quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Ferrari 430 Scuderia Spider 16M 2009, Itália





























 

Ferrari 430 Scuderia Spider 16M 2009, Itália
Fotografia


Propaganda "Instituto Universal Brasileiro", Cursos por Correspondência, Instituto Universal Brasileiro, Brasil


 

Propaganda "Instituto Universal Brasileiro", Cursos por Correspondência, Instituto Universal Brasileiro, Brasil
Propaganda



O Instituto Universal Brasileiro é um dos pioneiros do Ensino a Distância (EAD) no Brasil. Desde 1941, desempenham um papel importante na aplicação deste método de ensino, colaborando para a formação de profissionais através dos cursos profissionalizantes, supletivos e técnicos.
Possuem um parque gráfico localizado em Boituva (SP), responsável pela impressão das apostilas dos cursos, folhetos ilustrados, impressos de apoio para aulas, tudo destinado ao preparo profissional de seus alunos. Além de material impresso, ofertam vários cursos em versão online, proporcionando aos alunos um conteúdo completo, facilitando a educação à distância.
Oferecem cursos profissionalizantes em diversas áreas como Corte e Costura, Mestre de Obras, Bolos Decorados, Refrigeração e Ar Condicionado, Montagem e Manutenção de Computadores, entre outros, e também Cursos Técnicos e Supletivo Oficial credenciados pelo CEE-SP (Conselho Estadual de Educação de São Paulo).
Nos seus mais de 80 anos de tradição, formaram e certificaram muitos alunos, deixando-os aptos a atuar nas mais diversas áreas do mercado trabalho. 
Estão localizados em São Paulo/SP (Rio Branco e Brooklin) em vias de grande movimentação e de fácil acesso ao transporte público (ônibus e metrô).

Propaganda "Instituto Universal Brasileiro", Cursos por Correspondência, Instituto Universal Brasileiro, Brasil


 

Propaganda "Instituto Universal Brasileiro", Cursos por Correspondência, Instituto Universal Brasileiro, Brasil
Propaganda

Propaganda "Instituto Universal Brasileiro", Cursos por Correspondência, Instituto Universal Brasileiro, Brasil


 

Propaganda "Instituto Universal Brasileiro", Cursos por Correspondência, Instituto Universal Brasileiro, Brasil
Propaganda

Nota do blog: As propagandas do Instituto Universal Brasileiro eram um "clássico" de minha época. Naquele tempo era praticamente impossível comprar um gibi ou alguma revista popular que não tivesse um anúncio deles. Vendiam "cursos por correspondência" (podemos dizer que a empresa, em certa medida, foi uma das precursoras do atual sistema EAD), especialmente para a população de baixa renda que não tinha condições financeiras para cursar faculdades/universidades. Era visto como um tipo de curso técnico, ainda que menos valorizado que os tradicionais cursos técnicos presenciais. Lembro que tal modalidade de ensino era motivo de piada/chacota, quando as pessoas queriam tirar sarro ou menosprezar a capacidade técnica ou formação de alguém, diziam que a pessoa tinha se formado através de um "curso por correspondência". Não sei dizer se era bom, nem se funcionava, nunca conheci alguém que tenha feito. Acredito que devia cumprir seu papel de curso técnico básico sim, afinal são muitos anos de mercado (ainda estão na ativa). Ninguém consegue enganar as pessoas por todo esse tempo, se fossem charlatões, já teriam encerrado as atividades.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Ferrari 375 MM Spider by Scaglietti 1953, Itália

 



























Ferrari 375 MM Spider by Scaglietti 1953, Itália
Fotografia


Tracing the evolution of Ferrari’s Lampredi long-block racing V-12 engine through the early 1950s reveals a connect-the-dots of important competition victories, leading from smaller World Sportscar Championship events like the 1000 KM of Buenos Aires to the Mille Miglia all the way up to the important win at the 1954 24 Hours of Le Mans. As displacement volumes regularly increased, complemented by ever-larger Weber carburetors and increasingly powerful ignition systems, the cars faced consistently fierce competition while cutting out an indelible place in racing history.
This pattern continued at Le Mans in 1953 with the first appearance of a 4.5-liter Pinin Farina-bodied berlinetta, chassis number 0318 AM, which was noticeably longer than the preceding 340 MM cars thanks to a wheelbase extended by four inches. This first 375 MM was powered by an engine developed specifically for the 1952 Indianapolis 500, and it set a lap record while being driven by Alberto Ascari and Luigi Villoresi before clutch trouble forced an early retirement. Recognizing the new car’s promise, Maranello upgraded three 340 MM berlinettas and one 340 MM Vignale Spyder to 375 engine specifications to complete a factory team of four cars. Over the course of the 1953 season these cars achieved victories at the 24 Hours of Spa-Francorchamps, Senigallia, the 12 Hours of Pescara, the Nürburgring 1000 KM, and the 12 Hours of Casablanca.
Later in 1953, Ferrari began building a series of 375 MM examples for privateer clients, and these cars were equipped with a larger engine that displaced 4,522 cubic centimeters. The engines continued to feature the original factory specifications of twin magnetos and triple Weber 40 IF4/C carburetors, as well as an identical chassis layout. Twenty-six examples of the 375 MM were built in total (all but three of them bodied by Pinin Farina) before the model was supplanted in 1954 by the 375 Plus, which would famously go on to win the 24 Hours of Le Mans in 1954.
Clothed in beautiful coachwork, and owners of some of the most successful racing records of their era, these cars occupy an important middle position between the 340 America and 340 MM examples, and the 375 Plus examples that followed. With a power that can be felt as well as heard, these extraordinarily specified sports-racers hold a special place in 1950s Ferrari racing lore. They now retain a consummate perch in important Ferrari collections worldwide, possessing a competition pedigree that is further bolstered by their undeniable rarity.
Claiming an early life of rigorous racing use by privateers, and a groundbreaking in-period re-body by Sergio Scaglietti, this restored 375 is a fascinating example of Maranello’s rare sports-racer. Completed in late 1953, chassis number 0366 AM is believed to be the ninth of 26 examples built, and the fourth of 12 cars completed with spider coachwork by Pinin Farina. According to the research of marque expert Marcel Massini, this 375 was delivered to the 12 Hours of Casablanca in Morocco in late December 1953 for use by its first owner, Casimiro De Oliveira. A resident of Porto, Portugal, Oliveira had shown promise as a racing privateer in prewar Europe when he beat Tazio Nuvolari and Rudolf Hasse at a 1937 race held at the Circuito Internacional de Vila Real. This reportedly prompted Ettore Bugatti to invite Oliveira to participate in the 1938 Rio De Janeiro Grand Prix, where he charged up the field to finish 5th after starting in last place.
Oliveira was scheduled to team up with reigning two-time Formula One champion Alberto Ascari for the Casablanca race, and the 375 showed great potential when Ascari outperformed the other qualifiers, putting the car on the pole position to start the race. Unfortunately, the Ferrari was not able to realize its full potential under Ascari as it was ruled out before the race started when Oliveira suffered a crash in practice. Following the race the nose was subsequently repaired at the Maranello factory during early 1954.
In May 1954 Oliveira bounced back with his first victory when he was first to the checkered flag at the 9 Hours Hedemora Grand Prix in Sweden, but this was followed up by a disappointing early retirement at the Portuguese Grand Prix two months later. In the fall of 1954, Oliveira sold the Ferrari to Swedish importer Tore Bjurström, who planned to have Valdemar Stener drive the car. Before this could happen, however, Oliveira apparently crashed the 375 during a race at Skarpnäck airfield in September 1954, damaging the bodywork beyond repair.
As a result, chassis 0366 AM was sent to Ferrari for repairs and to Scaglietti for new coachwork, resulting in the sole 375 MM bodied by the famed carrozzeria—and a highly significant preview of the shape of competition Ferraris to come. Visually wider and lower than the original Pinin Farina spider coachwork, the new body style featured long bulbous front fenders, a smaller protruding grille, and a driver’s head fairing, presaging soon-to-emerge themes in Scaglietti design that would manifest in the forthcoming 410 Sport and Testa Rossa designs. Stener returned 0366 AM to further competition use, finishing 2nd overall at the Helsinki Grand Prix in May 1956 and 5th overall and 2nd in class at the Swedish Grand Prix only a few months later. At the conclusion of the 1956 season the car was retired from racing and only occasionally taken out for a few show exhibitions.
By the mid-1960s the Ferrari was owned by Gunnar Fristedt, and he commissioned a coachwork modification that changed the front end into a dual-nostril shark nose design reminiscent of the racing Dino 268 SP design. Exhibited by Fristedt at the 1969 sports car show in Malmö, Sweden, the 375 was sold to Ake Andersson of Stockholm in 1970. The car then passed to two more Swedish owners during the early 1970s before being restored in the United Kingdom by David Clarke’s Graypaul Motors.
In 1992 the Ferrari was acquired by Lord Charles Brocket for a brief time and shown at the 1992 Coy’s Historic Race Festival at Silverstone before being sold to the well-known American collector Chuck Wegner of Chicago in early 1993. Later that year Wegner drove the 375 on the Mille Miglia Storica, and he presented the car at the FCA National Meet at Palm Beach, Florida, and the 2nd Annual Monterey Vintage Ferrari Concours at the Quail Lodge.
In July 1996, the Ferrari was sold to Italian enthusiast Giuseppe Calgaro, and he entered the car in the Trofeo Alberto Ascari historic race at Monza in September 1997 before selling it four months later. Acquired then by Scott Rosen, the spider was presented at the 1998 Pebble Beach Concours d’Elegance in the class for Scaglietti Coachwork.
In early 1999, the Ferrari was sold to Oscar Davis in what would be his first period of ownership of 0366 AM. Presented at the 2000 Cavallino Classic, the 375 won a Silver Award, and the car was featured in the May 2001 issue of Forza magazine.
In March 2002, Davis sold the Ferrari to Graham Revell of Hidden Hills, California. Revell went on to enter the 375 in the 2003 and 2004 Mille Miglia Storica, though mechanical issues prevented him from actually running the vintage tour in the first year. Around this time the car underwent significant preparation for touring use by the well-known Fossil Motorsports of Richard Freshman. Among the exhibition highlights of this period were the 2008 Reading Concours d’Elegance, where the car won the Francesco Barraca Award for a Ferrari of exceptional merits; the spider was also exhibited at the 2009 Cavallino Classic.
Obviously experiencing a case of seller’s remorse, Davis was able to reacquire 0366 AM circa 2017. Shortly prior to this, the 375 had been submitted to Frank Triarsi’s Classic Coach Repair in Elizabeth, New Jersey, for a complete restoration. At that time the nose was returned to the original 1954 configuration of the Scaglietti design, correcting the cosmetic alterations made to the car in prior decades. The car has since enjoyed fastidious care within his collection, being tended as needed by Leydon Restorations and adding display at the 2020 Amelia Island Concours d’Elegance to its lengthy list of world-class show appearances.
Sensational to behold, this awesomely powerful and well-presented example of the important 375 MM is documented with copies of original factory build sheets, invoices from the 1970s, former owner’s correspondence, and the history by Massini. Ideal for future display at marque events or major concours d’elegance, this Ferrari is also eligible for the most exclusive vintage racing and touring events worldwide, including the Le Mans Classic, the Mille Miglia Storica, the California Mille, the Colorado Grand, and the Copperstate 1000.
As one of only 26 total examples built, and featuring an innovative 1954 rebody by Scaglietti—who would go on to become Maranello’s preferred carrozzerria for racing models and production berlinettas—chassis number 0366 AM would make a superlative addition to any collection, particularly suited for Ferrari enthusiasts searching for a unique example of an important Lampredi-engine racing model.

Selo "Bicentenário da Independência do Brasil - Independência 1822-2022", 2022, Brasil


 

Selo "Bicentenário da Independência do Brasil - Independência 1822-2022", 2022, Brasil
Selo


Esta emissão conclui a série de seis selos denominada “Brasil, 200 anos de Independência”, uma parceria entre a Câmara dos Deputados e os Correios, que se iniciou em 2017 e se estendeu até este ano de 2022, com a comemoração dos 200 anos da Independência. Na parte superior do selo a inscrição “Brasil, 200 anos de Independência”. A seguir, a pintura “Sessão do Conselho de Ministros” de Georgina Moura Andrade de Albuquerque, que faz parte do Acervo do Museu Histórico Nacional. Logo abaixo, a pintura Dom Pedro I de Simplício Rodrigues de Sá, acervo do Museu Imperial. Foi utilizado o recurso de computação gráfica.
A Independência do Brasil nasceu de um longo processo cujo início se deu em 1808, com a vinda da Família Real para o Brasil. O país passou então por um rápido e surpreendente processo de desenvolvimento. Em 1820, estourou na cidade do Porto uma revolução que marcaria época cujo objetivo era abolir o absolutismo régio. Em um primeiro momento o Brasil a ela aderiu entusiasticamente, elegendo deputados para representarem-no nas Cortes Constituintes de Lisboa.
Em meados de 1821, com a edição de uma série de atos que devolviam o Brasil à condição colonial, os deputados brasileiros passaram da entusiástica adesão às Cortes à prudente resistência. Os lisboetas passaram a exigir o retorno de D. Pedro a Portugal bem como o desmonte das instituições aqui criadas por D. João. Em janeiro de 1822, com o dia do Fico, pela primeira vez, D. Pedro deliberadamente desobedeceu ordens vindas de Lisboa. O processo de convencimento de D. Pedro a desobedecer às cortes e a assumir a chefia do movimento de resistência brasileiro foi o resultado da conjugação de muitos esforços e das mais diversas organizações da sociedade civil.
Devemos nos lembrar que D. Pedro, o Príncipe Real e herdeiro do Reino Unido, era quem mais teria a perder. D. Pedro via-se ameaçado pelas Cortes de ser deserdado, caso desobedecesse às suas determinações, e por outro, via a perspectiva cada vez mais clara de perder o Brasil, caso obedecesse às Cortes. O dilema enfrentado por D. Pedro tornou bem mais pesada sua decisão.
Uma vez declarada a desobediência às Cortes com o Fico, coube a D. Pedro enfrentar a Divisão Auxiliadora, unidade do exército português estacionada no Rio de Janeiro, que já por duas vezes havia se insurgido: quando obrigou D. João a voltar a Portugal em fevereiro de 1821 e quando impôs o juramento de D. Pedro às bases da Constituição em junho de 1821.
Após à expulsão das tropas portuguesas do Rio de Janeiro, tem início a fecunda administração de José Bonifácio cuja preocupação maior foi criar um “Centro de União e Força”.
