Trabalhadores (Trabalhadores) - Antônio Ferrigno
Coleção Privada
OST - 70x50
Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
quinta-feira, 30 de novembro de 2023
Colheita de Café, Araraquara, São Paulo, Brasil
Colheita de Café, Araraquara, São Paulo, Brasil
Araraquara - SP
Edição Malusardi N. 60
Fotografia - Cartão Postal
Nota do blog: Data não obtida.
Praça Mário Rissato, Vila Virgínia, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Praça Mário Rissato, Vila Virgínia, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Essa praça é mais um dos absurdos que encontramos em Ribeirão Preto.
E não falo isso por ela estar em péssimas condições, isso não é nenhuma novidade em nossa cidade, ao contrário é uma situação bem comum.
O que torna o péssimo estado da praça Mário Rissato ser um absurdo, é que ela fica em frente ao prédio da Câmara Municipal de Ribeirão Preto!
Sim, todos os dias nossos nobres vereadores, representantes do povo de Ribeirão Preto, passam por ela. E mesmo assim, ela se encontra nas condições que vocês veem nas imagens, precisando de tudo.
Na real, não é uma praça, é um matagal dentro da cidade.
Fica a pergunta: como acreditar que os vereadores vão fazer algo em prol das demais praças e outras instalações da cidade, se não conseguem fazer isso nem com a que fica em frente a Câmara?
Nota do blog: Imagens de 2023.
Estação Sorocabana / Estação Júlio Prestes, São Paulo, Brasil
Estação Sorocabana / Estação Júlio Prestes, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotolabor N. 72
Fotografia - Cartão Postal
Cartão Postal "Lembrança da Estação Rodoviária de São Paulo", São Paulo, Brasil
Cartão Postal "Lembrança da Estação Rodoviária de São Paulo", São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia - Cartão Postal
Esse cartão postal representa algo que não existe mais, e não estou falando da antiga rodoviária da Luz. Ele representa um sentimento que antigamente existia, que era a importância da rodoviária como um local integrante da viagem, uma espécie de atração turística, sendo o registro da passagem por suas instalações necessário, bem diferente dos dias atuais onde as pessoas não gostam de ir e, quando vão, querem sair o mais breve possível.
Pensem por um segundo: quem atualmente compraria um cartão postal com o tema "Lembrança da Estação Rodoviária do Tietê"? Acredito que eu (que gosto de cartões postais) e mais meia dúzia de gatos pingados, embora não vá acontecer nunca pois ninguém é doido o suficiente para produzir.
Essa mudança de visão em relação as rodoviárias tem vários motivos, muitos relacionados a modernidade e tecnologia, especialmente com a popularização dos celulares, que tornaram fácil e corriqueiro o ato de registrar imagens, além da possibilidade de envio instantâneo através de mensagens, e-mails e WhatsApp.
Mas não é só isso. O desânimo das pessoas tem a ver com o modo com que as pessoas enxergam a rodoviária nos dias atuais. Ninguém se sente seguro com a alta quantidade de criminosos tentando roubar os viajantes e suas bagagens, faltam banheiros, bancos, preços convidativos nos restaurantes e quiosques, uma melhor limpeza, etc.
Embora seja triste dizer isso, atualmente encaramos as rodoviárias como uma espécie de transtorno que teremos que passar durante a viagem, só terminando quando embarcamos nos ônibus. E quando nos sentamos nos bancos, vem aquela sensação de alívio, no estilo "graças a Deus". E na volta da viagem, fazemos de tudo para sair de lá ainda mais rápido do que quando chegamos.
Não que antigamente não existissem perrengues (especialmente na rodoviária da Luz, que sempre estava lotada de gente). Mas a sensação era diferente...
Taxis e Carros Particulares, 1963, Terminal Rodoviário da Luz, São Paulo, Brasil
Taxis e Carros Particulares, 1963, Terminal Rodoviário da Luz, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Nota do blog: Táxis e carros particulares aguardam em fila a chegada de passageiros junto à antiga rodoviária em frente à Estação Júlio Prestes. Imagem registrada em 30/10/1963.
quarta-feira, 29 de novembro de 2023
Rua Sete de Abril, 1940, São Paulo, Brasil
Rua Sete de Abril, 1940, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Esta histórica via foi aberta no período de 1786-1798. Anos depois, ficou conhecida como rua da Palha em virtude de sua casas de sapé cobertas com telhados feitos de palha. Em 08/05/1831 o vereador Cândido Gonçalves Gomide sugeriu a mudança para rua Sete de Abril em alusão ao dia em que o imperador Dom Pedro I abdicou do trono brasileiro.
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