A História dos "Bancos Recaro", Alemanha - Artigo
Artigo
Se você já tinha suficiente idade para dirigir – ou gostar de
carros – nos anos 1980 e 1990, provavelmente desejou os bancos Recaro dos
Volkswagen mais esportivos.
O que talvez seja desconhecida é a origem do fabricante de
bancos, que produziu os primeiros protótipos do Fusca e foi responsável pela
construção do Porsche 356.
Na verdade, a Recaro nasceu com outro nome, em 1906:
Stuttgarter Carosserie und Radfabrik. E, três anos depois, se tornou
Stuttgarter Karosseriewerk Reutter & Co.
Os irmãos Wilhelm e Albert Reutter passaram a fornecer
componentes a boa parte das marcas alemãs da época, incluindo a então
Daimler-Benz, no início do século XX.
Só que os caminhos da atual Recaro só cruzaram com a Porsche em
1930, quando foi firmada uma parceria com aquele que, até então, era um
escritório de engenharia.
Foi assim que a Reutter colaborou com a construção de alguns
dos primeiros protótipos do Fusca, projeto de Ferdinand Porsche criado por
encomenda ao governo alemão.
Em 1937, após atingir o limite de capacidade produtiva da
fábrica principal Augustenstraße, em Stuttgart, foi inaugurada a linha de
montagem na cidade vizinha de Zuffenhausen.
Só um ano depois, em 1938, a Reutter era responsável pela
produção do VW da série 38, o Fusca. Àquela altura, a empresa tinha 900
funcionários e fazia 33 carros por dia.
Pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial, a fábrica de
Augustenstraße, primeira linha de montagem, foi bombardeada e, em 1944, a
Reutter foi reduzida em quase 90%, a 94 funcionários.
No ano seguinte, em dezembro de 1945, Ferdinand Porsche foi
preso acusado por crimes de guerra e seu filho, Ferry Porsche, foi quem assumiu
o comando da empresa.
Enquanto o fundador seguia na cadeia, as unidades iniciais do
356, primeiro modelo a receber marca Porsche, foram construídas em Gmünd, na
Áustria, a partir de 1948.
Poucos anos depois, em 1950, a empresa decidiu transferir a
produção do esportivo à Alemanha, onde o modelo passou a ser feito pela Reutter
– e trocou alumínio por aço.
Em 1956, ao completar 50 anos, a empresa criada pelos irmãos
Wilhelm e Albert já havia fabricado 10.000 unidades para a Porsche e voltou a
ter 900 funcionários.
Vale lembrar que, três anos antes, em 1953, a Stuttgarter
Karosseriewerk Reutter & Co. já havia registrado um banco com ajustes de
inclinação, indicando o futuro da empresa.
Em 1963, quando a Porsche estava prestes a lançar o 901 (depois
rebatizado 911), a Reutter já não tinha mais condições de assumir a produção do
sucessor do 356.
Naquele mesmo ano, a marca fundada por Ferdinand comprou a
parceira. Após isso, os antigos donos criaram a Recaro, nome formado pelas
iniciais de Reutter-Carosserie.
Nos anos seguintes, a nova empresa seguiu fornecendo bancos
originais para o fabricante de esportivos e criou uma linha de montagem
específica para produtos de aftermarket.
A Recaro apresentou ao público os primeiros bancos durante o
Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 1965. E, quatro anos depois, a empresa foi
vendida pela família Reutter.
Desde então, o fabricante se dividiu em diferentes braços.
Hoje, um é dedicado a assentos para aviões e outro a eGaming. Já a divisão
automotiva está licenciada para a Adient.
De qualquer forma, a empresa nascida em Stuttgart jamais voltou
a produzir carros. E, hoje, o edifício da antiga Reutter segue intocado dentro
do complexo que é sede da Porsche.
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