terça-feira, 5 de maio de 2020

Agência Oficial de Colocação e Trabalho, São Paulo, Brasil


Prédio original


Prédio em 2010


Prédio estado atual

Agência Oficial de Colocação e Trabalho, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Na Agência Oficial de Colocação, os imigrantes recém-chegados eram designados para as regiões que necessitavam de trabalhadores no estado de São Paulo.
A Agência localizava-se lateralmente à antiga Hospedaria dos Imigrantes, atual Museu da Imigração.
Por lá passaram imigrantes de várias nacionalidades, além de muitos brasileiros, especialmente do Nordeste, castigados pela seca, que migravam em busca de melhores condições. 



Cassino da Urca, Rio de Janeiro, Brasil




Cassino da Urca, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Foto Postal Colombo N. 78
Fotografia - Cartão Postal

Era 30 de abril de 1946, pouco depois de assumir a presidência da República, o general Eurico Gaspar Dutra ordenou o fim dos cassinos em todo território nacional. Terminava assim a glamourosa história do Cassino da Urca.
O Cassino da Urca foi inaugurado em 1933, no prédio onde funcionava o Hotel do Balneário da Urca, construído na época das comemorações do centenário da Independência do Brasil. Antes dele já existiam outros cassinos famosos no Rio de Janeiro: o Cassino Atlântico e o Cassino do Copacabana Palace. Os jogos de azar, que funcionavam apesar de estarem proibidos desde 1917, foram liberados por Getúlio Vargas em casas que tivessem também atrações artísticas. Buscando recriar o luxo dos famosos cassinos estrangeiros, eram grandes centros de entretenimento com restaurantes, bares, salões de baile e teatros. Tiveram grandes estrelas em seus palcos, grandes festas e foram ambientes de relações sociais e políticas importantes.
Os cassinos traziam muitas atrações internacionais, mas também eram mercado de trabalho para uma infinidade de pessoas ligadas à música. Tinham orquestras fixas, vários conjuntos menores e solistas. Absorveram muitos artistas ligados ao rádio e foram incentivo ao mercado fonográfico. Eram muito significativos para o turismo e para toda uma gama de profissionais ligados a ele, não só os artistas.
O Programa do Cassino da Urca demonstra todo um estilo de vida que era gerado em torno dos cassinos, “toda a civilização e progressos mundanos” do Cassino Balneário da Urca. Determinava a moda para que os rapazes se vestissem com Altamiro Passos “o alfaiate das orchestras”; que as moças usassem “Cinta Moderna”, modeladas para se parecem com as beldades que ali se apresentavam; o Whisky que tomavam; as joias que adornavam as mulheres.
Tudo isso desmoronou quando os cassinos fecharam. Apesar da elegância e do glamour dos cassinos, eram muito criticados no seu papel de destruidores de patrimônio e desagregadores de famílias. A imprensa atribuiu a decisão de Dutra de fechar os cassinos à influência de sua mulher, a professora Carmela Dutra, mais conhecida como dona Santinha. Mas, além da primeira-dama, outro inimigo ferrenho da jogatina teve um papel decisivo no desfecho desta história: Carlos Luz, Ministro da Justiça de Dutra, convenceu o Presidente que sua popularidade iria aumentar se proibisse o jogo. Tinha razão, a imprensa da época apoiou o fechamento dos cassinos e ainda conseguiu os aplausos de eleitores de seu adversário Eduardo Gomes, candidato moralista da UDN, que já havia prometido fechar o jogo se eleito.
Da era do glamour restou apenas o Copacabana Palace. O Cassino da Urca ficou fechado até 1954, quando lá se instalou a TV Tupi Na década de 1980 ela foi extinta. Hoje o prédio abriga o Instituto Europeu de Design.

Locomotiva "Baroneza", Rio de Janeiro, Brasil


Locomotiva "Baroneza", Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia

Em 30 de abril de 1854, a Imperial Companhia de Navegação à Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, de Irineu Evangelista de Souza (que era o Barão de Mauá, depois sendo nomeado Visconde de Mauá), inaugurava a 1ª Estrada de Ferro do Brasil, num total de 14 quilômetros, entre o Porto de Mauá e Fragoso. Em 1856, a linha foi estendida até Raiz da Serra e, finalmente, em 1883, estendida até Petrópolis, já com a denominação de Companhia Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará.
Em 30 de abril de 1954, no centenário da ferrovia, o trecho ferroviário de Mauá para Fragoso foi considerado Monumento Histórico Nacional e tombado pela antiga Secretaria de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), que atualmente é denominado Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 1957, o trecho tombado passou a fazer parte do patrimônio da Rede Ferroviária Federal S. A. (RFFSA), e no dia 19 de novembro de 1962, teve o tráfego suspenso no percurso de Mauá para Bongaba.
Em 23 de novembro de 1971, o Jornal Correio da Manhã publicou: “Em Mauá nasceu nossa primeira estrada de ferro” e, neste artigo, o jornal propõe a criação de um museu ferroviário na estação de Guia de Pacobaíba, onde poderiam ficar expostos à visitação.
Em agosto de 1974, a estação de Guia de Pacobaíba e a Casa do Agente (datada de 1916) começam a ser restauradas pela RFFSA. Em 30 de setembro é instalado no local o Museu Guia de Pacobaíba, com a locomotiva número 51, construída em 1880, da Estrada de Ferro Leopoldina, representando a histórica locomotiva Baroneza, já que esta não poderia ficar exposta sob determinadas condições por ser tombada. No entanto, o Museu Guia de Pacobaíba foi fechado em 1977 e seu acervo foi levado para o pátio ferroviário de Engenho de Dentro, onde em 1984 foi criado o Museu do Trem.
A Locomotiva Baroneza foi a primeira do Brasil, construída na Inglaterra, em 1852, por Willian Fair Bairns. A Locomotiva ganhou este nome pelo Imperador Dom Pedro II que, no dia da inauguração da ferrovia e da locomotiva, homenageou a Baronesa de Mauá, Dona Maria Joaquina. A Locomotiva Baronesa possui 7 metros e meio de comprimento, 2.5 metros de largura e 3.40 de altura, pesa cerca de 17 toneladas, é composta de duas rodas-guia de 1.29 metros e uma roda motriz de 1.5 metros, com cilindros de 0,279 milímetros de diâmetro e curso de 381 milímetros, tem duas chaminés, um farol e dois estribos.
Em 1853, trazida da Inglaterra e comprada pelo Barão de Mauá, a Baroneza foi colocada em tráfego no dia 30 de abril do mesmo ano, na Estrada de Ferro de Petrópolis, que Dom Pedro II chamou de Estrada de Ferro Mauá.
Após servir o Imperador Dom Pedro II por muitos anos, a Baroneza foi retirada de tráfego em 1884, voltando a serviço algum tempo depois, para transportar o Rei Alberto da Bélgica em sua visita ao Brasil. A Baroneza, originariamente, pertenceu à Companhia de Navegação à Vapor, passando à propriedade da Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará. Foi incorporada ao acervo da extinta The Leopoldina, mais tarde absorvida pela Rede Ferroviária Federal S. A.
A Baroneza é um dos modelos mais antigos de máquina à vapor que se conhece, tendo sido incorporada ao patrimônio nacional em 20 de abril de 1954, data do seu centenário junto com a Ferrovia, e desativada em 1957, também com a Ferrovia, devido ao surgimento da Rede Ferroviária Federal S. A. A Baroneza, por seu importante papel como pioneira no campo ferroviário do Brasil, também se transformou em um importante marco da história ferroviária mundial.
Atualmente, a Locomotiva está no Museu do Trem, mantida pela RFFSA, localizado no Bairro do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro.

Máximo Postal "Locomotiva Nº 1 Baroneza", 2007, Rio de Janeiro, Brasil


Máximo Postal "Locomotiva Nº 1 Baroneza", 2007, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Série Transportes Ferroviários
Selo



Um máximo postal é uma peça filatélica formada por 3 elementos em plena concordância: selo, cartão-postal e carimbo.
O colecionismo de máximos postais, que tem suas regras próprias dentro da filatelia, é chamado de Maximafilia.
Essas regras encontram-se extensivamente explicadas em artigos do maximafilatelista Agnaldo de Souza Gabriel, que podem ser consultados utilizando-se o menu "Artigos" da página principal desta homepage.
Resumidamente, tendo-se um postal com imagem adequada e concordante com a de um selo postal colado em seu anverso (lado da imagem) e com carimbo comemorativo da emissão, temos um máximo postal. No caso do carimbo ser de simples circulação, isto também é válido, desde que haja concordância de localidade e a data do carimbo esteja dentro do período de validade de comercialização do selo.

Selo "Locomotiva Nº 1 Baroneza", 2002, Rio de Janeiro, Brasil




Selo "Locomotiva Nº 1 Baroneza", 2002, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Selo

Selo “Post Office Mauritius”, Ilhas Maurício





Selo “Post Office Mauritius”, Ilhas Maurício
Ilhas Maurício
Selo

Dentre as maiores raridades mundiais, certamente temos de incluir os famosos “Post Office Mauritius”. Lançado em uma antiga colônia britânica, uma ilha situada a 550 milhas de Madagascar, no Oceano Indico. Foi oficialmente a primeira colônia britânica a usar selo postal adesivo, vindo a ser o 5o. País do mundo a fazê-lo. Quando o governador da ilha desejou fazer o selo postal, procurou uma pessoa que fosse mais capacitada para gravar uma chapa, e a escolha recaiu em J. Barnard, que mesmo não sendo gravador profissional, era o homem mais relacionado com processos de gravação em Port Louis. A crônica filatélica diz que em meio ao trabalho de gravação da chapa, Barnard esquecera as palavras que devia gravar ao lado esquerdo do selo, que deveriam ser, provavelmente, “Post Paid”. Suspendeu a gravação e saiu em direção aos Correios para consultar J. Studart Browningg, o chefe postal, quando na rua avistou o prédio dos correios onde estava escrito “Post Office”. Traído pela memória, voltou imediatamente à bancada de trabalho a abriu a inscrição na chapa: “Post Office”, daí porque os selos ficaram conhecidos como “Post Office Mauritius”. 2 Barnard tinha recebido a encomenda de imprimir 500 selos e ao produzir 350 exemplares vai procurar a autoridade postal para mostrar o trabalho e saber se poderia continuar. Responderam-lhe que completasse o trabalho o mais rápido possível, aumentando a quantidade para 1000 exemplares. É aí que vai entrar na história um capricho de mulher. Lady Gomm, esposa do Governador de Mauritius, deveria dar uma festa a 30 de setembro de 1847 no Palácio do Governador, e desejava expedir convites em envelopes já porteados com os primeiros selos emitidos na ilha. Foi por isso que os selos foram postos à venda em 20 ou 21 de setembro. Foi tão grande a procura que a emissão foi vendida em poucos dias. A maioria dos selos foi usada nos convites de Lady Gomm, algumas cartas para a França e outras para Índia. É interessante assinalar que a emissão deu prejuízo pois que custou 10 libras e o valor facial dos 1000 selos rendeu um total de 6 libras e 5schillings. São conhecidos no mundo 26 exemplares dos valores de 1 e 2d. Os selos de Mauritius se tornaram muito procurados, e de certa forma tão simpáticos aos colecionadores, que um jornal de Mauritius de 1891, chegou a publicar o seguinte anúncio: Um colecionador de selos com coleção de 12544 selos, deseja casar com uma senhora que também colecione selos e que possua um selo azul de 2 pence, emissão Mauritius de 1847. Uma estória com certo toque romântico ocorreu com um Mauritius novo de 2 pence. Um dia, em dezembro de 1903, Mr. James Bonar mexia em papéis velhos em sua casa em Londres e no meio deles encontrou um livrinho que usara como álbum de selos quando era escolar na Escócia. Separou o livrinho para dar de presente a um neto. Mais tarde, recebe para jantar Miss D. Thomas, amiga da família, que tinha certos conhecimentos de filatelia e naturalmente a conversa caminhou para o assunto dos selos. Ela mostra a ela o livrinho com os selos que guardara desde criança, e ela se depara com um Post Office de 2d novinho em folha. Aconselhou o amigo a levar o selo a um experto, no caso Mr. Stocken, que informou tratar-se de exemplar genuíno. Mr. Stoken descolou o selo do papel em que ele estava grudado usando água quente e o mesmo foi levado a leilão em 13 de janeiro de 1904. Os lances subiram até 1450 libras, tendo sido arrematado pelo então Príncipe de Gales, mais tarde George V, e hoje está na coleção Real ao lado de seus irmãos de 1 penny da mesma emissão.


Selo "Bonde de Santa Teresa", 2007, Rio de Janeiro, Brasil


Selo "Bonde de Santa Teresa", 2007, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Série Transportes Ferroviários
Selo

Selo "Metrô", 2007, Rio de Janeiro, Brasil


Selo "Metrô", 2007, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Série Transportes Ferroviários
Selo

Selo "Locomotiva Nº 1 Baroneza", 2007, Rio de Janeiro, Brasil


Selo "Locomotiva Nº 1 Baroneza", 2007, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Série Transportes Ferroviários
Selo