quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Boneco "He-Man", Anos 80, Série "Masters of the Universe", Brinquedos Estrela, Brasil


 

Boneco "He-Man", Anos 80, Série "Masters of the Universe", Brinquedos Estrela, Brasil
Fotografia

Nota do blog: Era o sonho da molecada dos anos 80. Embora eu nunca tenha tido, tinha amigos que tinham e tive a oportunidade de brincar com um desses.

Post do "Obrigado"

 



Post do "Obrigado"
Agradecimento 


Embora eu já tenha feito um post com o título "Regras de Utilização do Blog Galocha Cultural", onde explico que esse blog foi criado com a finalidade específica de ser minha "biblioteca virtual", onde guardo fotos e coisas que encontro pela internet, que de alguma forma me interessam, ainda assim achei que estava faltando algo, um post que agradecesse as pessoas que, mesmo sem saberem, me ajudaram e ajudam com conhecimento.
Como já expliquei antes, com o advento das redes sociais e a internet de um modo geral, é difícil estabelecer a realidade/veracidade das fontes, citações, links, créditos, acervos, etc. 
A mesma informação é replicada trocentas vezes por uma infinidade de pessoas, tornando impossível descobrir de quem, realmente, advém.
Assim, quando gosto de algo, analiso a informação, confiro se tenho dúvidas, e uma vez satisfeito com o resultado, guardo. Se tiver alguma marca ou nome nas imagens, deixo. Não apago nenhuma marca d'água de imagens que guardo, mesmo se a pessoa não for a verdadeira proprietária (até porque não tenho como saber se isso é verdade ou não).
Dessa forma, se a imagem não tiver marca d'água ou outra identificação, não tenho como lhe dar crédito, a não ser que você me informe (e quando posto a imagem com marca d'água, considero que está feito o crédito, uma vez que a imagem tem seu nome ou marca). 
Além disso, quando coloco a marca d'água do blog em fotos, não significa que estou dizendo que a foto é "minha". Significa apenas que postei no meu blog, nada mais. Isso é um procedimento padrão adotado em milhares de blogs pela internet. Inclusive, a não ser que eu não saiba a procedência, mesmo que a imagem tenha a marca d'água do blog, coloco os créditos no post.
Também gostaria de destacar que somos um blog de preservação da memória fotográfica. Uma vez aqui postadas, suas fotos são tratadas com respeito e cuidado, não sendo permitido nenhum comentário desabonador ou fora de propósito.
Isso posto, gostaria de dizer que considero o formato de blog ideal para este propósito, uma ferramenta simples, gratuita e funcional.
Por outro lado, como o blog está na internet, outras pessoas também acabam acessando, usando, copiando, etc, o que para mim não tem o menor problema. 
Ao contrário, me sinto bem quando fico sabendo que ajudei alguém com conhecimento, de forma gratuita (como vocês podem ver, no blog não há nenhum tipo de monetização ou ganho financeiro), em um país reconhecido por seu baixo nível de ensino. 
É por este motivo que algumas vezes guardo as imagens com um texto que facilite também seu uso por terceiros. Inclusive, complemento, corrijo erros, edito e busco melhorar a informação.
Assim, quem quiser acessar minha "biblioteca virtual", pode fazê-lo a vontade, quando quiser, podendo usar da forma que achar melhor (mas peço, por favor, que ao utilizar qualquer coisa daqui, o faça com responsabilidade e sem cobrar nada de ninguém).
Não é necessário dar-me nenhum crédito, citação, agradecimento, reconhecimento, pagamento, chamar para jantar, dizer que sou bonito, etc. Tenho vaidade zero com isso, não me importa nem um pouco. Inclusive, como dá para ver no blog, nem meu nome coloco, o "proprietário" é um famoso personagem que dispensa comentários, não precisando de nenhum tipo de propaganda ou divulgação.
Por outro lado, peço que ao copiar, salvar, utilizar ou publicar imagens que tenham os devidos créditos nos posts, que os citem. É muito importante que observem essa regra.
E caso encontrem aqui alguma postagem que falte o devido crédito, basta informar nos comentários, fornecendo dados que fundamentem sua alegação, que verifico e regularizo a situação.
Quase esqueci: É provável que em quase 40.000 postagens, haja alguns erros. Se você identificar algo do tipo, basta informar nos comentários que verificarei a questão.
Feitas essas observações, resolvi fazer esse post, que vou chamar de "Post do Obrigado", onde, de forma geral, vou agradecer pessoas que, mesmo sem saber, estando ou não entre nós, me ajudaram e ajudam com conhecimento.
Vou fazer no mesmo espírito do blog, sem pressa, no esquema quando for lembrando, vou acrescentando os nomes.
Portanto, caso seu nome não esteja aqui, não fique magoado. Assim que eu lembrar, acrescentarei. 
Inclusive, se isso for importante para você, estiver impedindo seu sono, alterando o preço do dólar, basta deixar uma mensagem em algum post que acrescento seu nome.
Finalizando, fica meu (muito) obrigado, de coração, a todos que me ajudaram e ajudam com conhecimento!

* Importante: A inserção dos nomes começou em 19/10/2023.

* Nomes e empresas:
= = = = = = = = = = = =

A Cidade
Alberto Villas
Alpino
Argemiro Octaviano
Aristides Motta
Armin Henkel
Arquivo Nacional
Biblioteca Nacional
Bigodini
Carlos Heitor Cony
Colonvist
Correio Paulistano
Dik Browne
Douglas Nascimento
Edicard
Edição Malusardi
Eduardo Antônio Seixas Hanna
Eduardo Eloy Scuissiato
Estado de S. Paulo
Folha de São Paulo
Foto Esporte
Foto Postal
Foto Postal Colombo
Fotolabor
Gazeta do Povo
Giuseppe Todeschini
Google
Groucho Marx
Guilherme Gaensly
Gustavo Prugner
Hilton Takahashi
João Passig
José Rosário
Karin Romanó Santos
Kiyoshi Hiratsuka
Luiz Felipe Pondé
Luiz Renato Roble
Marcos Nogueira
Martin Jayo
Mauro Porto
Mercator
Milton Parron
Nelson Rodrigues
Octávio Verri Filho
Paranacart
Patrick François Jarwoski
Paulo José da Costa
Pedro Alexandrino
Portal G1
Prisco da Cruz Prates
Professor Lages
Revista Aventuras na História
Revista de História da Biblioteca Nacional
Revista Flashback
Revista História Viva
Revista Nossa História
Revista Leituras da História
Revista Quatro Rodas
Revista Revide
Revista Veja
Revista Viagem & Turismo
Rubem Cione
Ruy Castro
Synval Stocchero
Kiyoshi Hiratsuka
Theodor Preising
Tony Miyasaka
Uol
Wagner Jorge
Washington Barbosa
Yorhán Araújo

Palácio do Governo, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil


 

Palácio do Governo, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Belo Horizonte - MG
Fotografia - Cartão Postal

Relógio das Flores, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Relógio das Flores, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Editora AGN N. 008
Fotografia - Cartão Postal


Vista Parcial da Região Central, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Vista Parcial da Região Central, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Editora Mundial Nº 09
Fotografia - Cartão Postal

Vista Aérea do MASP, São Paulo, Brasil


 

Vista Aérea do MASP, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Editora Postais do Brasil N. 89
Fotografia - Cartão Postal

Curuzamento da Avenida Iguaçú com Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1947, Curitiba, Paraná, Brasil





 

Cruzamento da Avenida Marechal Floriano Peixoto com Avenida Iguaçu, 1947, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

A visão do fotógrafo é o cruzamento da Avenida Marechal Floriano Peixoto com Avenida Iguaçú, vista em direção ao centro. As construções da direita da foto são a Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos e o Grupo Escolar Doutor Xavier da Silva. Do lado esquerdo, a construção da esquina está reformada e um pouco descaracterizada do que na foto, da terceira construção (atrás do automóvel da década de 1930) resta apenas a fachada.
Nota do blog: A imagem 2 do post mostra o local atualmente (2023).

