terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Avenida Paulista, Anos 60, São Paulo, Brasil


 

Avenida Paulista, Anos 60, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Nota do blog: Rara imagem da avenida Paulista antes do alargamento da via. Década de 60. Autoria desconhecida.

Vista da Igreja Presbiteriana de Curitiba, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Vista da Igreja Presbiteriana de Curitiba, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

Nota do blog: Localizada na rua Comendador Araújo / Imagem do acervo da Igreja Presbiteriana de Curitiba / Data não obtida.

Vista Aérea Parcial, Curitiba, Paraná, Brasil



 

Vista Aérea Parcial, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Editora AGN
Fotografia - Cartão Postal

Nota do blog: Data estimada final dos anos 70.


Praça da Bandeira, São Paulo, Brasil

 






Praça da Bandeira, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotolabor N. 9
Fotografia - Cartão Postal

Estação da Luz, São Paulo, Brasil


 

Estação da Luz, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Coleção S. Paulo N. 1
Fotografia - Cartão Postal

Nota do blog: Circulado em 12/06/1903.

Propaganda "Após o Banho de Mar, um Banho de Beleza", Sabonete Gessy, Gessy, Brasil


 

Propaganda "Após o Banho de Mar, um Banho de Beleza", Sabonete Gessy, Gessy, Brasil
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Rua Martinico Prado, Vila Tibério, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


 

Rua Martinico Prado, Vila Tibério, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Vista da rua Martinico Prado, Vila Tibério. 
Imagem tomada da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na praça Coração de Maria.
Crédito da imagem para Benedito Francisco.

Prisco da Cruz Prates - Artigo


 

Prisco da Cruz Prates - Artigo
Artigo


Artigo em homenagem à Prisco da Cruz Prates publicado no extinto jornal "A Cidade", edição de 08/03/1998, de autoria de Fábio Leite Vichi.
Crédito da postagem para Benedito Francisco.


Viaduto Pedroso, 1969, Avenida 23 de Maio, São Paulo, Brasil


 



Viaduto Pedroso, 1969, Avenida 23 de Maio, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Texto 1:
No fim dos anos 1920, nasceu o projeto para criação da avenida 23 de Maio. A via foi feita em etapas, por isso, a inauguração só aconteceu oficialmente em 1969. A região em que foi construída dividia a Liberdade da Bela Vista e era conhecida como Vale do Itororó. O Ribeirão do Anhangabaú corria por ali. A avenida, hoje uma das mais movimentadas da capital, foi chamada de Itororó e Anhangabaú. O nome 23 de Maio surgiu apenas em 1954, homenagem aos cinco jovens mortos na data em 1932, estopim para a Revolução Constitucionalista. Crédito da informação para o jornal "O Estado de S. Paulo".
Texto 2:
O Viaduto Pedroso é um viaduto localizado na região central de São Paulo. Com 58 metros de extensão e 24,5 metros de largura, ele liga as duas partes da rua Pedroso, na Liberdade, passando sobre a avenida 23 de Maio.
Antes da construção da avenida 23 de Maio, a rua Pedroso cruzava o Ribeirão do Itororó por meio de um aterro, que não poderia ser mantido quando a avenida passasse por ali, sobre o leito do riacho. A concorrência pública para a construção do viaduto foi autorizada em 7 de abril de 1965 e previa uma estação de metrô integrada à estrutura. O orçamento previsto para a execução era de cerca de setecentos milhões de cruzeiros. Essa concorrência era considerada "um novo impulso para a abertura da nova avenida". A construção foi autorizada pelo então prefeito José Vicente Faria Lima em 17 de julho de 1965, e o contrato para a obra foi assinado em 3 de agosto, prevendo uma duração de trezentos dias. Para suprir a falta de uma ligação entre os dois lados, a prefeitura estendeu a rua Humaitá até a rua Maestro Cardim.
A obra acabou atrasando, o que fez com que o então prefeito José Vicente Faria Lima solicitasse providências para acelerar os trabalhos, a fim de o viaduto ser entregue até o fim de 1966. Quando da inauguração do Viaduto Condessa de São Joaquim, cujas obras começaram na mesma época, o Viaduto Pedroso ainda não tinha previsão de término, e o jornal "O Estado de S. Paulo" cogitou que isso pudesse atrasar a entrega da avenida. A inauguração ocorreria apenas em 29 de maio de 1967, após um investimento de mais de 936 mil cruzeiros novos.
Ainda era prevista a integração com uma estação de metrô no viaduto, com um andar intermediário dedicado a ela, tanto é que foram construídas escadas de acesso a plataformas que nunca saíram do papel. Como o traçado do metrô acabaria modificado — em vez de seguir a céu aberto pelo largo canteiro central da avenida 23 de Maio, o projeto passou a contemplar um trecho totalmente subterrâneo, seguindo sob o leito da rua Vergueiro e da avenida Liberdade —, a estrutura do viaduto ganhou outro uso, embora o vão central, de 18 metros de largura, tenha sido mantido vazio, apenas com as escadas, que terminam poucos metros acima do solo. O andar intermediário passaria a ser ocupado, a partir de 1996, por um abrigo. Crédito da informação para Wikipédia.

Fábrica da Leão Júnior, 1926, Avenida República Argentina, Portão , Curitiba, Paraná, Brasil

 


Fábrica da Leão Júnior, 1926, Avenida República Argentina, Portão , Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia