sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Joaçaba, Santa Catarina, Brasil

 


Joaçaba, Santa Catarina, Brasil
Joaçaba - SC
Fotografia


Joaçaba, antes denominada por Cruzeiro, pertence à região que teve seus limites contestados pela República Argentina (Questão de Palmas ou Missiones, entre 1857 e 1895) e seus limites fronteiriços ao norte questionados pelo Estado do Paraná (Questão de limites, entre 1853 e 1917). O vasto território de 30.600 quilômetros quadrados compõe o belo e extenso “velho oeste”.
Dentro deste imenso espaço situa-se o vale do Rio do Peixe, e, em uma de suas margens, o município de Joaçaba, considerada a Princesa do Oeste.
A história de Joaçaba assim como vários municípios do meio oeste catarinense é marcada pela construção da ferrovia que liga São Paulo a Rio Grande do Sul, concluída em dezembro de 1910, mas projetada ainda no Segundo Reinado. A chegada da Southern Brazil Lumber and Colonization Company promoveu a desapropriação de uma faixa de terra de aproximadamente 30 quilômetros de largura e, consequentemente, a expulsão dos posseiros da região e a falência de vários pequenos fazendeiros que viviam da extração da madeira. No entanto, o empreendimento beneficiou economicamente o país, injetou capital estrangeiro na região e possibilitou a colonização na região do Vale do Rio do Peixe, cortada pelos trilhos da ferrovia e a atuação das companhias colonizadoras.
Em meio à ação do estado, criando estruturas viáveis para a exploração e povoamento da região, emerge neste cenário um dos maiores conflitos sociais do país no século XX, a Guerra do Contestado. A narrativa sobre este conflito circunscreve a história da região e torna todo este território em um dos mais instigantes e belos de Santa Catarina.
Marchetado neste espaço está o antigo município de Cruzeiro, que em 1943 passou a se denominada de Joaçaba, envolta dos altos e aprazíveis morros com matas densas e margeada pelo sinuoso Rio do Peixe. Joaçaba se tornou o polo econômico do meio oeste com uma economia assentada na agropecuária e metal mecânica.
Referência na educação de nível superior, a cidade é a sede de uma das maiores universidades comunitárias de Santa Catarina, a UNOESC, que tem contribuído para a formação e qualificação da mão de obra na região e no desenvolvimento de pesquisa de ponta para Santa Catarina.

Ferrari 275 GTB Competizione by Scaglietti 1966, Itália

 

































Ferrari 275 GTB Competizione by Scaglietti 1966, Itália
Fotografia




In July 1964, the FIA denied homologation recognition to Ferrari’s rear-engine 250 LM racecar, justifiably claiming that the model bore so little relation to a production car that it had no place competing against standard GT cars. Following this stinging rebuke, Ferrari responded by forging a more legitimate GT entrant out of the production 275 GTB. This effort was still inadequate, however, as too much weight was shaved from the production car for the initial 275 GTB Competizione prototype to earn FIA approval.
Returning to the drawing board, Ferrari built three Speciale 275 GTB competition examples at a compromised weight, and these were finally approved, though they arrived too late in the 1965 season to achieve much other than a class win at Le Mans. Having settled on a satisfactory production formula, Maranello earmarked ten more cars for the 1966 season with similar modifications, featuring standard aluminum alloy coachwork and external fuel filler caps on the right rear fenders.
During the spring of 1966 Ferrari began building a final series of 275 GTB/C examples that bore superior modifications. Founded on the long-nose variant equipped with the preferred double-ended universal joint torque tube, these dozen cars were built on specially lightened chassis and clothed in paper-thin aluminum half as thick as the standard alloy material. Aluminum was furthermore used in the floorpan and twin 140-liter fuel tanks, while the transaxle case, special high-lift camshaft, sump plate, clutch bell housing, and the timing case covers were all cast in lightweight magnesium alloy. Plexiglas was fitted on the all the glass surfaces except the windscreen, completing the model’s low-weight profile. Power was provided by the new Tipo 213 competition engine, a dry-sump motor that was strategically placed lower and further amidships to improve weight distribution. Larger rear wheels necessitated more bulbous rear fenders, which contributed to the model’s fierce aesthetics.
Only twelve of the second-series 275 GTB/C examples were built, and they appropriately represented the ultimate achievement for privateer tifosi, as the model proved to be the final GT car built by Ferrari’s competition department. It followed up its predecessor’s class win at Le Man with two more such triumphs in 1966 and 1967, resulting in a GT-class three-peat at La Sarthe, the final victory in 1967 being provided by the featured car, chassis number 09079.
The second-to-last example built, this brilliant GTB’s history commenced with a July 1966 order by the Societe Anonyme pour la Vente des Automobiles Ferrari (SAVAF), an official marque dealer in Switzerland. With the Tipo 213 competition engine being completed in September, the GTB was cosmetically finished in Rosso Chiaro over an interior trimmed in blue cloth upholstery, complementary blue leather paneling and carpets, and a light gray headliner. As a competition car, 09079 was fitted with right-hand drive steering, in the great tradition of all the sports-racing Ferraris of its era.
As detailed in Ed Heuvink’s 2001 book Scuderia Filipinetti, and confirmed by the research of marque authority Marcel Massini, in late May 1967 the 275 was sold to the Scuderia Filipinetti, one of only four preferred privateer teams to receive direct support from the factory. Adorned with Filipinetti’s signature white stripe and fitted with two additional foglamps, 09079 was decorated with #28 and entrusted to former team driver Dieter Spörry and journalist Rico Steinemann.
The GTB’s start was inauspicious enough, with the car only qualifying for a 34th place start. Ford GT40 Mk IV driver Mario Andretti even jokingly dismissed the car as a museum piece. However, hours later Andretti’s Mark IV was sidelined along with numerous other prototype-class entrants, while 09079 continued to ascend the field. By Sunday morning Spörry and Steinemann had advanced as high as 10th, establishing a commanding lead in the GT class. Eventually finishing 11th overall, the GTB averaged 178 kph while triumphing over a field of newer Corvettes and Porsche 911s in the GT class.
Shortly after the race, team principal Georges Filipinetti sought a buyer for 09079, and in early 1968 he sold the GTB/C to Jacques Rey, an occasional driver for the Scuderia Filipinetti. Rey clocked the 11th fastest time at the Le Mans tests in April 1968, although the annual June race was postponed that year due to the “May 1968” social upheaval and labor unrest. Finally entering the re-scheduled event in September, the car wore #17 and qualified 38th on the starting grid. Unfortunately, suspension issues forced its early retirement after only eight hours.
Nineteen sixty-nine marked a rebound for the chassis 09079, as Rey drove the GTB to a class win and 14th overall finish at the 1000 KM of Spa-Francorchamps in May, and another class victory (14th overall) at the 500 KM of Imola in September. Unfortunately, a third attempt at Le Mans ended in disqualification for a rule infraction. These final triumphs marked the conclusion of 09079’s impressive racing record.
By 1970 Rey sold the 275 to California resident Phil Henny, and it then passed to four more American owners before being acquired in 1979 by John Wallace, who retained possession for six years. During his ownership, the GTB was presented at Mark Dees’ annual Picnic and Ferrari meeting in May 1981, and at the 1984 Monterey Historic Races and concurrent Ferrari International Concours d’Elegance.
Later during Wallace’s ownership, like many vintage racing Ferraris, 09079 was rebodied after is was unfortunately subjected to a garage fire in Los Angeles in 1985. Understandably, the original wafer-thin aluminum bodywork simply melted away in many places. However, importantly, the major mechanical components remained intact, as evidenced by the Ferrari Classiche Red Book Certification which confirms the originality of the chassis, engine, and transaxle.
The car was then purchased in April 1985 by a Swiss investment broker named Charles Gnadinger, who in turn sold the car to Bruno Zambelli of Sant’ Agata Bolognese. Mr. Zambelli embarked on a full restoration that included the fabrication of a new thin-gauge aluminum body by Carrozzeria Egidio Brandoli of Montale, Italy, a noted shop often retained by Ferrari Classiche itself for important coachwork restoration. After being repaired by Brandoli, the 275 was then exhibited at the 1992 Coppa Intereuropa Autostoriche at Monza.
In August 1997, the Ferrari was sold to Yoshikuni Okamoto, a Japanese collector who presented the car at the 1999 Forza Ferrari meeting at the Suzuka circuit. After passing to one more Japan-based enthusiast, the 275 returned to California in 2006 under the stewardship of broker David Gizzi, who exhibited the car at the 2006 Pebble Beach Concours d’Elegance. In preparation for this showing, the GTB was comprehensively refurbished by Richard Freshman’s well-known Fossil Motorsports, including an exterior refinish in the proper 1967 Le Mans livery, and a new interior in the proper blue materials. At Pebble Beach the GTB was awarded 2nd in its class, losing only by a few tenths of a point to the prototype 250 Testa Rossa.
In September 2006, the Ferrari was sold to English enthusiast Ross Warburton, and he prepared the car for racing use and campaigned it in numerous vintage events, including the 2008 Le Mans Classic, the 2010 Italian Historic Car Cup, the 2010 Silverstone Classic, the 2012 Tour Auto, and the Fordwater Trophy at the 2012 Goodwood Revival. After being displayed at the 2013 Rétromobile in Paris, the GTB was then purchased by Brendan Gallaher and Michel Stern of Bend, Oregon, who submitted the car to the esteemed specialists at GTO Engineering in Berkshire, UK. GTO Engineering corrected all details needed for Ferrari Classiche Certification and the car received its Red Book in October 2013.
Chassis 09079 was then presented at a number of premium exhibitions, participating in a special gathering of 275 GTB Competizione cars at the 2014 Cavallino Classic, and being one of 60 cars invited to display at Ferrari North America’s 60th Anniversary celebration on Rodeo Drive in Beverly Hills in October 2014. Three months later the car was featured in an article in Octane magazine written by the esteemed Pebble Beach judge and author Winston Goodfellow.
Acquired by the consignor in January 2015, the Ferrari was treated to a comprehensive three-year restoration primarily performed by Terry Scarborough Racing (TSR) in Sonoma, California. All mechanical elements were rebuilt or replaced as needed by TSR, including a complete rebuild of the original transaxle. The original Tipo 213 racing engine was rebuilt by Ted Yamashiro, a vintage Ferrari expert who maintains one of the nation’s most respected collections. Cosmetically, the interior was retrimmed with proper materials in the correct colors as needed.
As the restoration developed, the consignor decided to have the car optimally prepared for vintage racing events. As such, the original engine and transaxle were spared and replaced with upgraded components custom-built by Roelhofs Engineering in The Netherlands. Numerous ancillary parts, including the fuel tanks and fuel lines, brake calipers, radiator, shock absorbers, clutch, and exhaust system were replaced with upgraded racing components providing superior performance and reliability. Total restoration costs, including sourcing the spare engine and transaxle, totaled over $750,000, with invoices for the work on file. Maintained and fine-tuned by renowned Dennison International, 09079 is optimally set up for rallies and racing; however, the correct original components are included and can readily be reinstalled for concours display.
Since restoration, 09079 was displayed 2018 Pebble Beach Concours d’Elegance and is ready for any event its next owner has in mind. Optimally prepared for driving use, but easily revertible to its original factory configuration, this 275 GTB Competizione offers both historical significance and modern performance capability.
As the penultimate GT car prepared by the factory’s competition department, 09079 will be welcomed at premium concours d’elegance around the world; it may also be enjoyed as offered at events like the Tour Auto, Le Mans Classic, and preeminent vintage racing gatherings. In any event, 09079 is a beautifully prepared and maintained example of one of Maranello’s rare competition cars that would crown most any collection and invites the consideration of serious Ferrari collectors the world over.

Praça da Sé, Setembro de 1957, São Paulo, Brasil

 


Praça da Sé, Setembro de 1957, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Fachada da Biblioteca Nacional, 1951, Rio de Janeiro, Brasil


 

Fachada da Biblioteca Nacional, 1951, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia

Mapas das Linhas de Estrada de Ferro da Companhia Mogiana em 1900, Brasil


 

Mapas das Linhas de Estrada de Ferro da Companhia Mogiana em 1900, Brasil
Mapa


Apresentação dos Novos Trens da Estrada de Ferro Leopoldina, Anos 70, Rio de Janeiro, Brasil

 


Apresentação dos Novos Trens da Estrada de Ferro Leopoldina, Anos 70, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia


Getúlio Vargas Desfilando com o Governador Lucas Nogueira Garcez, Comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo, 25/01/1954, São Paulo, Brasil

 


Getúlio Vargas Desfilando com o Governador Lucas Nogueira Garcez, Comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo, 25/01/1954, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Nota do blog: Em política, o inimigo de ontem é o amigo de hoje...

Praça em Frente à Estação de Trem do Engenho Novo, Setembro de 1964, Rio de Janeiro, Brasil

 


Praça em Frente à Estação de Trem do Engenho Novo, Setembro de 1964, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia

Santos 100 Anos de Futebol Arte 2012 - Santos 100 Anos de Futebol Arte






 

Santos 100 Anos de Futebol Arte 2012 - Santos 100 Anos de Futebol Arte
Brasil - 96 minutos
Poster do filme

O Príncipe 2002 - O Príncipe


 

O Príncipe 2002 - O Príncipe
Brasil - 102 minutos
Poster do filme


Texto 1:
Os filmes de Ugo Giorgetti visam habitualmente um país em transformação permanente e frenética, o Brasil, e impõem uma sutil, embora intransponível distância, entre o que se vê e o que não se vê.
Essa distância existe em "Sábado", história de um velho palacete transformado em pardieiro pela deterioração do centro de São Paulo. Ou em "Festa", onde três artistas conversam à espera do momento de se apresentar numa festa que nunca veremos.
Isto é: seja pela ação do tempo, seja pela do espaço, o que conta nos filmes de Ugo Giorgetti é menos o que está em cena do que a distância sutil entre o que se vê e o que não se vê.
Este é também o princípio de "O Príncipe", em que um homem (Eduardo Tornaghi) volta ao Brasil após mais de 20 anos na Europa. Já na chegada, ao entrar na Vila Madalena, pergunta ao chofer do táxi se não errou de rua.
Esta é a primeira e mais superficial das mudanças de que trata o filme. A transformação "O Príncipe" diz respeito antes de tudo às pessoas. E pessoas não existem sem seus lugares. Não será por acaso que um velho jornalista (Otávio Augusto) se postará aos berros (melancólicos), diante das ruínas do antigo Paribar, na praça Dom José Gaspar, atrás da Biblioteca Municipal, ela também reduzida à ruína de uma cidade que perdeu seu centro.
O que o filme de Giorgetti nos transmite nessa cena não é a sensação aparente de mudança, mas a de distância entre a juventude de um homem e sua maturidade, entre os sonhos que partilhou com uma geração e a corrosão que o tempo lhes impôs.
Os demais encontros criam a percepção de que o tempo impõe uma espécie de dolorosa decalagem: como se o protagonista tivesse se tornado a foto não descolorida (longe disso), mas desfocada de si mesmo.
Essa decalagem é desdobrada no filme pelo efeito espacial. Viver fora por longo tempo, sabemos, implica, ao retornar, um inevitável estranhamento. E não é o menor dos méritos de "O Príncipe" fazer com que olhemos coisas que nos são familiares (teatro Alfa, Bom Retiro etc.) com os olhos do protagonista: como se nos fossem ligeiramente estranhas.
É a possibilidade de partilhar com o protagonista esse hiato que ele experimenta intensamente que fazem de "O Príncipe" um filme da história. Pois o que é a história senão a constatação desse hiato, o reconhecimento da impossibilidade de apreender inteiramente um fato, um momento, uma época, uma pessoa e, simultaneamente, o esforço de apreender tudo isso?
No caso, trata-se de indagar o que nós fomos, no que nos tornamos, o que aconteceu conosco, com o Brasil, com São Paulo.
Existe uma segunda e não menos relevante trama no filme: a de um professor de história que enlouquece e passa a pregar a formulação de uma história imaginária. Passemos por ela, que mereceria artigo à parte. O essencial, no caso, é que esse personagem introduz uma outra ideia no filme: a de que a própria realidade contém um núcleo de irrealidade que nos arrasta.
Ela é sintomática da sutileza a que chegou o pensamento desse cineasta, do qual é impossível dissociar seu parti-pris formal, em que o despojamento nos coloca com mais clareza diante desses pequenos, porém vertiginosos abismos do dia-a-dia.
Texto 2:
O filme "O Príncipe", produzido em 2002, tem como diretor Ugo Giorgetti e mostra a volta ao Brasil de Gustavo (Eduardo Tornaghi), personagem central do filme, que após passar mais de vinte anos morando em Paris, retorna ao Brasil para tratar da saúde de um sobrinho Mario (Ricardo Blat), professor de História, que apresenta problemas mentais e está internado em uma clínica para recuperação. Após o primeiro encontro com seu sobrinho, Gustavo decide encontrar seus antigos amigos do movimento estudantil, e é esse encontro com cada um deles e as mudanças na vida e personalidade que ocorreram com o tempo o ponto principal do filme. Dentre esse longo período fora do país, o personagem principal afirma que por várias vezes pensou em voltar, sem concretizar essa vontade por vários motivos, e agora com a doença de Mário, se vê obrigado a voltar para cuidar de sua família, já que sua mãe já tem uma idade avançada e acaba por abandonar sua tranquilidade em Paris por São Paulo, mesmo que apenas por um curto período. O filme começa com a chegada de Gustavo à São Paulo e a primeira cena mostra o estranhamento de Gustavo ao passar pela rua onde morava e perceber que o forte crescimento da cidade trouxe problemas que antes não existiam, como a violência urbana e o trânsito parado. Gustavo não reconhece sua antiga casa ao ver as grades que a protegem. Ao não reconhecer sua antiga casa, Gustavo passa a não reconhecer seus antigos amigos, não fisicamente, mas mentalmente. Com as enormes mudanças que o País passara ao longo dos vinte anos de sua ausência, Gustavo percebe que seus amigos mudaram também e sua decepção vai aumentando na medida em que ele vai os encontrando. Durante toda a película, Gustavo quer se reencontrar com Maria Cristina (Bruna Lombardi), agora assessora para projetos especiais de uma grande empresa, o fictício grupo MW. Sua paixão de juventude que segundo seu amigo Marino Estevez (Ewerton de Castro): “acabava com qualquer reunião política do grêmio quando cruzava aquelas belas pernas socialistas” apenas vai se encontrar e falar com Gustavo no fim do filme, nos minutos finais, apesar de sempre ser citada por seus outros amigos.
Gustavo reencontra além de Marino Estevez o nostálgico Renato (Otávio Augusto) e o triste Aron (Elias Andreato). Para o presente estudo, iremos nos deter nos encontros com Marino Estevez e com Maria Cristina, já que são enunciadores claros do período do “fim das utopias”, não que os outros amigos não os sejam, mas estes os são mais claramente. Há vários lugares improváveis de se encontrar um antigo companheiro de luta política no período do regime militar, e dentre estes lugares, Gustavo encontra Marino Estevez em uma academia de ginástica. Marino suando numa bicicleta ergométrica enquanto conversa com Gustavo sobre o novo Brasil, o Brasil moderno e o mercado da cultura. Primeiro amigo que encontra, Marino é um personagem simpático que chega a ser caricato, mas na medida certa, agora totalmente imerso no mercado de cultura, “fazendo dinheiro” como ele mesmo diz. Marino diz a Gustavo que finalmente “cultura e erudição estão dando dinheiro”, e chama Gustavo a ficar no Brasil e participar dos projetos culturais junto dele. O cenário muda par ao vestiário da academia de ginástica, onde entre homens de toalha, Marino veste seu paletó e continua a conversa dizendo: “mudanças Gustavo, mudanças. Lembra quando a gente achava os empresários burros, insensíveis, tapados... lembra? Você não faz ideia de como são os empresários brasileiros hoje em dia. Sofisticados, interessados em fomentar as artes, eles vão à saraus, à palestras”. Temos de destacar o destaque às mudanças na fala do personagem. Mudança é o tema do filme, a mudança da cidade de São Paulo, da rua onde morava Gustavo, da personalidade dos antigos companheiros, a mudança geral no Brasil, que ele, quase um estrangeiro se surpreende ao longo do filme. O cenário cultural é o tema principal abordado em todos os encontros com Marino, e ao tratar dos empresários agora fomentadores das artes, vemos transformações ocorridas na percepção do personagem sobre a classe empresarial. A visão que os opunha aos empresários no tempo de luta política deu lugar a uma associação onde os dois saem ganhando. Marino consegue seu dinheiro e os empresários, prestígio e mais lucro. Possíveis desavenças do passado com os patrões ou com o Estado são esquecidas e superadas, como percebemos em outros trechos do filme. O mercado cultural é citado por Marino como a salvação dos intelectuais já que segundo ele “os intelectuais cansaram de ser pobres”.
Marino continua afirmando que este “é o século de Péricles, a Renascença”. A modernidade mais uma vez tratada como a redenção do país, a entrada do Brasil no mundo globalizado, o que em 2002 – período de produção do filme – já é um fato consumado, se mostra de grande ganho para todos, já que segundo Marino “todos os nosso amigos estão colocados (...) Todos os nossos velhos amigos, com exceção de alguns pessimistas, estão colocados. E todos estão nas colunas sociais.” Apenas alguns “pessimistas” não se integraram à nova configuração social, não se integraram à modernidade, ao “século de Péricles”. A primeira vez que Marino fala em injustiça, ou luta por direitos, qualquer menção ao passado é quando diz: “Eu podia ser um reles professor, reivindicando aumentos salariais, mas não, eu tive a lucidez de compreender a minha época”. Temos aqui a oposição entre pessimismo e lucidez. Há poucos “pessimistas” e o próprio Marino não se encaixa nessa categoria, já que possui “lucidez” o bastante para não ser “um reles professor”. Ao “compreender a minha época”, o personagem afirma que se integrou totalmente às mudanças pelas quais o Brasil passou desde o fim do regime militar. Opõe-se àqueles que fazem reivindicações por melhorias salariais e se integrou ao sistema, ao se tornar um conhecido produtor cultural que se relaciona com o Estado para o custeio de seus projetos. Esse “esquecimento” das atividades do passado fica mais evidente ainda quando ao encontrarem um maestro “poderoso”, Gustavo lembra que o mesmo maestro produzia shows musicais para levantar fundo de greve na Vila Euclides. Marino então se surpreende e diz: “você ainda lembra da Vila Euclides?! Nossa! Isso foi em 77... sei lá!” E o maestro ao aproximar-se pede a Marino para aproveitar a visita do ministro para pedir apoio a mais um de seus projetos. O personagem Marino Estevez encarna de maneira caricata toda uma mudança comportamental com o advento da modernidade. Os anos 90 iniciam um processo neoliberalizante no Brasil que transforma a realidade social e econômica nacional. Ugo Giorgetti traz no personagem uma condensação de todo um sentimento, que apesar de não ser geral é a maioria, de uma geração que não conseguiu atingir seus objetivos. A total integração ao sistema, a negação do passado e as constatações do personagem Gustavo na fala de seu amigo denotam uma transformação psicológica enorme. Aquele que antes participava de reuniões políticas e de manifestações teve a “lucidez” de deixar tudo para trás. Já que perdemos a batalha, não mudamos o Brasil nem o mundo e o capital venceu, porque deveríamos ir contra a notoriedade dos fatos? Gustavo finalmente consegue falar com Maria Cristina, sua paixão de juventude, apenas no final do filme. Ao ser recebido na sala da assessora para projetos especiais, Gustavo e ela mal conversam sobre os dois ou sobre o passado de lutas. É interessante destacarmos o momento do apagão onde, entre vultos, Maria Cristina diz: “Eu espero que você não tenha perdido o gosto pelo inesperado. Se bem que eu acho que você prefere a sombra, onde tudo fica meio indefinido. A gente olha e vê um vulto, aí olha de novo e o vulto desapareceu, olha mais uma vez e ele reaparece, como a sua vinda aqui hoje.” E Gustavo responde: “Eu não viria aqui. Aliás, fui aconselhado a não vir, para preservar a Maria Cristina de antes, para não saber nada.” Gustavo não queria ver as mudanças pelas quais Maria Cristina passara. Se os encontros com os outros amigos foram desastrosos para suas lembranças, esse novo encontro também o seria. Os dois afirmam que fizeram tudo errado nos últimos anos. Isso talvez englobe o aspecto político, não apenas o sentimental desde a separação do casal. A luz reacende e Gustavo a presenteia com uma edição do livro O Grande Gatsby (1922) de F. Scott Fitzgerald e a cena final do encontro dos dois tem um trecho lido do fim do livro que diz: “Enquanto lá me achava a meditar sobre um velho e conhecido mundo, lembrei-me da surpresa de Gatsby, ao divisar pela primeira vez a luz verde na extremidade do ancoradouro de Daisy. Ele viera de longe até aquele relvado azul, e seu sonho deve ter lhe parecido tão próximo, que dificilmente poderia deixar de alcançá-lo. Não sabia que seu sonho já tinha ficado pra trás, perdido em algum lugar, na vasta obscuridade que se estendia para além da cidade, onde as escuras campinas da República de estendiam sobre a noite”. Este trecho final faz um paralelo com a vinda de Gustavo, sua viagem que o fez perceber que seus sonhos haviam sido deixados para trás e que não voltaria. Essa constatação dá sentido aos seus sentimentos e expressões, que desde o início do filme se mostram confusas e incrédulas com os discursos de seus antigos amigos. Interessante perceber que durante o filme, o personagem Mário afirma que “as luzes estão se apagando”, e no encontro com Maria Cristina as luzes se apagam de fato.
A escuridão do encontro com a paixão de juventude representa a perda de mais uma boa memória de Gustavo. O período que os dois viveram, a paixão e a luta não voltam e o apagar das luzes mostra que ela também havia se transformado, não era a mesma Maria Cristina de juventude. Assim como seus outros amigos, a transformação chegara para ela. Ele não conseguira preservar a Maria Cristina de Juventude. A última luz se apagara. A cena final do filme se passa em um aeroporto onde uma passageira pergunta a Gustavo o motivo da à São Paulo, se seriam por negócios ou por lazer, onde Gustavo responde de maneira sarcástica: “Como a senhora classificaria um funeral?”. Temos de destacar aqui que durante o filme, Mário, seu sobrinho, se suicida e ocorre o seu funeral, porém o personagem Mario não é fundamental no desenrolar do enredo. Gustavo realmente participou de um funeral, porém um funeral de suas lembranças, seus sonhos de juventude, os desejos de sua geração com as constatações do presente e das mudanças ocorridas. Suas memórias estavam mortas, e ele mesmo foi o responsável pelas mortes, já que encontrou seus antigos companheiros e atestou as mudanças ocorridas. A memória se constrói a partir do presente e do contato com outras memórias. O tempo que Gustavo passou afastado do Brasil e dos antigos companheiros, concorreram para que as suas lembranças do período de luta democrática continuassem quase que imutáveis, já que não houve nenhuma contato com os personagens do seu passado. Já seus amigos, e daí vem o principal argumento do filme aqui apresentado, continuaram a ressignificar e reinterpretar os acontecidos.
Gustavo durante todo o filme se mostra melancólico acerca do passado e incrédulo com as mudanças ocorridas durante sua longa ausência. Ao relembrar passagens da juventude que seu amigo Marino esquecera, Gustavo visivelmente se lamenta. Ao ver as mudanças da cidade de São Paulo e como a sua realidade mudou, vemos o personagem se mostrar muitas vezes confuso. Temos de perceber, porém, que o próprio Gustavo ao passar mais de vinte anos fora do país, passou por inúmeras mudanças, mesmo que ele mesmo não faça menção a essas mudanças, ou inconscientemente não quis. Os amigos de juventude ao se mostrarem bastantes diferentes do que eram, evidenciam as mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas com o Brasil. Gustavo ao se colocar a partir de um distanciamento espacial, conservou suas memórias e não esperava, assim como o personagem de O Grande Gatsby, que seu “sonho” havia ficado para trás. Ao “fugir” para a França, Gustavo deixa todo o seu passado intocado no Brasil e segue sua vida em outro país. Sua memória estava cristalizada, fixa, mas o Brasil e as personalidades de seus amigos não.