terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Posto da Serra "Velho", Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil


 



Posto da Serra "Velho", Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia

"Até o final dos anos 50, a única opção para viajar para São Paulo e outras cidades, hoje a beira da Anhanguera, era o trenzinho ou o ônibus do Barban até Porto Ferreira e daí, via ferroviária até as demais cidades desse itinerário.
Anteriormente, quando a única ligação por estradas de rodagem era a 'estrada velha', vinda de São Paulo, passando por aqui e seguindo ao norte do Estado, indo a Ribeirão Preto, Franca, Uberaba e daí até Goiás.
Nesse tempo existia uma opção, tanto para São Paulo como para Ribeirão Preto. A Viação Cometa fazia o itinerário de São Paulo a Ribeirão Preto e ainda Franca, cujos carros vindos da capital paulista passavam obrigatoriamente pelo Posto da Serra (foto do post em seu atual estado), fazendo uma parada técnica e, caso houvessem lugares disponíveis, a passagem era vendida diretamente com o motorista. Podemos considerar a nossa 'primeira estação rodoviária'.
Se minha memória ainda não está falhando, parece-me ter ouvido dizer que naquele passado havia também outra companhia de transporte rodoviário, denominada “Expresso Brasileiro”. Mais adiante, um pouco para frente da Fazenda Taquaral, existia outro posto de gasolina denominado Posto Serrado. Esse nem vestígio existe mais.
Nosso amigo, Dr. Waldir Cunha Júnior Cunha, nos lembra que naquele tempo, por volta de 1958, a pista pavimentada vinda de São Paulo terminava em Araras. De lá para cá, somente estrada cascalhada."
Nota do blog 1: O local mostrado na imagem fica na estrada vicinal Luiz Pizetta (SP-328), mais conhecida como estrada velha Santa Rita-Porto Ferreira.
Nota do blog 2: Texto de Argemiro Octaviano, adaptado para o blog por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário