terça-feira, 26 de setembro de 2017

O Astrônomo (L'Astronome / The Astronomer) - Johannes Vermeer




O Astrônomo (L'Astronome / The Astronomer) - Johannes Vermeer
Museu do Louvre, Paris, França
OST - 51x45 - 1668



A composição denominada O Astrônomo é uma obra do conceituado pintor holandês Jan Vermeer. Antes dela, ele pintou “O Geógrafo". Os estudiosos supõem que ambas fazem par. O pintor nutria grande gosto por fazer retratos de cientistas. O Astrônomo faz parte dos três únicos quadros datados e assinados pelo artista. Os outros dois são “O Geógrafo” e “O Procurador”. Ao que consta, O Astrônomo e “O Geógrafo” são as duas únicas pinturas de Vermeer, conhecidas, que trazem somente uma figura masculina como protagonista. Ambas as pinturas receberam vários títulos no decorrer dos tempos.
O modelo, um homem de meia idade, com seus cabelos longos, nariz reto e pontudo e lábios grossos, parece ser o mesmo nas duas pinturas, assim como muitos dos elementos presentes nos dois ambientes de O Astrônomo e de “O Geógrafo”. Aqui, ele usa um robe japonês (quimono) de cor esverdeada, tipo de vestuário que pode ser visto em muitas pinturas holandesas da época. O cientista é visto de perfil, pelo observador, com a mão direita tocando o globo celeste, enquanto o observa fixamente, com o corpo reclinado para frente. Pode causar espanto ao leitor o tapete oriental sobre a mesa. Acontece que, naquela época, eles eram muito populares nos Países Baixos e muito representados na pintura holandesa de interior, em razão de sua beleza decorativa e exótica. Contudo, dificilmente eram retratados no chão, como hoje, mas como coberturas de mesas.
Embora o telescópio fosse o instrumento mais comum para identificar a astronomia, ela é representada na pintura por um globo celeste e pelo livro que se encontra aberto à mesa (Metiu’s Institutiones Astronomicae Geographicae), à frente do geógrafo. À época, os globos celestes eram sempre vendidos acompanhados de um terrestre, pois havia uma estreita relação entre a geografia e a astronomia. A janela fechada, com vidro colorido e decorado, joga luz no ambiente, ainda que fraca, sobretudo sobre o astrônomo e seu globo celeste.
Na frente do armário de madeira está dependurado um gráfico. Pode se tratar de um planisfério, que traz dois discos rotativos que se ajustam, e, que tinha por finalidade indicar as estrelas a qualquer data e hora do dia. Na parede está um quadro envolto por uma moldura preta. Ele mostra Moisés, sendo encontrado em meio aos juncos. Esse personagem bíblico também foi tido como “o mais antigo dos geógrafos”, ao guiar os hebreus ao exílio. Sobre a mesa, próximo ao globo celeste, está um astrolábio. Também no armário, abaixo do suposto planisfério, encontra-se a assinatura do pintor e a data.
Na Segunda Guerra Mundial, após a invasão da França pela Alemanha, este quadro foi confiscado pelos nazistas. Nas suas costas foi pintada, com tinta preta, uma suástica nazista. Hitler, um pintor fracassado, pilhou diversas obras-primas europeias. Seu objetivo era construir um museu na sua cidade natal, Lins. O Astrônomo, de Vermeer, era uma das obras mais cobiçadas pelo louco ditador, assim como a “Arte da Pintura”, do mesmo artista. Terminada a guerra e com a vitória dos aliados, o quadro foi devolvido a seus verdadeiros donos e, posteriormente, adquirido pelo Estado francês, como pagamento de impostos.
The Astronomer is a painting finished in about 1668 by the Dutch painter Johannes Vermeer. It is oil on canvas, 51 cm × 45 cm (20 in × 18 in), and is on display at the Louvre, in Paris, France.
Portrayals of scientists were a favourite topic in 17th-century Dutch painting and Vermeer's oeuvre includes both this astronomer and the slightly later The Geographer. Both are believed to portray the same man, possibly Antonie van Leeuwenhoek. A 2017 study indicated that the canvas for the two works came from the same bolt of material, confirming their close relationship.
The astronomer's profession is shown by the celestial globe (version by Jodocus Hondius) and the book on the table, the 1621 edition of Adriaan Metius's Institutiones Astronomicae Geographicae. Symbolically, the volume is open to Book III, a section advising the astronomer to seek "inspiration from God" and the painting on the wall shows the Finding of Moses—Moses may represent knowledge and science ("learned in all the wisdom of the Egyptians").
The provenance of The Astronomer can be traced back to 27 April 1713, when it was sold at the Rotterdam sale of an unknown collector (possibly Adriaen Paets [nl] or his father, of Rotterdam) together with The Geographer. The presumed buyer was Hendrik Sorgh, whose estate sale held in Amsterdam on 28 March 1720 included both The Astronomer and The Geographer, which were described as ‘Een Astrologist: door Vermeer van Delft, extra puyk’ (An Astrologist by Vermeer of Delft, topnotch) and ‘Een weerga, van ditto, niet minder’ (Similar by ditto, no less).
Between 1881 and 1888 it was sold by the Paris art dealer Léon Gauchez to the banker and art collector Alphonse James de Rothschild, after whose death it was inherited by his son, Édouard Alphonse James de Rothschild. In 1940 it was seized from his hotel in Paris by the Nazi Einsatzstab Reichsleiter Rosenberg für die Besetzten Gebiete after the German invasion of France. A small swastika was stamped on the back in black ink. The painting was returned to the Rothschilds after the war, and was acquired by the French state as giving in payment of inheritance taxes in 1983 and then exhibited at the Louvre since 1983.

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