Ferrari GTC4Lusso, Itália - Jeremy Clarkson
Fotografia
Eu nunca li a Bíblia. Eu tentei, mas, depois de um tempo, perdi
a vontade de viver. E é a mesma coisa com Shakespeare. Você sabe que ninguém
vai falar “protejam o perímetro” e, mesmo que alguém dissesse, levaria quatro
horas para expressar isso. E você precisaria de um professor por perto para
explicar o que eles estavam falando.
Mas, quando se trata de literatura que é impossível de entender
ou digerir, não há como superar um comunicado de imprensa da Ferrari. Deixe-me
dar um exemplo. “A cabine sofisticada e refinada foi projetada completamente em
função dos seus ocupantes.”
Sério? Eu pensava que ela tinha sido projetada parcialmente em
função dos ocupantes e parcialmente para o carrinho do vendedor de
cachorro-quente.
Agora o comportamento dinâmico: “O sistema 4RM Evo é mais
preciso do que nunca. Em particular, o gerenciamento do torque frontal foi
melhorado em todas as situações, mas especificamente em termos da vetorização
de torque baseada no SS4”.
Esse tipo de conversa fiada pode funcionar bem em uma
conferência de tubulações industriais, mas é sobre uma Ferrari que estamos
falando. E não há espaço nesse mundo para tecnobaboseira árida de engenharia. A
Ferrari precisa entender isso. Eu não preciso de infindáveis páginas de
Shakespeare com discursos militares. Porque a foto que acompanha o texto diz
muito mais.
A foto que veio no comunicado de imprensa era de um carro tão
lindo que me perseguiu à noite. Ela é chamada de GTC4Lusso, e sua melhor
descrição seria uma perua esportiva de três portas. Eu sou fanático por carros
assim. Nunca houve um ruim. O Lancia HPE, o Volvo P1800 ES e o Reliant
Scimitar. Todos eram tremendos, mas essa Ferrari superou a turma toda.
É o carro mais bonito que já vi na vida. Eu pus a foto na
parede do meu escritório e passei um longo tempo contemplando-a. E deixei a
equipe de produção maluca, imaginando razões idiotas para colocá-la na próxima
temporada de The Grand Tour. Eles diziam que deveríamos fazer algo sobre
hatches e eu sugeri a Ferrari. Eu a sugeri para tudo. E fui voto vencido
sempre.
E posso entender o porquê. Este carro é o substituto da velha
FF, que era uma porcaria. Ou, como um funcionário de alto escalão da Ferrari
colocou: “É, não foi nosso melhor momento”. Eu a testei em um lago congelado na
Suécia, e não consegui acreditar como ela perdia em todos os aspectos para o
Bentley Continental GT, bem mais barato.
Também não podia crer que sua tração 4×4 fosse tão
desnecessariamente complicada. Porque as rodas traseiras são impulsionadas por
um eixo vindo da parte de trás do motor e as da frente recebem potência do
outro eixo, que sai da frente do propulsor.
Ou seja, ela precisava de duas caixas de câmbio. Depois das
portas do BMW Z1, foi a solução técnica mais complexa para um problema que não
existia. E não funcionou.
Meu colega James May conhece a FF bem e não acredita que ela
tem tração nas quatro rodas. Ele até olhou por baixo, mas ainda não consegue
entender a coisa. De fato, ele foi quem bateu o pé mais forte para que a
substituta da FF não aparecesse no nosso programa. Nunca.
Tentei explicar que a GTC4Lusso tem uma versão V8 e com tração
só em duas rodas. Não adiantou: perdi a discussão. E agora estou bastante
feliz.
Eu pedi emprestada a versão V12 com tração integral e não podia
esperar por esse dia. Eu queria muito vê-la ao vivo. Para ver se ela era tão
linda quanto na foto. E fiquei um pouco decepcionado: ela foi deixada em um
pequeno estacionamento perto de casa e eu não conseguia me afastar o suficiente
para ver todas suas linhas de uma só vez.
Mas isso não era problema. Eu ia para o interior da Inglaterra,
onde haveria vários espaços para observá-la em toda sua glória. Mas foi por
pouco. Como esse carro é grande! Se quiser ver a macchina inteira, você terá de
estacioná-la no campo e andar para longe por uns 10 minutos.
O que é estranho é que ela tem basicamente a mesma carroceria
da velha e terrível FF. Mas alguns poucos retoques inteligentes na grade, nas
aberturas da asa dianteira e nas rodas a transformaram.
O interior é igualmente sensacional – talvez porque tenha sido
projetado com os ocupantes em mente. Sim, ela tem os problemas de sempre das
Ferrari. Os botões das luzes, dos limpadores e dos piscas estão no volante.
Mas – e adorei isso – há um segundo painel na frente do
passageiro. Ele também permite escolher se quer que seja exibido o conta-giros,
o GPS ou um milhão de outras coisas. É brilhante.
Bem, mas vamos parar um momento para rir do preço. A versão
básica custa 230.430 libras (R$ 1 milhão), mas o carro de teste tinha alguns
opcionais. Apple CarPlay por 2.400 libras; pinças de freio azuis a 1.178;
cobertura para a soleira da porta em carbono por 4.992 e um teto de vidro por
11.520 libras (R$ 50.700). Ha ha ha ha!
Então, como é dirigi-la? Na verdade, não tão empolgante quanto
você poderia imaginar. É claro, com um V12 de 6,3 litros, ela não é lerda, e
sendo uma Ferrari também não é sem graça. Mas não é excepcional.
Não faz com que os pelos da nuca fiquem de pé. Dito isso, na
cidade ela é dócil e silenciosa – ao contrário de todas a pessoas atrás de
você, que estão bravas e buzinando porque você está dando ré de novo, pois seu
carro é largo demais.
Se você for membro de um clube de esqui e precisa de uma
Ferrari porque ela faz parte do uniforme, seria tentador comprar uma GTC4Lusso.
Afinal, ela tem tração nas quatro rodas. Mas nunca fui a uma estação de esqui
onde ela pudesse se encaixar. Aspen, talvez.
E se você não vive em uma estação de esqui, por que iria querer
um sistema de tração nas quatro rodas que só funciona realmente a 6 km/h na
neve? Não, você não iria.
Você compraria a versão V8 sem tração integral. Mas essa tem o
mesmo tamanho, então voltamos à estaca zero. Existem alguns poucos lugares na
terra em que um carro desse tamanho funciona: Dubai, Los Angeles e, bem…
Provavelmente o melhor, então, é não pensar nela como um carro.
Mas como um ornamento de jardim. A escultura mais linda de todos os tempos. E
isso é o que eu faria: pouparia o dinheiro dos acessórios e o gastaria em um
pedestal.





























