quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Viaduto Boa Vista, São Paulo, Brasil


Viaduto Boa Vista, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Foto Postal N. 44
Fotografia - Cartão Postal


Este pequeno viaduto de linhas Art Déco foi inaugurado em 1932, pouco antes do início da Revolução Constitucionalista. Projetada pelo engenheiro francês B. Gaucherry e pelo arquiteto Oswaldo Bratke, a obra facilitou a circulação de bondes, pois permitia a ligação entre a região do atual Pátio do Colégio e das ruas Florêncio de Abreu e Santa Ifigênia, passando por cima da Ladeira General Carneiro.
Foi no local onde hoje está o Viaduto Boa Vista, que aconteceram as primeiras exibições de filmes em São Paulo. Apesar de não haver ali nenhum cinema, o fotógrafo George Renouleou e o ilusionista Faure Nicolay, ambos franceses e de passagem por São Paulo, projetaram os primeiros filmes em 1896 e 1897 respectivamente, nas dependências do Teatro Apolo. O local passou a ser ocupado posteriormente pelo Teatro Santana, demolido em 1912 para construção do Viaduto Boa Vista.
O nome emprestado pela Rua ao Viaduto Boa Vista, se dá em função da belíssima vista panorâmica que se tinha ao lado direito do Viaduto (no sentido do trânsito), do vale do rio Tamanduateí, hoje canalizado.
A Rua Boa Vista, que tem início no viaduto, já foi o centro financeiro de São Paulo.
O painel conhecido como “Impostômetro” fica no Viaduto Boa Vista. É um painel ao alto, no final do Viaduto, onde ficam registrados a quantidade de tributos federais, estaduais e municipais arrecadados. A iniciativa é da Associação Comercial de São Paulo e tem como objetivo deixar o contribuinte consciente da arrecadação, estimulando que acompanhe e cobre dos seus governantes, o bom uso destes recursos. O Impostômetro virou atração turística da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário