quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Praça Saldanha Marinho e Avenida 10 de Novembro, Atual Avenida Guararapes, Recife, Pernambuco, Brasil



Praça Saldanha Marinho e Avenida 10 de Novembro, Atual Avenida Guararapes, Recife, Pernambuco, Brasil
Recife - PE
Fotografia - Cartão Postal


Projetada nos anos 20 pelos famosos engenheiros Domingos Ferreira e José Estelita, o conjunto arquitetônico da Avenida Guararapes se transformou em um belo cartão postal do Recife.
Tendo de um lado o prédio dos Correios e Telégrafos e do outro o Edifício Trianon, a Avenida Guararapes marcou época por ter sido o primeiro projeto urbanístico do Centro do Recife onde o transporte urbano de massas havia sido contemplado. A ideia de Domingos Ferreira era a de fazer da avenida a artéria central da cidade, ainda com pouco movimento.
De lá para cá, a Avenida Guararapes viveu vários momentos marcantes, como por exemplo as famosas chuvas de papel nas grandes passeatas (“Diretas Já” e no “Fora Collor”), e mais ainda, com o fechamento para os desfiles do Galo da Madrugada, quando ganha uma bela decoração.
Atualmente, pouca coisa mudou no que tange aos edifícios. De um lado ainda temos o prédio dos Correios e do outro o Edifício Trianon ainda mantém sua marca distribuído em nove prédios. Um deles pertence à Caixa Econômica Federal e os outros oito pertencem a duas instituições de ensino superior, concorrentes entre si.
Mas, infelizmente, a Avenida Guararapes ficou com os prédios do Trianon abandonados por quase vinte anos, chegando inclusive a virar moradia de sem-tetos.
Apesar de atualmente termos os edifícios ocupados, o cenário da Avenida Guararapes é de completo abandono por parte do Poder Público. A Prefeitura simplesmente esqueceu o cartão postal da cidade e a nossa principal avenida se transformou em um retrato da baderna que virou o Centro do Recife.
Além do lastimável estado de conservação, o pior é a desordem do comércio ambulante, que já possui até barracas fixas, sendo que de noite, muitas destas barracas viram pontos de venda de drogas, deteriorando ainda mais o lugar. Isso sem falar no enorme sanitário público que se transformou suas laterais.
Tornou-se um retrato fidedigno do estado de desordem e falta de cuidado vigente em nosso país...

Nenhum comentário:

Postar um comentário