Sedes do Mercado Municipal de Curitiba, Paraná Brasil
Curitiba - PR
Fotografia
Nas imagens abaixo vamos tratar da história das sedes do Mercado Municipal ao longo dos tempos.
Crédito da ideia e texto para Eduardo Eloy Scuissiato (a pessoa que mais conhece sobre o tema "história de Curitiba", ao menos na minha opinião).
A foto acima é da década de 1930. Apenas para mostrar que a construção que, provavelmente, não é a de 1864, mas que está sobre o local onde funcionou a primeira sede do Mercado Municipal. Devido a sua construção não ser comercial, ficou conhecido na época por "Mercado dos Quartinhos". O imóvel era de propriedade do Estado e foi requisitado em 1869. Em 1873 o espaço se tornou a primeira sede do Museu Paranaense, mas segundo gravuras do prédio do museu, ele não se parece com essa construção da foto. Assim, de 1869 a 1874, não houve mais uma sede do Mercado Municipal.
Segunda sede do Mercado Municipal de Curitiba, inaugurada em 11 de outubro de 1874. Graças a sua construção, o logradouro que até então era chamado de Largo da Cadeia, passou a ser chamado de Largo Municipal.
Em 1906 Brasilino Moura reformou a construção do Mercado Municipal, que passou a contar com frontão com relógio em seu telhado.
Nessa imagem, o Mercado Municipal que foi parcialmente demolido a partir de 1912 serve de cerca para a construção do Paço Municipal. Pelo estágio da obra devemos estar entre 1914 e 1915. A nova sede da Prefeitura Municipal de Curitiba foi inaugurada em 24 de fevereiro de 1916.
Construção provisória de madeira que serviu para instalação do Mercado Municipal de Curitiba no antigo Largo do Nogueira (atual praça 19 de Dezembro) entre 1912 e 1915. Ao fundo avistamos a Deutsche Schule (Escola Alemã) que seria demolida para o alargamento da rua Barão do Serro Azul na década de 1940.
Esta foi a quarta sede do Mercado Municipal de Curitiba construída no Largo Doutor Theodoro Bayma, no Batel. Ali permaneceu de 1915 até 1937. Quando foi desativado, os produtores tiveram que se dividir entre as feiras livres regulamentares espalhadas por Curitiba por mais de vinte anos.
E esse é o Mercado Municipal de Curitiba cuja sede foi inaugurada em 02 de agosto de 1958. Ao longo dos anos foi ampliado e recebeu novas alas que o fazem ter quatro acessos diferentes. E funciona neste bairro há 65 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário