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sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
Bondinho de Monte Serrat / Elevador de Monte Serrat, Santos, São Paulo, Brasil
Bondinho de Monte Serrat / Elevador de Monte Serrat, Santos, São Paulo, Brasil
Santos - SP
Preising N. 445
Fotografia - Cartão Postal
São quatro minutos de pura emoção, subindo de bondinho os 147 metros da encosta do Monte Serrat rumo ao topo, onde estão o antigo cassino e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, construído há mais de 400 anos. Para completar, uma escadaria com 402 degraus e 14 nichos reproduzindo cenas da Via Sacra, inaugurados entre 1939 e 1941, e uma vista de 360 graus da cidade, de tirar o fôlego - é possível ver também parte dos municípios de São Vicente, Cubatão e Guarujá.
O Monte Serrat é parte importante da história santista, pois servia de abrigo à população quando a então vila era invadida por piratas. Em um desses ataques, em 1614, os invasores acabaram soterrados e o milagre, atribuído a Nossa Senhora, tornou-a padroeira da cidade em 1955.
Vista Aérea do Centro, Jundiaí, São Paulo, Brasil
Vista Aérea do Centro, Jundiaí, São Paulo, Brasil
Jundiaí - SP
Foto Postal Colombo N. 32
Fotografia - Cartão Postal
Edifício Curti / Hotel e Cine São Paulo, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil
Edifício Curti / Hotel e Cine São Paulo, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil
São José do Rio Preto - SP
Foto Alemã
Fotografia - Cartão Postal
O Edifício Curti começou a ser construído em 1939 pelos irmãos Francisco e Antônio Curti, na confluência das ruas Bernardino de Campos e Silva Jardim. Inaugurado em 25 de janeiro de 1941, o prédio abrigava o Hotel e o Cine São Paulo. O filme de inauguração foi "Correspondente Estrangeiro", mas o maior furor foi a sessão seguinte: "E o Vento Levou", que ficou meses em cartaz, trazendo gente de toda região. Para anunciar o evento, foi estendida uma faixa que atravessou por toda rua Bernardino. Foi ali também que aconteceu a primeira reunião e a elaboração da ata de fundação do América Futebol Clube. Em 1993, funcionando com o nome de Cine Curti, o cinema fez pela última vez a projeção do primeiro filme sobre Jesus Cristo, o histórico "Vida, Paixão e Morte de Cristo", de 1902.
Para a nossa sorte, o escritor e professor Romildo Sant'Anna estava lá e registrou o acontecimento com uma câmera VHS. Inclusive foi até a cabine de projeção, mostrando a película original sendo projetada. A Rio Preto em Foco Filmes produziu em 2012 um documentário percorrendo todo o interior do edifício. Hoje ele está meio escondido entre os "arranha-céus" do centro da cidade, mas continua ali, impávido colosso.
Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, Salvador, Bahia, Brasil
Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, Salvador, Bahia, Brasil
Salvador - BA
Fotografia - Cartão Postal
A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, ou Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, construída entre 1739 e 1849 no local onde havia uma capela de taipa de pilão erigida em 1549, é uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, no Brasil. Sua primeira igreja foi feita por determinação do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa. Sua atual construção, em estilo barroco, foi feita toda em pedra lioz trazida de Portugal. Sua elevação a sacrossanta basílica se deu em 1946. O papa Pio XII declarou Nossa Senhora da Conceição padroeira única e secular da Bahia. Recebeu o título de basílica menor por meio da carta apostólica "Coruscantis sideris", de 7 de outubro de 1946, do papa Pio XII. Se localiza próximo ao Elevador Lacerda e ao Mercado Modelo, sendo muito visitada pelos turistas.
Ponte Internacional Barão de Mauá, Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil
Ponte Internacional Barão de Mauá, Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil
Jaguarão - RS
Fotografia
A Ponte Internacional Barão de Mauá - tombada pelo Iphan, em 2011 - é o primeiro bem binacional reconhecido pelo Mercosul Cultural e recebeu o Certificado de Patrimônio Cultural das autoridades brasileiras e uruguaias, em maio de 2015, em Jaguarão (RS). O monumento localiza-se na região fronteiriça Brasil - Uruguai e está sob a responsabilidade da Comissão Binacional para Gestão da Ponte Barão de Mauá, na Prefeitura Municipal de Jaguarão, conforme acordo firmado entre o Iphan e a Comissão de Patrimônio Cultural do Uruguai.
Liga as cidades de Jaguarão (Rio Grande do Sul) e Rio Branco (Uruguai) e foi declarada Monumento Histórico Nacional, pelo Uruguai, em 1977. A Ponte possui valor associado a processos históricos vinculados aos movimentos de autodeterminação ou expressão comum da região perante o mundo, e representa os esforços de união regional e está diretamente relacionado às referências culturais compartilhadas pelos dois países.
No início de seu povoamento, a vila Jaguarão era palco de disputas e batalhas entre as coroas de Portugal e Espanha, durante o período conhecido como União Ibérica (1580-1640), o que deu à cidade uma atmosfera militar. Esse também foi o período de descobertas das primeiras minas de prata na região andina e de um grande movimento de viajantes na região.
No entanto, apesar das disputas, a população sempre transitou entre os dois lados do rio Jaguarão. A Ponte foi financiada pelo Uruguai em decorrência de uma dívida de guerra com o Brasil e construída entre 1927 e 1930. Naquela época, era a maior obra de infraestrutura em concreto armado sendo erguida na América do Sul e a primeira deste tipo construída entre os países da região para aproximá-los política, econômica e culturalmente.
Ponte Internacional Barão de Mauá, Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil
Ponte Internacional Barão de Mauá, Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil
Jaguarão - RS
Fotografia - Cartão Postal
A Ponte Internacional Barão de Mauá é uma ponte sobre o rio Jaguarão, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. A ponte liga as cidades de Jaguarão, no lado brasileiro, e Rio Branco, no lado uruguaio.
Foi construída entre 1927 e 1930, depois de um tratado firmado em 1918 entre os dois países para pagamento de dívida de guerra.
É o primeiro bem binacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reconhecido como primeiro patrimônio cultural do Mercosul.
A ponte mede 2.113 metros de comprimento, sendo 340 metros sobre o rio Jaguarão, tendo 12 metros de largura. Na sua parte central existe uma via férrea com duas bitolas ladeada por duas faixas para veículos de três metros cada uma. As faixas possuem ao longo do comprimento calçada para pedestres. Na construção da ponte trabalharam 6.215 operários de diversas nacionalidades, o lado uruguaio da ponte foi tombado em 1977, enquanto o lado brasileiro da ponte foi tombado em 2011.
Vista Geral da Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil
Vista Geral da Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
N. 52
Fotografia - Cartão Postal
Ponte Ferroviária Sobre o Rio Iapó, 28/09/1947, Castro, Paraná, Brasil
Ponte Ferroviária Sobre o Rio Iapó, 28/09/1947, Castro, Paraná, Brasil
Castro - PR
Fotografia - Cartão Postal
Vista Geral e Escola Barnabé, Santos, São Paulo, Brasil
Vista Geral e Escola Barnabé, Santos, São Paulo, Brasil
Santos - SP
N. 20
Fotografia - Cartão Postal
Estádio Municipal, Pacaembu, São Paulo, Brasil
Estádio Municipal, Pacaembu, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotolabor N. 80
Fotografia - Cartão Postal
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