sábado, 30 de outubro de 2021

Viaduto do Chá, São Paulo, Brasil


 

Viaduto do Chá, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotolabor N. 69
Fotografia - Cartão Postal

Quartel General do Exército, Fachada Principal, Rio de Janeiro, Brasil


 

Quartel General do Exército, Fachada Principal, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
N. 301
Fotografia - Cartão Postal

Nota do blog: Postal circulado em 28/04/1909.

Parque do Anhangabaú, São Paulo, Brasil


Parque do Anhangabaú, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Foto Postal Colombo N. 27
Fotografia - Cartão Postal

Avenida Central, Rio de Janeiro, Brasil


 

Avenida Central, Rio de Janeiro, Brasil 
Rio de Janeiro - RJ
D36
Fotografia - Cartão Postal

O Restelo, Lisboa, Portugal (O Restelo) - Manuel Lapa

 


O Restelo, Lisboa, Portugal (O Restelo) - Manuel Lapa
Lisboa - Portugal
Coleção de Arte da Cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
Painel - 1954


O título se refere à região na foz do Rio Tejo, em Lisboa, de cujas praias zarparam as naus que se aventuraram em direção ao Novo Mundo.
Nota do blog: A obra foi criada especialmente para a Exposição Histórica de São Paulo, que em 1954 inaugurou a Oca, projeto de Oscar Niemeyer no Parque do Ibirapuera, em comemoração ao IV Centenário da cidade.

Mineração (Mineração) - Clóvis Graciano

 


Mineração (Mineração) - Clóvis Graciano
Coleção de Arte da Cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
Painel - 1954


A atividade é representada por trabalhadores em ação, bem como por utensílios e ferramentas apropriados à mineração de aluvião, tais como bateias e almocafres.
Nota do blog: A obra foi criada especialmente para a Exposição Histórica de São Paulo, que em 1954 inaugurou a Oca, projeto de Oscar Niemeyer no Parque do Ibirapuera, em comemoração ao IV Centenário da cidade.

Missa de 25 de Janeiro, Conversão de São Paulo, 1554, São Paulo, Brasil (Missa de 25 de Janeiro, Conversão de São Paulo, 1554) - Manuel Lapa

 




Missa de 25 de Janeiro, Conversão de São Paulo, 1554, São Paulo, Brasil (Missa de 25 de Janeiro, Conversão de São Paulo, 1554) - Manuel Lapa
São Paulo - SP
Coleção de Arte da Cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
Mural - 1954

Nota do blog: A obra foi criada especialmente para a Exposição Histórica de São Paulo, que em 1954 inaugurou a Oca, projeto de Oscar Niemeyer no Parque do Ibirapuera, em comemoração ao IV Centenário da cidade.

Procissão, São Paulo, Brasil (Procissão) - Tarsila do Amaral

 





Procissão, São Paulo, Brasil (Procissão) - Tarsila do Amaral
São Paulo - SP
Coleção de Arte da Cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
Painel a óleo - 252 x 704 - 1954


Em um país de tradição católica como o Brasil, o feriado de Corpus Christi tem importância histórica. Procissões sobre tapetes coloridos costumam marcar a data, que celebra o corpo e o sangue de Cristo.
Foi tal costume religioso que inspirou a pintora Tarsila do Amaral a criar o painel Procissão, pintado a óleo.
A obra foi criada especialmente para a Exposição Histórica de São Paulo, que em 1954 inaugurou a Oca, projeto de Oscar Niemeyer no Parque do Ibirapuera, em comemoração ao IV Centenário da capital. De grandes dimensões - 2,52 metros por 7,04 metros -, pertence à Coleção de Arte da Cidade de São Paulo (antiga Pinacoteca Municipal) e representa uma procissão de Corpus Christi do século 18.


Costureiras (Costureiras) - Tarsila do Amaral

 






Costureiras (Costureiras) - Tarsila do Amaral
MAC Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
OST - 73x100 - 1936-1950


A obra Costureiras refere-se ao lento processo de industrialização em que o Brasil se encontrava. 
São mulheres trabalhando artesanalmente, num ambiente caseiro. Essa atmosfera doméstica é enfatizada pela presença de um gato, no canto esquerdo do quadro. A obra é construída através de tensões entre as formas simplificadas e suas luzes. Dessas tensões, surgem diagonais que tecem a rede compositiva. Um exemplo pode ser visto na linha que surge entre os tecidos verde e rosa, sobre a mesa e que se desdobra pelo cabelo da figura de azul à direita, pelos ombros das figuras de vermelho e lilás, chegando até a personagem de rosa. Essa movimentação sofre interferências das cabeças das figuras, que introduzem novos ritmos, formando um jogo para o olhar que nos remete à Santa Ceia de Brecheret. A composição é enfatizada pelas cores rosa, azul claro, verde e branco distribuídas, harmoniosamente, em pontuações triangulares.