terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Coreto do Jardim Público, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil


 



Coreto do Jardim Público, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia

"Na foto abaixo, do final dos anos 30 ou da década de 40, ainda no saudoso coreto, local preferido para pose fotográfica, encontramos moços e moças com fantasias carnavalescas da época. Nesta foto reconhecemos o senhor Alencar Villela, antigo músico de nossas bandas. E digo nossas bandas, uma vez que houveram várias formações da nossa saudosa 'Corporação Musical Zequinha de Abreu', apelidada carinhosamente como 'Furiosa'!
O senhor Alencar está sentado na guarda, ao centro. O de terno preto, provavelmente o senhor Antônio Peron. Se alguém identificar mais alguns, comente!
Por falar em coreto, observem onde estão sentados os distintos moços de nossa sociedade daquele tempo. Em cima de uma pequena ponte, cujas guardas eram de concreto lembrando galhos de árvores, artisticamente feitos e com grande qualidade!
O coreto estava envolto de um pequeno lago, onde existia ao centro uma rocha de concreto artificial, repleta de samambaias, dela brotando um chafariz. Era magnifica a paisagem que o coreto oferecia.
Depois de 1948, até por volta de meados da década de 70, funcionava embaixo do coreto o estúdio do 'serviço de alto-falante', responsável pela animação das 'voltas no jardim'.
Curiosamente, o atual coreto, numa praça solitária, recebe o nome do senhor Alencar Villela, um dos músicos polivalentes daquele tempo. Tocava desde bumbo a oboé!"
Texto de Argemiro Octaviano, adaptado para o blog por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário