quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Monumento a Giuseppe Garibaldi, Parque Jardim da Luz, São Paulo, Brasil



Monumento a Giuseppe Garibaldi, Parque Jardim da Luz, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia



Feita pelo o escultor romano Emilio Gallori, o busto do parque Jardim da Luz foi feito em homenagem a Giuseppe Garibaldi, herói da Revolução Farroupilha. Inaugurada em 1910 por Olavo Bilac, a obra era tida na época como a única arte escultórica de São Paulo. O local foi o centro de várias festas de famílias italianas, muito comuns na região central da cidade, em homenagem ao herói conterrâneo.
No busto também está escrita a frase “Braccio eroico per la liberta del popoli cuore magnanimo perogni piu umana aspirazione di sociale giustizia”, que no português significa algo como “Braço heroico pela liberdade do coração dos povos, magnânima a aspiração humana para a justiça social”.

Selo "Inverted Jenny", 1918, Estados Unidos


Selo "Inverted Jenny", 1918, Estados Unidos
Selo


Alguns selos com variedades e erros de impressão ficam conhecidos no mundo inteiro, principalmente quando esses selos são negociados em leilões e alcançam cifras altas, considerando-se os valores das variedades no mercado filatélico. Uma destas variedades conhecidas no mundo filatélico é o selo Jenny 24 cents (Scott C-3a), selo bicolor, impresso com a moldura na cor vermelha e o centro (avião) na cor azul. As folhas foram impressas em duas etapas, primeiro a moldura e posteriormente o centro com a figura do avião. Essa “ida” para impressão em duas etapas possibilitou o surgimento da variedade “avião invertido”. Em 12 de maio de 1918, o serviço postal americano colocou em circulação a primeira série de selos para o correio aéreo, que mostrava um avião modelo Curtiss JN-4, conhecido também como Jenny, nos valores faciais de 6, 16 e 24 cents (Scott C-1/3). O Jenny foi um aparelho de treinamento da 1ª Guerra Mundial. Das folhas de selos de 24 cents, cerca de 70% da produção foi impressa com um erro: a imagem do avião apareceu de “cabeça para baixo”, mundialmente conhecido como Jenny Invertido. Com exceção de 100 unidades (uma folha), toda a produção foi recolhida antes de chegar aos postos de venda. A cor vermelha da moldura e azul para o avião do Jenny 24 cents foram escolhidas em homenagem às cores da bandeira dos Estados Unidos. O comprador e descobridor da folha conhecida como "Jenny Invertido" (o nome "Jenny" deriva do apelido do avião Curtiss JN-4) foi William T. Robey. Robey comprou a folha completa com 100 selos invertidos em uma agência postal de Washington, no dia 14 de maio de 1918, o segundo dia de venda do selo. Logo depois, para evitar que os agentes do governo, que faziam um enorme esforço para confiscar a folha, Robey vendeu a folha inteira para um comerciante da Filadélfia, Eugene Klein, por 15.000 dólares. Klein a vendeu para Col. Edward H. R. Green por 20.000 dólares. Green, junto com Klein, então dividiram a folha em selos isolados e em blocos e venderam todos, menos alguns blocos em posições chaves na folha (margem, canto, etc.). No ano de 2005 uma quadra do Jenny invertido foi negociada em um leilão pela bagatela de U$ 2.700.000,00. Em 2006, durante as eleições estaduais, um eleitor norte americano da Flórida jogou fora uma fortuna, selando o envelope que continha a cédula de votação com um exemplar do Jenny Invertido e outros dois selos do início do século XX. Além de perder a valiosa peça filatélica, o eleitor ainda teve o seu voto anulado, pois não mencionou o remetente. O selo então foi incorporado ao governo, tornando-se sua propriedade.

Pingente Dourado com Selo "Inverted Jenny", Estados Unidos


Pingente Dourado com Selo "Inverted Jenny", Estados Unidos
Selo


Uma cópia do famoso avião invertido (Inverted Jenny) de 1918 foi oferecida pelo coronel Edward Green à sua esposa Mabel, apresentado dentro de um pingente dourado. 
Edward Green queria homenagear a mulher no seu aniversário com algo diferente.
Quando o coronel morreu, sua irmã herdou sua fortuna, mas Mabel conseguiu conservar seu medalhão até a sua morte em 1950. Está joia única foi posta à venda pela primeira vez em 2002 e depois pela segunda vez em 2009, sem sucesso.

Jardim Municipal, Cidade do Funchal, Ilha da Madeira, Portugal


Jardim Municipal, Cidade do Funchal, Ilha da Madeira, Portugal
Cidade do Funchal - Ilha da Madeira - Portugal
Fotografia - Cartão Postal


Segundo os antigos cronistas, a designação de Funchal deve-se aos primeiros povoadores que, ao desembarcar neste lugar, depararam com a grande abundância de funcho, uma erva bravia com cheiro adocicado, que abundantemente vegetava no vale, na área do primitivo burgo.
O povoamento iniciou-se em 1424, quando a ilha da Madeira foi dividida em duas capitanias. A capitania do Funchal coube a João Gonçalves Zarco que aqui se fixou com os seus familiares. Devido à sua posição geográfica, à existência de um bom porto marítimo e à produtividade dos seus solos, desde cedo constituiu-se num importante núcleo de desenvolvimento da ilha.
A povoação recebeu o primeiro foral entre 1452 e 1454, sendo elevada a vila e a sede de concelho. Pouco depois, em 1508 foi elevada a cidade.
Entre os acontecimentos marcantes no concelho podem-se mencionar o ataque de corsários franceses em 1566, sob o comando de Bertrand de Montluc, gentil-homem da corte de Carlos IX de França e filho segundo do marechal Blaise de Montluc. No mês de setembro, embarcou em Bordéus uma força de cerca de mil e duzentos homens, em três navios de alto-bordo e oito embarcações menores. A armada saqueou o Porto Santo, notícia que logo passou à Madeira, levando as vilas de Machico e de Santa Cruz a armarem-se para a eventualidade. No Funchal, por determinação do então governador, Francisco Gonçalves da Câmara, não se tomou qualquer tentativa que fosse considerada como hostil.
A armada, entretanto, ancorou na praia Formosa, desembarcando uma força de cerca de 800 homens, que marchou sobre a cidade em três colunas, sem encontrar resistência até à ponte de São Paulo. Na altura da ponte foram confrontados por uma pequena força da fortaleza, com algumas peças de artilharia de pequeno calibre, que em pouco tempo debandaram. Na altura da rua da Carreira, foram combatidos por um pequeno grupo de franciscanos, que foi rapidamente abatido. A fortificação do Funchal foi então assaltada pelo lado de terra, onde a condição de defesa era precária e, sem que se conseguissem reposicionar as pesadas peças apontadas para o mar, sucumbiu. A cidade sofreu então um violento saque de quinze dias, a que quase nada escapou.
Após esse episódio, no ano seguinte era remetido para o Funchal o arquiteto militar Mateus Fernandes (III), tendo se procedido a partir de então a uma profunda modificação do sistema defensivo da cidade. A visão desse profissional encontra-se registada no chamado "Mapa de Mateus Fernandes" (1573), considerado a mais antiga planta conhecida do Funchal. De cariz militar, esse documento enfatiza as defesas da cidade, com vistas ao planeamento de uma vasta fortificação para o morro da Pena.
No século século XVII assinala-se a instalação de comerciantes vinícolas britânicos que modificaram os modos de vida, a morfologia arquitetônica e o desenvolvimento económico da cidade. Algumas personalidades marcantes que passaram pelo Funchal foram: Isabel de Wittelsbach, imperatriz da Áustria e rainha da Hungria, mais conhecida como Sissi, a imperatriz da Áustria (1837 - 1898) que procurou esta cidade por motivos de lazer e de saúde, Carlos Iimperador da Áustria e rei da Hungria, marechal polaco Józef Piłsudski para recuperar a sua saúde, Winston Churchill que passou pelo Funchal de férias onde pintou alguns quadros, Fulgêncio Batista que fez uma escala no Funchal para o exílio em Espanha. Por causa de sua posição estratégica, o porto e a cidade do Funchal foram atacados durante a Primeira Guerra Mundial.

Avenida Guararapes, 1952, Recife, Pernambuco, Brasil


Avenida Guararapes, 1952, Recife, Pernambuco, Brasil
Recife - PE
Fotografia

Cais Martins de Barros, Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo, Recife, Pernambuco, Brasil



Cais Martins de Barros, Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo, Recife, Pernambuco, Brasil
Recife - PE
Stúdio Edson
Fotografia - Cartão Postal

Vista Geral do Hotel Quitandinha, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil


Vista Geral do Hotel Quitandinha, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
Petrópolis - RJ
Foto Postal Colombo N. 17
Fotografia - Cartão Postal

Praça Saldanha Marinho e Avenida 10 de Novembro, Atual Avenida Guararapes, Recife, Pernambuco, Brasil



Praça Saldanha Marinho e Avenida 10 de Novembro, Atual Avenida Guararapes, Recife, Pernambuco, Brasil
Recife - PE
Fotografia - Cartão Postal


Projetada nos anos 20 pelos famosos engenheiros Domingos Ferreira e José Estelita, o conjunto arquitetônico da Avenida Guararapes se transformou em um belo cartão postal do Recife.
Tendo de um lado o prédio dos Correios e Telégrafos e do outro o Edifício Trianon, a Avenida Guararapes marcou época por ter sido o primeiro projeto urbanístico do Centro do Recife onde o transporte urbano de massas havia sido contemplado. A ideia de Domingos Ferreira era a de fazer da avenida a artéria central da cidade, ainda com pouco movimento.
De lá para cá, a Avenida Guararapes viveu vários momentos marcantes, como por exemplo as famosas chuvas de papel nas grandes passeatas (“Diretas Já” e no “Fora Collor”), e mais ainda, com o fechamento para os desfiles do Galo da Madrugada, quando ganha uma bela decoração.
Atualmente, pouca coisa mudou no que tange aos edifícios. De um lado ainda temos o prédio dos Correios e do outro o Edifício Trianon ainda mantém sua marca distribuído em nove prédios. Um deles pertence à Caixa Econômica Federal e os outros oito pertencem a duas instituições de ensino superior, concorrentes entre si.
Mas, infelizmente, a Avenida Guararapes ficou com os prédios do Trianon abandonados por quase vinte anos, chegando inclusive a virar moradia de sem-tetos.
Apesar de atualmente termos os edifícios ocupados, o cenário da Avenida Guararapes é de completo abandono por parte do Poder Público. A Prefeitura simplesmente esqueceu o cartão postal da cidade e a nossa principal avenida se transformou em um retrato da baderna que virou o Centro do Recife.
Além do lastimável estado de conservação, o pior é a desordem do comércio ambulante, que já possui até barracas fixas, sendo que de noite, muitas destas barracas viram pontos de venda de drogas, deteriorando ainda mais o lugar. Isso sem falar no enorme sanitário público que se transformou suas laterais.
Tornou-se um retrato fidedigno do estado de desordem e falta de cuidado vigente em nosso país...

Avenida 10 de Novembro, Atual Avenida Guararapes, Recife, Pernambuco, Brasil


Avenida 10 de Novembro, Atual Avenida Guararapes, Recife, Pernambuco, Brasil
Recife - PE
N. 230
Fotografia - Cartão Postal


Ponte Marechal Hermes, Circa 1927, Pirapora e Buritizeiro, Minas Gerais, Brasil - Reginald Gorham




Ponte Marechal Hermes, Circa 1927, Pirapora e Buritizeiro, Minas Gerais, Brasil - Reginald Gorham
Pirapora / Buritizeiro - MG
Acervo Biblioteca Nacional
Fotografia