Propaganda "Já Nasceu Famoso", Café Pelé, 1972, Cacique de Alimentos S/A, Brasil


 

Propaganda "Já Nasceu Famoso", Café Pelé, 1972, Cacique de Alimentos S/A, Brasil
Propaganda

Jardim da Aclimação, 1910, São Paulo, Brasil


Jardim da Aclimação, 1910, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Imagem do Jardim da Aclimação em 1910, quando ainda não era público e pertencia ao Dr. Carlos Botelho, médico e primeiro diretor clínico da Santa Casa de São Paulo.
Breve histórico do local, de sua formação até os dias atuais:
Após anos de estudos em Paris frequentando o "Jardin d'Acclimatation", Carlos Botelho volta para o Brasil em 1880 com o desejo de construir um logradouro semelhante na cidade de São Paulo. Fundou o Jardim da Aclimação em 1892 e o local escolhido foi o Sítio do Tapanhoin, o qual conseguiu por preços baixos e onde construiu uma granja leiteiria, um bosque, uma parquinho que de diversões e um zoológico. Em pouco tempo o parque se tornou um ponto turístico para todas as famílias paulistanas. Mais tarde, Carlos Botelho passava tudo para os filhos que começam a dividir e vender parte das terras próximas ao Parque que eram privadas e, dessa maneira, obras começavam a contornar o grande jardim e seu brilho foi se perdendo.
Em 1939, o Prefeito de São Paulo Francisco Prestes Maia inconformado com o loteamento do Parque da Aclimação pelos herdeiros de Carlos Botelho procurou a família para apresentar uma proposta de compra por parte da Prefeitura de São Paulo e foi aceita. Infelizmente o declínio do Parque que já ocorria na década de 30 se acentuou, o zoológico que ali existia foi retirado, o parque de diversões, depredado, o lago acabou sendo poluído pelo acumulo de lodo, e o mato tomou conta do que antes era um gramado. Após 16 anos em 1955, surgiu a ideia de um projeto ambicioso que prometia uma granja leiteira, um novo parquinho, uma pista de ciclismo, um restaurante-abrigo, charretes e animais como cabras e ovelhas espalhadas pelo parque. Esse projeto teve que ser deixado de lado e foi substituída por algumas reformas, iniciadas por Jânio Quadros e concluídas na administração de William Salem, como as alamedas que receberam asfalto, postes de iluminação que foram instalados e a construção da concha acústica utilizada até hoje para shows. Em 1956, o local ganhou também um campo de futebol.
Menos de dez anos depois, na década de 1960, as reclamações da comunidade recomeçaram. Desta vez, no entanto, além de resíduos, buracos e mato, a preocupação era com ladrões e usuários de drogas que haviam se deslocado de pontos mais centrais e visados pela polícia, como o Jardim da Luz, para os bairros. A situação chegou a tal ponto que em 1969, o jornal O Estado de S. Paulo publicou um alerta à população, para que não fosse ao parque nem mesmo durante o dia: “... as más intenções se escondem por detrás da vegetação espessa ou da escuridão quase total que marcam o Parque da Aclimação”.
Em 1972, já na administração Figueiredo Ferraz, o parque passou por sua última grande reforma. Uma das providências, estendida a muitas praças da cidade, foi a colocação de grades em volta da área, com o objetivo de controlar a entrada pelos seus quatro portões. Foram restauradas benfeitorias já existentes, como o antigo ancoradouro, a concha acústica, as pistas de bocha, as alamedas e canteiros, a praça esportiva, que recebeu novos alambrados e arquibancadas. Um novo playground também foi construído, aproveitando os desníveis do terreno.
O Parque da Aclimação já teve até zoológico, o primeiro da cidade aliás, jardim com alamedas e lago para lazer dos paulistanos. Além também de uma leiteria com posto zootécnico e botânico.
O zoológico do Parque já foi uma grande sensação da cidade de São Paulo. Tinha peixe elétrico da Amazônia, hienas africanas e camelos, nos quais era possível montar. Graças à uma parceria com o grupo da cervejaria Antárctica, que fornecia o gelo, o Parque teve até um urso polar com habitat climatizado.
Desde aquela época, o Parque vivia frequentando as manchetes dos jornais, mas por outros motivos diferentes dos de hoje. Certa vez um tratador foi atacado por um leão e uma sucuri gigante fugiu do local e teve que ser carregada por cinco homens, após sua captura. Os dois fatos ganharam ampla cobertura da imprensa paulistana na época.
O Parque hoje é frequentado por moradores do bairro da Aclimação e de bairros ao redor, como Vila Mariana, Cambuci e Centro. Sua vegetação nativa, lago e aparelhos de ginástica e culturais são alguns de seus atrativos.

Sede da Fazenda de José Inácio Ribeiro, Circa 1850, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil




 

Sede da Fazenda de José Inácio Ribeiro, Circa 1850, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia