segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Benfica / Seringal do Senhor Rola / Atual Rio Branco, Acre, Brasil



 

Benfica / Seringal do Senhor Rola / Atual Rio Branco, Acre, Brasil
Brasil
Fotografia - Cartão Postal

Esse interessante cartão postal permite discorrer sobre dois assuntos. 
Primeiro dizer que o local é próximo de onde ocorreu o assassinato de Plácido de Castro (provavelmente o motivo da escolha da imagem), que inclusive acabou sendo levado para lá na tentativa de socorro (citação apenas em razão do fato histórico, não é o objeto deste post).
E o segundo, esse sim objeto do post, o combate da malária naquela região do Brasil.
Feita essa introdução, segundo informações obtidas na internet, o antigo Seringal Benfica seria próximo ao atual igarapé "Distração", atualmente fazendo parte do Parque Histórico e Ambiental José Plácido de Castro, na cidade de Rio Branco/AC.
Conforme imagem do post, esse cartão postal foi utilizado para fazer propaganda do remédio "Esanofele", dizendo que o mesmo era "infalível contra as febres maláricas", sendo o produto fabricado pela empresa italiana F. Bisleri, de Milão.
A empresa F. Bisleri é a fabricante da "Ferro-Quina Bisleri", um tônico que foi muito famoso no passado. Os mais antigos devem se lembrar, tratava-se de uma bebida à base de ferro e quinino, tinha a função de combater e evitar a anemia. O quinino vem da casca de uma árvore da América do Sul, a "Cinchona". Esses efeitos foram descobertos no século XIX, pois curava a malária, fazendo com que os pesquisadores, soldados e também sertanistas, levassem pílulas de quinino consigo. Tais efeitos são, inclusive, mais amplos, possuindo indicações de uso como anti-inflamatório, digestivo, limpeza do fígado, restituição do apetite, etc.
Com esse histórico, era natural que a empresa partisse para a comercialização de um produto para combater a malária, e o fez através do remédio "Esanofele", que acabou sendo comercializado mundialmente nas áreas sujeitas a esse problema.
No blog existe um post com anúncios da época do remédio "Esanofele".
O cartão postal parece ter sido produzido como uma iniciativa de propaganda de dois dos distribuidores do referido remédio na região, a Drogaria Universal, na cidade de Manaus/AM, e Cesár Santos & Cia, do estado do Pará, sendo circulado em 1910.


Nenhum comentário:

Postar um comentário