Para realçar a União a administração José Bonifácio convidou todas as províncias, a aderir ao governo de D. Pedro, e, ao mesmo tempo, começou a se preocupar em construir um exército e uma armada, para enfrentar as tropas portuguesas acantonadas no Brasil, e defender o país de possíveis desembarques de forças inimigas.
As mais significativas datas que se seguiram à expulsão da Divisão Auxiliadora foram:
- 25 de março a 25 de abril de 1822 - Viagem de D. Pedro às Minas Gerais. Havendo dissenso na Junta Governativa das Minas Gerais, D. Pedro para lá se desloca com o objetivo confirmar sua adesão a seu governo. A viagem é um grande sucesso.
- 13 de maio de 1822 – D. Pedro aceita o título de Defensor Perpétuo do Brasil. Título que usará por toda a sua vida, gravando-o em seu brasão particular, quando tiver abdicado da Coroa do Brasil.
- 3 de junho de 1822 – D. Pedro convoca uma Assembleia Constituinte específica para o Brasil.
- 1º de agosto de 1822 – Data da publicação do manifesto aos povos brasileiros, esclarecendo-os dos motivos que levaram D. Pedro a desobedecer às Cortes e a permanecer no Brasil. As razões do Fico.
- 6 de agosto de 1822 – Data da publicação do Manifesto de D. Pedro às Nações Amigas justificando sua atuação. Realça que D. João se tornou um virtual prisioneiro das Cortes em Lisboa e ele, como Príncipe Herdeiro do trono e Regente do Reino do Brasil, nomeado por seu pai, assumia a direção do governo do Reino do Brasil e convidava todas as nações a manterem relações diplomáticas com a Brasil.
- 14 de agosto de 1822 – D. Pedro parte em viagem à São Paulo, com o objetivo de pacificar o governo da província.
- 2 de Setembro de 1822 – Reunião do Conselho de Estado para analisar documentos recém chegados de Lisboa que desautoravam todas as ações de D. Pedro e ordenar sua volta a Portugal. O Conselho foi presidido por D. Leopoldina, que ficara como Princesa Regente do Brasil enquanto D. Pedro estivesse viajando. A conclusão da reunião foi no sentido de recomendar a D. Pedro a ruptura imediata de todos os laços com Portugal.
- 7 de setembro de 1822 – recebendo os despachos do Rio de Janeiro quando estava nos arredores do rio Ipiranga, D. Pedro se insurge contra o teor dos documentos lisboetas e dá o grito do Ipiranga.
- Aos 12 de outubro de 1822, data de seu 24º aniversário, D. Pedro é aclamado Imperador do Brasil, consolidando a ruptura com a monarquia portuguesa.
- Ao 1º de dezembro de 1822, data da Restauração do Reino de Portugal, quando o fim da União Ibérica e da Aclamação do primeiro Bragança no trono Português, D. Pedro é Sagrado e Coroado primeiro Imperador do Brasil.
Por fim, em 1825, D. João aceitará o fato consumado e reconhecerá a Independência do Brasil através do primeiro tratado internacional firmado entre o Brasil e Portugal.

Selo "Bicentenário da Independência - Movimentos Populares", 2022, Brasil


 



Selo "Bicentenário da Independência - Movimentos Populares", 2022, Brasil
Selo




Através do conceito de Utopia e a ideia de um país em construção o artista se apropria de diversas imagens históricas de manifestações populares no Brasil e cria uma nova imagem, uma Utopia Reinventada a partir de lutas sociais e manifestações populares. Utilizando a palavra como objeto simbólico o artista cria uma imagem composta por milhares de letras, frases e palavras que propõem a reinvenção da utopia Brasileira através do poder da memória (como um lugar de luta e disputa por narrativas sociais). O poder de contar e escrever a própria história é também a possibilidades de construir um futuro mais justo para o Brasil, um projeto de futuro que possa valorizar narrativas de igualdade e de justiça social. A técnica utilizada foi datilografia, carimbo e xerografia sobre papel.
A Independência do Brasil quase sempre foi contada e recontada como se ela tivesse sido, simplesmente, um grande acordo entre elites interessadas na manutenção e reforço de seus interesses políticos e econômicos. Em consequência desse acordo, a imensa maioria da população do Brasil à época – cerca de 3 milhões de pessoas – teria ficado completamente fora de um processo supostamente linear, sem grandes solavancos e fundamentalmente pacífico. Ao longo dos últimos 200 anos, essa versão da Independência foi sendo reforçada por um dos grandes mitos fundadores de nossa história nacional: a de um país criado e desenvolvido sem guerras, sem excessiva violência, e povoado por habitantes de índole pacífica, cordata e propensa ao entendimento.
Não custa provar que nossa história não foi assim: basta olhar ao nosso redor e para como tem vivido a imensa maioria dos brasileiros nos últimos dois séculos. Tampouco a Independência, capítulo fundador e central da história brasileira em geral, foi assim. É bem verdade que a separação política entre Brasil e Portugal teve acordos entre elites, entendimentos de poderosos em defesa de seus interesses comuns, e transições negociadas que resultaram em um país que, desde o seu nascimento, tem características bastante peculiares, nem sempre bem decodificadas por quem sobre ele lança um primeiro e despreparado olhar. Mas ela também teve muita, muita violência. A começar pela violência inescapável a toda sociedade – como era a do Brasil de começos do século XIX – assentada na escravidão. Teve também violência sob a forma de conflitos armados, civis e militares, e que durante a década de 1820 ocorreu em muitas regiões do país que estava se formando, inclusive as guerras na Bahia, Maranhão, Piauí, Pará e na Província Cisplatina (atual Uruguai, à época parte do Reino e depois Império do Brasil). E mesmo que o embate entre diferentes projetos políticos, típico da Independência, nem sempre tenha descambado para a violência aberta, a imprensa da época e as manifestações das ruas potencializaram ainda mais diversas formas de participação popular que não deveriam, jamais, ser menosprezadas. Mesmo que elas não tenham sido a principal força em atuação na Independência.
Na historiografia da Independência, a participação popular sempre esteve na mira de muitos tentos e importantes historiadores que, no entanto, quase sempre se constituíram em vozes minoritárias. José Honório Rodrigues, por exemplo, na década de 1970 dedicou significativas páginas de sua vasta obra, Independência: revolução e contra-revolução, ao tema da participação popular. Anos depois, o crescimento dos estudos focados na escravidão negra, na história indígena e no campo do direito foram ativos revisores do tema, dando-lhe novas dimensões. Atualmente, os estudos sobre a Independência estão mais ávidos do que nunca de prosseguir nessa trajetória.
Também pudera: vivemos em um Brasil à flor da pele sensível ao até agora perene problema das diferenças sociais, reforçado por renovadas perspectivas de combate ao racismo, ao machismo, ao sexismo e a todas as demais formas de preconceito e exclusão. Os estudiosos do passado, por dever de ofício sempre sensíveis ao mundo que, no presente, os rodeia e os informa, nunca estiveram tão à vontade para reconhecer: a Independência do Brasil teve, sim, participação popular.
O que não significa, claro, um salvo-conduto para se exagerar e distorcer tal participação. Ela pode não ter sido elemento central nas linhas de força que definiram a Independência. Mas a separação entre Brasil e Portugal, que criou as condições para a criação de um Estado, de uma nação e de uma identidade nacional brasileiros que não existiam antes de 1822, foi também resultado de ações, ideias, visões de mundo, anseios e frustrações localizados, principalmente, entre camadas mais inferiorizadas da sociedade da época. E como nos ensinam os grandes mestres historiadores, a história dos perdedores, por tê-los feito perdedores, não deve jamais ser confinada ao esquecimento. Inclusive porque a história, como realização humana, é, sempre, um caminho em aberto e que pode conduzir a diferentes lugares, a depender das vontades e das condições de seus únicos protagonistas. Vencidos do passado podem vir a ser vencedores do futuro.
E assim, a iniciativa dos Correios de evocar e homenagear a participação popular na Independência do Brasil por meio de um selo se constitui em um destacado marco do Bicentenário de 2022, oferecendo aos brasileiros um excelente pretexto para que este Bicentenário de tão importante acontecimento seja, mais do que um manancial de festejos, um convite ao conhecimento e ao entendimento de seu país, de sua história e do lugar em que, neles, cada um de nós ocupa.

Selos "100 Anos de Rádio no Brasil 1922-2022", 2022, Brasil


 

Selos "100 Anos de Rádio no Brasil 1922-2022", 2022, Brasil
Selo


O conjunto de quatro selos ilustra elementos que sintetizam a história do início do rádio no Brasil. Em primeiro plano à esquerda está o rádio, marcando o início da primeira transmissão em 07 de setembro de 1922. À direita, ao microfone está Roquette-Pinto, responsável por fundar a primeira emissora do país e considerado o pai da radiodifusão no Brasil. Ao fundo do rádio círculos aumentam gradativamente, representando a propagação das ondas sonoras criando a ideia de a linha do tempo desde a sua primeira transmissão em 1922 até 2022. A técnica usada foi computação gráfica.
Em 1922 aconteceu, no Rio de Janeiro, capital federal, as celebrações pelo centenário da Independência do Brasil. Festividades que ocorreram de 7 de setembro daquele ano até 24 de julho de 1923.
Para marcar a data, a cidade passou por grandes obras. O Morro do Castelo foi aterrado, criando uma extensa área sobre o que antes era mar. Surgiram dezenas de pavilhões, que enalteciam a indústria brasileira, o comércio, a agricultura, as grandes invenções e as nações amigas ao Brasil. Tudo compunha a grande Exposição do Centenário. Um modelo igual ao das gigantescas exposições mundiais.
O Brasil, na ocasião, demonstrou a seu povo e à comunidade internacional seu potencial. Na exposição promoveu invenções, como aquela, que necessitou a montagem estações transmissoras – como as do Morro do Corcovado, antes só telegráfica, e a da Praia Vermelha. Foram implantadas para demonstração do uso de som e voz a grandes distâncias, com antenas repetidoras na região serrana fluminense e em São Paulo. A ideia era mostrar um avanço tecnológico capaz de fazer transmissões, propagadas pelo ar, sem uso de fios. Algumas ocorreram ao longo do dia 7 de setembro de 1922, como a da área dos pavilhões, com o Presidente Epitácio Pessoa discursando ao povo. Assim como a introdução da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, ainda naquele dia. Eram transmissões cheia de ruídos, que necessitavam de aperfeiçoamento. Foi uma verdadeira descoberta aos olhos dos que ali visitavam a feira e arredores, ouvindo a transmissão.
Assim, oficialmente nascia o rádio no Brasil, em 7 de setembro de 1922, com a transmissão, à distância e sem fios.
Roquette Pinto (1884-1954), professor, médico, diretor do Museu Nacional e antropólogo, parceiro de Cândido Rondon, pesquisava a radioeletricidade para fins fisiológicos, acompanhava tudo e, entusiasmado com as transmissões, convenceu a Academia Brasileira de Ciências a patrocinar a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que viria a ser a PRA-2. A rádio só começou a operar, no entanto, em 30 de abril de 1923, com um transmissor doado pela Casa Pekan, de Buenos Aires, instalado na Escola Politécnica, na então capital federal, Rio de Janeiro. Sua ferrenha defesa do rádio educativo fez com que em 1936 doasse sua emissora ao Ministério da Educação e Cultura, sendo hoje a Rádio MEC. Ele também criou, em 1934, a Rádio Escola do Rio de Janeiro, que hoje leva seu nome: Rádio Roquette-Pinto.
Aos poucos, o Brasil acreditou na criação de um veículo que pudesse propagar informações, em sua maioria de caráter socioeducativo, baseado no sistema de clubes ou sociedades civis, que mantinham tais emissoras.
Foram criadas estações, como a Rádio Educadora Paulista, em São Paulo, a Rádio Clube Paranaense, em Curitiba, e outras, como a Rádio Clube de Pernambuco, de Recife, se reorganizaram com um modelo diferente da radiotelegrafia. Aos poucos outros Estados aderiram à nova concepção.
Nos anos 1930, durante o Governo do Presidente Getúlio Vargas, permitiram ao rádio maior investimento e progresso. Das ondas curtas às ondas médias, depois à amplitude modulada (AM), chegamos a “Era do Rádio”. Emissoras, como a Nacional do Rio de Janeiro, foi ouvida por todo país, com seus cantores se tornando ídolos. Surgiram as Rainhas do Rádio e o futebol virou paixão nacional. Radionovelas, como “Em Busca da Felicidade”, “Fatalidade” e “O Direito de Nascer” viraram referência. Grandes redes surgiram, como as Unidas, as Associadas e a Cadeia Verde-Amarela. O jornalismo ganhou tradição com o antológico “Repórter Esso”.
Em 1935, surge o programa A Voz do Brasil, incialmente com o nome de Programa Nacional que, em 1938, passou a ter transmissão obrigatória com horário fixo das 19 às 20h, e o nome alterado para A Hora do Brasil. Foi em 1962 que o programa passou-a se chamar A Voz do Brasil. É o programa de rádio mais antigo do país e do hemisfério sul ainda em transmissão.
Em 1950, a TV chegou ao Brasil e o rádio teve de encontrar novo caminho, uma vez que gradativamente passou a dividir a atenção com o novo meio. Em 1955, Anna Khoury, criou a primeira emissora em FM, a Rádio Imprensa. A música ganhou mais espaço, dos calouros de Ary Barroso e Chacrinha, à animação de Big Boy e a “Jovem Guarda”. Fomos da Bossa Nova à “Era Disco”.
Em 1962, nasceu a ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e o setor de radiodifusão ganhou maior representatividade.
Em 1966 foi inaugurada a Rádio Tropical FM, de Manaus, sendo a primeira rádio do Brasil e da América do Sul a operar em FM estéreo.
Em 1967, foi criado o Ministério das Comunicações.
Nos anos 1980, grande número de outorgas foram concedidas a todos os cantos do Brasil, o que permitiu a expansão e o desenvolvimento da radiodifusão regional. O rádio reforçou ainda mais sua identidade com a população.
Na década de 90, a proliferação de redes nacionais e regionais de radiodifusão, propiciou maior espaço até à segmentação de conteúdo de uma programação. Nessa década, ainda, ocorreu a criação da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, o que foi um marco para o setor. Nos anos 1990, também, entrou em debate a flexibilização do horário do programa “A Voz do Brasil”, o surgimento dos primeiros sites de rádios brasileiras, o que na virada do século torna-se esteio para criação de outros tipos de conteúdo: web rádios, rádios convencionais com transmissão via streaming e podcasts. E-mails e, posteriormente, as redes sociais.
Em 1999, foi fundada a ABRATEL - Associação Brasileira de Rádio e Televisão com a missão de defender a radiodifusão no Brasil. São mais de 20 anos de trabalho voltados para a valorização do serviço de comunicação mais abrangente do país.
Em seguida, no ano de 2003, foi criada a ASTRAL – Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas, que congrega as rádios e televisões mantidas pelo Poder Legislativo das esferas federal, estadual e municipal e tem com o objetivo realizar intercâmbio técnico e troca de experiências; o estímulo à criação e funcionamento das rádios e televisões legislativas.
Recentemente, políticas públicas permitiram que a população pudesse escutar rádio por meio do celular, via chip FM. Permitiram também a criação do Serviço de Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal (RTR), que propicia que os sinais de emissoras de FM, instaladas nas capitais dos estados que compõem a Amazônia Legal, sejam retransmitidos para quaisquer municípios do mesmo estado, podendo haver inserção de conteúdo gerado localmente em parte do tempo. Essas políticas contribuem para a expansão do sinal de rádio levando informação, entretenimento e cultura a locais antes desassistidos de sinal radiofônico.
O rádio ganhou imagens: fomos das câmeras transmitindo bastidores dos estúdios às plataformas de streaming. Hoje, novas diretrizes permeiam a radiofonia. No analógico, a expansão do espectro de FM e a criação da faixa estendida, dando melhor qualidade às emissoras que antes eram de AM. A Em vista dos avanços tecnológicos, a profissionalização do meio, com a implantação de um rádio apoiado por dados, com maiores possibilidades interativas com o público, também ganha destaque.
Das emissoras locais fomos às grandes redes via satélite, como Band, Jovem Pan, CBN, Transamérica e outras. A prestação de serviço, com o imediatismo do rádio, ganhou mais espaço. O esporte só cresceu, com a sua eloquente locução, cheia de emoção no rádio. Hoje até o humor se casou com o esporte. Atualmente, a Internet apoia e dá novos rumos. O rádio segue se reinventando. Ter 100 anos não é sinônimo de ser ultrapassado. O rádio continua sendo, democraticamente, o meio que nos acompanha a todos lugares!
Nesses cem anos, o rádio no Brasil se expandiu através de sua capacidade de unir a credibilidade e o dinamismo do online, alcançando a marca de mais de 9.000 emissoras e sendo ouvido por mais de 80% da população.