
Fotografia - Cartão Postal


Palazzo di Giustizia ou Palácio de Justiça é a sede da Corte Suprema di Cassazione, a mais alta corte de apelações italiana, e da Biblioteca Jurídica Pública; está localizado no rione Prati de Roma, com fachadas para a piazza dei Tribunali, Via Triboniano, piazza Cavour e a via Ulpiano. O enorme edifício é popularmente chamado, em italiano, de Il Palazzaccio ("O Palácio Ruim" ou "O Mau Palácio").
Projetado pelo arquiteto perugiano Guglielmo Calderini e construído entre 1888 e 1910, o mais grandioso dos novos edifícios que se seguiram à proclamação de Roma como nova capital do novo Reino da Itália. A pedra fundamental foi lançada em 14 de março de 1888, na presença de Giuseppe Zanardelli, ministro da justiça e guardião do selo real, que insistiu em uma localização de prestígio em Prati, onde vários outros novos edifícios judiciários estavam sendo construídos.
O solo aluvial onde se assenta o edifício precisou de uma enorme plataforma de concreto para suportar as fundações do palácio. Ainda assim, problemas de instabilidade começaram a aparecer assim que as obras terminaram e movimentos do solo levaram à necessidade de um minucioso projeto de restauração, iniciado em 1970.
As escavações para firmar as fundações revelaram diversas descobertas arqueológicas, incluindo alguns sarcófagos. Em um deles foi encontrado o esqueleto de uma jovem com uma elaborada boneca articulada de marfim, preservada atualmente no "Antiquarium comunale".
Em 11 de janeiro de 1911, vinte e dois anos depois do início das obras, o edifício foi oficialmente inaugurado, com a presença do rei da Itália, Vítor Emanuel III.
O tamanho enorme do edifício, suas espetaculares decorações e prolongado período de construção deram origem a suspeitas de corrupção. Em abril de 1912, uma comissão parlamentar foi nomeada para investigar o tema e apresentou seus resultados no ano seguinte. O escândalo deu origem ao apelido popular e pejorativo do edifício, "Il Palazzaccio".
Inspirado pela arquitetura renascentista tardia e barroca, o edifício tem 170 x 155 metros e está completamente revestido em travertino calcário. Sobre a fachada de frente para o Tibre está uma grande quadriga de bronze, instalada em 1926, obra do escultor palermitano Ettore Ximenes. Dez grandes estátuas de mármore de juristas notáveis adornam as rampas diante da fachada principal e o pátio interno. A parte superior da fachada da piazza Cavour está ornada com um brasão de bronze da Casa de Saboia. Na Sala da Suprema Corte, conhecida também como Grande Salão (ou, segundo os planos de Calderini, "Aula Maxima"), estão diversos afrescos, iniciados por Cesare Maccari (1840–1919), que adoeceu em 1909 sem terminar o trabalho, concluído finalmente em 1918 por um antigo pupilo seu, Paride Pascucci (1866–1954).

Balcão de Padaria (Bakery Counter) - Wayne Thiebaud

Balcão de Padaria (Bakery Counter) - Wayne Thiebaud
Coleção privada
OST - 139x182 - 1962


Bakery Counter comes from Thiebaud's most acclaimed period of work. In 1961 he exhibited his depictions of pies, hot dogs, candy machines and layer cakes in San Francisco where they were not well-received. However, one year later, Allan Stone offered him a one-man show at his gallery in New York, and it was an incredible success.
Before this recognition, at different times earlier in his career Thiebaud worked in California as a cartoonist, set designer, commercial artist and educator. In the late 1950s he was greatly inspired by the painterly works of Bay Area Figurative Artists like Richard Diebenkorn and David Park--whose influence is apparent in Thiebaud's mature work of the early 1960s.
Most of all he was drawn to Diebenkorn's "calculated effort to control and organize his compositions . . . and his use of mundane household imagery, which later appears in [Thiebaud's] paintings".
In his career as an educator, Thiebaud was appointed to the position of Assistant Professor of Art at the University of California, Davis in 1960. There he was encouraged to be a "working" professor which gave him the opportunity to paint. He produced hundreds of sketches, drawings and paintings between 1960-1961; his subjects were still lifes ranging from ice cream cones to pinball machines.
His first successful show at the Allan Stone Gallery in 1962 coincided with the rise of Pop Art in New York and the work of artists like Andy Warhol, James Rosenquist and Roy Lichtenstein--whose work emphasized mass-produced, consumer imagery. Given Thiebaud's subject matter, he was not suprisingly meshed into this group; although he did not necessarily share their ideals. Thiebaud's painting is a result of his love of the manipulation of paint as well as the representation of the objects. This is in contrast to the colder and more graphic appearance of the work of the Pop Artists. Thiebaud's subjects of this period are nostalgic. They were painted from memory, a technique enhanced by his years as a commerical artist. To him they represent exciting times from his childhood, when he admired candy and bakery counters and window displays on the Long Beach Boardwalk near his home. Still lifes like Pies, Pies, Pies, 1961 and Toy Counter, 1962, as well as Bakery Counter are about an “idea of reality”. 
Bakery Counter is a symbol of the wholesome American culture of the 1950s and 1960s.
Bakery Counter is among the largest of Thiebaud's early 1960s still lifes. Every element of this intricate arrangement is carefully placed to give an overall sense of balance and weight to the composition. For example, Thiebaud has crammed together nine rows of multi-colored pastries in the lower left of the canvas; at the same time, he has juxtaposed the pair of bread loaves in the upper right, thus counterbalancing the entire composition. The artist masterfully combines flatness and depth by creating an illusionistic space through the window of the bakery counter. Thiebaud's sweet coloring and frosty impasto create an exaggerated realism, which make Bakery Counter good enough to eat.

Bolos com Cobertura (Encased Cakes) - Wayne Thiebaud


Bolos com Cobertura (Encased Cakes) - Wayne Thiebaud
Coleção privada
OST - 182x121 - 2011


“Most of the objects are fragments of actual experience. For instance, I would really think of the bakery counter, of the way the counter was lit, where the pies were placed, but I wanted just a piece of the experience…Those little vedute in fragmented circumstances were always poetic to me.”
A captivating example of Wayne Thiebaud’s singular painterly exploration of the American psyche, Encased Cakes from 2010/2011 allures not only in the lusciously delectable pastries it offers, but also in its sumptuous use of color and masterful command of brushstroke and shadow. Best known for his iconic paintings of cakes, pies, and other confectionery arranged in a classic diner or cafeteria style display, Thiebaud’s paintings such as Encased Cakes constitute the very apogee of his prodigious oeuvre. First devised in 1961 at the onset of Thiebaud’s artistic career and periodically revisited, the confectionery motif has continued to charm and delight over the course of nearly seven decades. Reinventing the traditional still-life genre to reflect the age of mass production and consumption, Thiebaud’s culinary compositions retain a nuanced dialogue with art history while deftly capturing the spirited exuberance and prosperity of 1960s America. Framed with careful precision and rendered with extraordinary attention to detail, Thiebaud infuses the carefully rendered scene with a profound aura of shared nostalgia, illuminating the extraordinary mastery of the contemporary zeitgeist which has distinguished his iconic oeuvre. While clearly rooted in experience, Thiebaud’s Encased Cakes evades specific association and acquires the quality of a memory, the mundane surroundings falling away to leave only the essential image behind which, amplified by the passage of time, adopts vibrant, expressionistic hues. Describing this quality in his painting, Thiebaud reflects: "Most of the objects are fragments of actual experience. For instance, I would really think of the bakery counter, of the way the counter was lit, where the pies were placed, but I wanted just a piece of the experience…Those little vedute in fragmented circumstances were always poetic to me.”
Meticulously arranged along the iridescent white shelves of a bakery counter, the six impeccably composed cakes of Encased Cakes tantalize the viewer. Illuminated as if by a theatrical spotlight, the cakes glisten beneath the sheer glass of their enclosure. Demonstrating Thiebaud’s exceptional mastery of color, vibrant hues of yellows, oranges, and pinks is here set against sharp pools of cornflower blue shadows punctuate the composition, their unexpected and electrifying tones giving the cakes an eye-catching liveliness that far surpasses what is expected of an otherwise prosaic subject matter. Painting in thick swathes of impasto that rise off the canvas in light, stiff peaks, Thiebaud brilliantly mimics the frosted crests of freshly iced cakes, each ornately embellished with flowers, fruits, and decorative icing. Rendered against a blue-gray wall and placed on a pale pink floor, the cake case is devoid of any surrounding context, and the objects grounded only by their neat, overly accentuated shadows. Against this muted backdrop of grays and pastel hues of pink and green, Thiebaud articulates space and form with thin strokes of vibrant neon greens, blues, and oranges that endow the composition as a whole with a sharp organizational structure and strong sense of geometric line. As is his signature style, Thiebaud has here isolated his subject matter, simplified it to its basic formal elements, and aligned it in a strictly ordered progression comparable to traditional architectonic principles. Through this process, Thiebaud exercises a considerable degree of non-objective experimentation with form, color and composition. 
Carefully composed and rigorously attentive to the precise formal arrangement of its elements, Thiebaud’s Encased Cakes is informed by his former professional experience as a commercial illustrator and consequential preoccupation with visual order. Elaborating on his compositional strategy, Thieabud has said: “Working from memory, I tried to arrange [the objects] in the same way that an art director arranges things…I tried to be more refined and interesting in terms of relationships.” Demonstrating an exceptional mastery of color, Thiebaud here employs a technique known as ‘halatation,’ juxtaposing warm and cool tones to produce a resounding prismatic synergy that contours and electrifies each silhouette. In the present work, the artist has depicted the cakes with unexpected exaggerations of pinks, yellows, whites, and neon orange that lend sensational chromatic depth to the forms. Rendered in Thiebaud’s precise brushstrokes, the thick impasto accentuates and activates every form upon the surface of the canvas.
Though readily remembered as a Pop artist, Thiebaud differs from his contemporaries such as Oldenburg and Lichtenstein in that his aim is not to critique society but rather to celebrate and remember it. Foregoing the cynicism and ironic appropriation so typical of Pop Art in favor of careful, sincere consideration of familiar images, Thiebaud’s work functions as an honest and commemorative societal mirror based not only on personal, but more importantly, collective memory. Art critic Adam Gopnik describes: “His method…has the effect not of eliminating the Pop resonance of his subjects but of slowing down and chastening the associations they evoke, so that a host of ambivalent feelings—nostalgic and satiric and elegiac—can come back later, calmed down and contemplative: enlightened.”  Imbuing his composition with a sense of nostalgia that is echoed through his masterful articulation of light and shadow, Thiebaud is in fact more closely aligned with Edward Hopper’s paintings of urban life. A superb example of Thiebaud’s most praised compositions of confections and desserts, the present Encased Cakes endures as a powerful tribute to the cultural consciousness of 1960s America.

Um Amor Inesperado 2018 - El Amor Menos Pensado



Um Amor Inesperado 2018 - El Amor Menos Pensado
Argentina - 136 minutos
Poster do filme

Palácio da Justiça, São Paulo, Brasil


Palácio da Justiça, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Foto Postal Colombo N. 67
Fotografia - Cartão Postal

O Palácio de Justiça é a sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Localiza-se no centro antigo de São Paulo, entre a Praça da Sé, a Praça João Mendes Jr. e a Praça Clóvis Bevilácqua, próximo à Catedral da Sé, ao Palácio Anchieta (sede da Câmara Municipal de São Paulo) e ao Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura Municipal de São Paulo). Em suas proximidades também se encontram as sedes da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público do Estado de São Paulo, além da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sua construção se deu graças à expansão do âmbito judiciário paulista e do crescimento demográfico, em que, o Tribunal da justiça necessitava ser abrigado em uma nova sede, e não mais em antigos casarões na região central de São Paulo.
Com a Proclamação da República no Brasil, em 1889, seguiu-se a estruturação federativa do País, atribuindo-se, em 1891, a competência judiciária às antigas Províncias do Império, ora Estados. Com a crescente demanda decorrente do crescimento econômico de São Paulo nas primeiras décadas do Século XX, fez-se necessária a construção de uma sede para o poder judiciário paulista. Em 1911 foi contratado o escritório do famoso arquiteto Ramos de Azevedo, que, inspirado no Palácio da Justiça de Roma, o Palácio da Justiça de Calderini, realizou projeto que foi acolhido pelo Tribunal.
O edifício foi construído em estilo neoclássico com cunho barroco, possuindo, portanto, acabamentos luxuosos e bem ornamentados. A construção do edifício, no local que abrigava o antigo quartel da cavalaria, no ano de 1920, e teve sua conclusão e inauguração no ano de 1933, treze anos depois, e reinauguração em 1942, em homenagem ao aniversário de 388 anos da cidade de São Paulo, recebendo tombamento do CONDEPHAAT em 1981, por ser considerado um marco histórico com valor arquitetônico e cultural paulista.
As obras sofreram alguns percalços, tendo-se verificado o maior de todos por ocasião da Revolta Paulista de 1924, agravado pelo falecimento do arquiteto Ramos de Azevedo em 1928, que obrigou o Tribunal a negociar novo contrato em 1929 com sucessores de seu escritório – Ricardo Severo e Arnaldo Dumont Vilares - através da Diretoria de Obras Públicas do Estado, sob a fiscalização do Dr. H. Forense, igualmente prorrogado em 26 de abril de 1931. Atualmente funcionam no palácio as salas de julgamento da segunda instância paulista, além de toda a estrutura administrativa de cúpula do judiciário paulista.
A primeira sede do Tribunal de Justiça e levava o nome de Tribunal da Relação da Província de São Paulo e foi criada no dia 06 de agosto de 1873, pelo decreto de número 2.542. Nessa época, o Tribunal ficava localizado na Rua da Boa Vista, próximo das Rua 3 de Dezembro e a Rua 25 de Março. O número de funcionários ainda era reduzido até o momento: eram apenas sete desembargadores. Devido ao alto crescimento demográfico na região e da ampliação do judiciário do estado de São Paulo, houve a necessidade de edificar uma sede que abrigasse o Tribunal. 
Na época, quem presidia o tribunal era o conselheiro Tristão de Alencar Araripe. Ele ocupou o cargo de presidente até o dia 2 de maio de 1874, quando o desembargador José Norberto dos Santos assumiu o posto. Justiniano Baptista Madureira foi a última pessoa a ser nomeada desembargador do Tribunal no período da Monarquia, antes da proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889. Com a promulgação da Constituição brasileira de 1891, surgiu o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, através do Decreto número 2 do dia 1 de dezembro. Nesse mesmo ano, mais especificamente no dia 18 de novembro, houve a criação da Organização Judiciária através da lei de número 18. Essa lei estabeleceu que o presidente do Estado de São Paulo ficava responsável pelo Tribunal de Justiça.
O edifício do Palácio da Justiça teve a pedra solenemente lançada no dia 24 de agosto de 1920, que ficava localizada em frente à Rua Onze de Agosto. Apesar da pedra só ter sido lançada nessa data, a ideia da realização do projeto já era incubida em junho de 1911 pelo então Secretário da Justiça e da Segurança Pública Washington Luís, que anos mais tarde se tornou o décimo terceiro presidente do Brasil. Após 13 anos de construção a contar a partir do lançamento da pedra, a instalação foi finalmente concluída, sendo inaugurada em 2 de janeiro de 1933.
Quem ficou responsável pelo projeto arquitetônico do edifício foi o arquiteto Ramos de Azevedo, que supervisionou a obra até o ano de sua morte, em 1928. Após a fatalidade, assumiram as obras Ricardo Severo e Arnaldo Villares. Os operários que participaram da construção do prédio eram em sua maioria imigrantes vindos da Itália e da Espanha. Durante o desenvolvimento da obra, Ramos contou com o apoio de Domiziano Rossi, que projetou o Palácio baseando-se no Palácio da Justiça de Calderini, localizado na cidade de Roma, na Itália. 
Após 13 anos de construção a contar a partir do lançamento da pedra, a instalação foi finalmente concluída, sendo inaugurada em 2 de janeiro de 1933. Devido à demora na finalização do projeto, a população passou a ficar cética e pessimista em relação à concretização do prédio, tanto que a construção acabou sendo apelidada pelo povo de “sinfonia inacabada”. O atraso nas obras era justificado pela verba escassa que era concedida anualmente pelo governo. Contudo, após os incentivos que recebeu, o edifício finalmente conseguiu ficar pronto em 1933. 
O edifício foi o pioneiro na utilização de estruturas metálicas e a fachada teve como inspiração o Palácio da Justiça de Roma. adotando elementos não clássicos, o edifício conta com acabamentos luxuosos e ornamentos de elementos como cariátides e símbolos do judiciário. A maioria dos operários empregados na construção do prédio eram imigrantes italianos e espanhóis.
A presença de grandes espaços no prédio tornou a obra pioneira no uso de estruturas metálicas. Seu espaço externo é tratado com parcimônia e a fachada do prédio foi inspirada no Palácio da Justiça de Roma, com acabamentos luxuoso e elementos decorativos como cariátides e ícones do judiciário. O espaço interno conta com painéis, vitrais, murais e pinturas. O estilo arquitetônico - tanto o interno quanto o das fachadas - é renascentista. Esse tipo de arquitetura de renascença está expresso sobretudo nas salas de tribunal e nos gabinetes de magistrado. 
A cerimônia de inauguração do Palácio da Justiça ocorreu no dia 2 de janeiro de 1933, em uma solenidade. A sessão contou com a participação do ministro Urbano Marcondes de Moura, que foi responsável por realizar o discurso oratório, fazendo suas observações sobre o Palácio, muitas vezes em um tom de lirismo.
O edifício foi tombado pelo Governo do Estado.
Passado um tempo logo após a sua inauguração e da admiração pela sua estrutura ampla e luxuosa, o Palácio da Justiça começou a enfrentar um período de dificuldades, devido sobretudo ao grande crescimento da cidade de São Paulo. O resultado disso foi a superlotação da sede do Tribunal. A situação estava ficando cada vez mais preocupante, tanto que, em 1946, o então presidente do tribunal Mário Guimarães fez um pronunciamento a fim de anunciar a situação pela qual passava o espaço do Palácio, que ficava cada vez mais lotado. 
Na época, o Palácio estava tão cheio de pessoas que até mesmo os seus banheiros foram utilizados como escritórios para trabalho. Para livrar o edifício desse urgente quadro de superlotação, foram tomadas providências, como o projeto de construção de um outro prédio ao lado, que funcionaria como uma extensão do Palácio e levaria o nome do Mestre João Mendes. No entanto, iria demorar até que a construção acabasse e era preciso tomar uma atitude com urgência. Sendo assim, Dr. Ulpiano da Costa Manso, secretário do Tribunal, propôs que a Justiça de Primeira Instância fosse transferida para um outro prédio alugado nas proximidades do Palácio. A proposta foi autorizada e o prédio foi alugado. No entanto, os advogados e juízes realocados foram instalados em condições precárias, gerando irritabilidade e insatisfação.
Esse período difícil foi superado quando as obras do outro edifício finalmente foram concluídas, inaugurando-se o novo prédio, que era ampla e bem iluminada. A inauguração da nova casa foi acompanhada de uma novidade: a partir daquele momento, a Justiça passou a se tornar descentralizada, já que foram criadas Varas que ficavam localizadas nos bairros da cidade.
Ao entrar no Palácio da Justiça, os visitantes já podem se deparar com as coberturas de mármore e granito que revestem os seus pisos. Dentro do edifício, mais precisamente no quinto andar, encontramos a Sala dos Retratos, lugar onde estão expostas imagens de todos aqueles que já foram presidentes do Tribunal de Justiça. Atualmente, nesse local ocorrem as sessões ordinárias das câmaras de julgamento. Antigamente, ali eram realizados processos seletivos para o ingresso na magistratura e exames do Ministério Público. 
O saguão central do Palácio é conhecido como Salão dos Passos Perdidos e é por onde os visitantes podem ter acesso às demais dependências do edifício. Esse hall funcionava antigamente como o local de espera para os visitantes que iam participar dos julgamentos. O Salão Nobre ou “Sala Ministro Manoel da Costa Manso”, é um espaço utilizado para as eleições, reuniões do Conselho da Magistratura, posses de juízes, entre outras atividades. A sala leva esse nome em homenagem a Manoel da Costa, que foi presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo entre 1931 e 1933. 
Por último, está o Plenário do Júri, que é o local onde acontecem atualmente alguns eventos realizados pela Magistratura, além de também ocorrer concursos e palestras. Ele possui um aspecto de decoração com características renascentistas, principalmente no teto. Nesse espaço, ocorreram importantes processos de julgamento como o do ex-policial militar Florisvaldo de Oliveira, mais conhecido como Cabo Bruno, e do cantor e músico Lindomar Castilho, que foi condenado a sete anos de prisão por assassinar a sua segunda esposa.


Panorama da Urca, Rio de Janeiro, Brasil

Panorama da Urca, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Foto Postal Colombo N. 92
Fotografia - Cartão Postal

Avenida Afonso Pena, 1942, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil


Avenida Afonso Pena, 1942, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Belo Horizonte - MG
N. 17
Fotografia - Cartão Postal

Abrigo da Praça XV de Novembro, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil


Abrigo da Praça XV de Novembro, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia - Cartão Postal

Parque e Fonte, Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil

Parque e Fonte, Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil
Poços de Caldas - MG
Fotografia - Cartão Postal

Filosofia de Internet - Humor


Filosofia de Internet - Humor
Humor