terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Propaganda "O Convite Universal... Tome uma Coca Cola!", 1944, Coca Cola, Brasil

 



Propaganda "O Convite Universal... Tome uma Coca Cola!", 1944, Coca Cola, Brasil
Propaganda

Nota do blog 1: Destaque para o "Unidas hoje, unidas sempre", representando a união das Américas no contexto da Segunda Guerra Mundial (nunca foi verdade, era apenas hipocrisia dos Estados Unidos na busca de seus interesses).
Nota do blog 2: Gravura mostrando Bogotá / Colômbia.

Praça Princesa Isabel, São Paulo, Brasil




Praça Princesa Isabel, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
N. 47
Fotografia - Cartão Postal

Nota do blog: Postal circulado em 01/05/1962.
 

Fórum com Praça Clóvis Bevilácqua, 1953, São Paulo, Brasil



 

Fórum com Praça Clóvis Bevilácqua, 1953, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotolabor N. A-7
Fotografia - Cartão Postal

Nota do blog: Imagem que permite observar por cima as construções que existiam naquele trecho e acabaram remodeladas/demolidas. Destaque para a Catedral da Sé em obras. 

Panorama, São Paulo, Brasil


 
Panorama, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Foto Postal
Fotografia - Cartão Postal

Vista de parte da região central com destaque para a Igreja da Ordem Terceira do Carmo e rua do Carmo. É possível observar o terreno vazio do antigo convento demolido em 1929 (à esquerda da igreja). Neste terreno foi construído o edifício da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Coreto do Jardim Público, Década de 60, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil


 

Coreto do Jardim Público, Década de 60, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia

Coreto do Jardim Público, Década de 50, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil


 

Coreto do Jardim Público, Década de 50, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia

Coreto do Jardim Público, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil


 



Coreto do Jardim Público, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia

"Na foto abaixo, do final dos anos 30 ou da década de 40, ainda no saudoso coreto, local preferido para pose fotográfica, encontramos moços e moças com fantasias carnavalescas da época. Nesta foto reconhecemos o senhor Alencar Villela, antigo músico de nossas bandas. E digo nossas bandas, uma vez que houveram várias formações da nossa saudosa 'Corporação Musical Zequinha de Abreu', apelidada carinhosamente como 'Furiosa'!
O senhor Alencar está sentado na guarda, ao centro. O de terno preto, provavelmente o senhor Antônio Peron. Se alguém identificar mais alguns, comente!
Por falar em coreto, observem onde estão sentados os distintos moços de nossa sociedade daquele tempo. Em cima de uma pequena ponte, cujas guardas eram de concreto lembrando galhos de árvores, artisticamente feitos e com grande qualidade!
O coreto estava envolto de um pequeno lago, onde existia ao centro uma rocha de concreto artificial, repleta de samambaias, dela brotando um chafariz. Era magnifica a paisagem que o coreto oferecia.
Depois de 1948, até por volta de meados da década de 70, funcionava embaixo do coreto o estúdio do 'serviço de alto-falante', responsável pela animação das 'voltas no jardim'.
Curiosamente, o atual coreto, numa praça solitária, recebe o nome do senhor Alencar Villela, um dos músicos polivalentes daquele tempo. Tocava desde bumbo a oboé!"
Texto de Argemiro Octaviano, adaptado para o blog por mim.

Posto da Serra "Velho", Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil


 



Posto da Serra "Velho", Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia

"Até o final dos anos 50, a única opção para viajar para São Paulo e outras cidades, hoje a beira da Anhanguera, era o trenzinho ou o ônibus do Barban até Porto Ferreira e daí, via ferroviária até as demais cidades desse itinerário.
Anteriormente, quando a única ligação por estradas de rodagem era a 'estrada velha', vinda de São Paulo, passando por aqui e seguindo ao norte do Estado, indo a Ribeirão Preto, Franca, Uberaba e daí até Goiás.
Nesse tempo existia uma opção, tanto para São Paulo como para Ribeirão Preto. A Viação Cometa fazia o itinerário de São Paulo a Ribeirão Preto e ainda Franca, cujos carros vindos da capital paulista passavam obrigatoriamente pelo Posto da Serra (foto do post em seu atual estado), fazendo uma parada técnica e, caso houvessem lugares disponíveis, a passagem era vendida diretamente com o motorista. Podemos considerar a nossa 'primeira estação rodoviária'.
Se minha memória ainda não está falhando, parece-me ter ouvido dizer que naquele passado havia também outra companhia de transporte rodoviário, denominada “Expresso Brasileiro”. Mais adiante, um pouco para frente da Fazenda Taquaral, existia outro posto de gasolina denominado Posto Serrado. Esse nem vestígio existe mais.
Nosso amigo, Dr. Waldir Cunha Júnior Cunha, nos lembra que naquele tempo, por volta de 1958, a pista pavimentada vinda de São Paulo terminava em Araras. De lá para cá, somente estrada cascalhada."
Nota do blog 1: O local mostrado na imagem fica na estrada vicinal Luiz Pizetta (SP-328), mais conhecida como estrada velha Santa Rita-Porto Ferreira.
Nota do blog 2: Texto de Argemiro Octaviano, adaptado para o blog por mim.

"Ônibus do Garrido", Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil


 



"Ônibus do Garrido", Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia

"As linhas de ônibus são quase sempre direcionadas as cidades de maior porte. Nos anos 50 havia uma linha saindo de Santa Rita, passando por Tambaú e indo até Casa Branca, em estrada de terra batida, além de alguns trechos em areia. Não tenho lembrança de quando se iniciou ou de quando terminou. Só sei que esse itinerário existiu.Haviam dois motivos para essa linha, creio eu. Casa Branca desde 1814 possuía como território áreas que pertencem atualmente a São Simão, Cajuru, Mococa, Santa Rita do Passa Quatro, São José do Rio Pardo, Santa Cruz das Palmeiras e Caconde, lá na divisa com Minas Gerais.
Era uma área bem extensa, sendo assim um polo de atração regional.
Era lá que os motoristas conseguiam sua carta de habilitação e outros serviços (em 1956, por exemplo, a Rádio Difusora de Casa Branca possuía uma longa abrangência).
O segundo motivo, além de Tambaú estar no auge da procura pelo Padre Donizeti, havia também a possibilidade de se embarcar pela linha da Mogiana, de lá até o norte do Estado, quem sabe até ao Triângulo Mineiro, além de Aguaí, Mogi Guaçu, Mogi Mirim...
Caso alguém saiba mais algum motivo, comente!"
Texto de Argemiro Octaviano adaptado para o blog por mim.

Corpo de Bombeiros, Rio de Janeiro, Brasil



 

Corpo de Bombeiros, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Editor A. Ribeiro N. 272
Fotografia - Cartão Postal