Joaçaba, Santa Catarina, Brasil
Joaçaba - SC
Fotografia
Joaçaba, antes denominada por Cruzeiro, pertence à região que teve seus limites contestados pela República Argentina (Questão de Palmas ou Missiones, entre 1857 e 1895) e seus limites fronteiriços ao norte questionados pelo Estado do Paraná (Questão de limites, entre 1853 e 1917). O vasto território de 30.600 quilômetros quadrados compõe o belo e extenso “velho oeste”.
Dentro deste imenso espaço situa-se o vale do Rio do Peixe, e, em uma de suas margens, o município de Joaçaba, considerada a Princesa do Oeste.
A história de Joaçaba assim como vários municípios do meio oeste catarinense é marcada pela construção da ferrovia que liga São Paulo a Rio Grande do Sul, concluída em dezembro de 1910, mas projetada ainda no Segundo Reinado. A chegada da Southern Brazil Lumber and Colonization Company promoveu a desapropriação de uma faixa de terra de aproximadamente 30 quilômetros de largura e, consequentemente, a expulsão dos posseiros da região e a falência de vários pequenos fazendeiros que viviam da extração da madeira. No entanto, o empreendimento beneficiou economicamente o país, injetou capital estrangeiro na região e possibilitou a colonização na região do Vale do Rio do Peixe, cortada pelos trilhos da ferrovia e a atuação das companhias colonizadoras.
Em meio à ação do estado, criando estruturas viáveis para a exploração e povoamento da região, emerge neste cenário um dos maiores conflitos sociais do país no século XX, a Guerra do Contestado. A narrativa sobre este conflito circunscreve a história da região e torna todo este território em um dos mais instigantes e belos de Santa Catarina.
Marchetado neste espaço está o antigo município de Cruzeiro, que em 1943 passou a se denominada de Joaçaba, envolta dos altos e aprazíveis morros com matas densas e margeada pelo sinuoso Rio do Peixe. Joaçaba se tornou o polo econômico do meio oeste com uma economia assentada na agropecuária e metal mecânica.
Referência na educação de nível superior, a cidade é a sede de uma das maiores universidades comunitárias de Santa Catarina, a UNOESC, que tem contribuído para a formação e qualificação da mão de obra na região e no desenvolvimento de pesquisa de ponta para Santa Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário