quinta-feira, 14 de maio de 2020

Rádio Globo Encerra as Atividades em São Paulo - Artigo


Rádio Globo Encerra as Atividades em São Paulo - Artigo
Artigo

A Rádio Globo anunciou que encerra sua operação em São Paulo no próximo dia 31, na frequência 94.1, em FM.
Com isso, "fecha o ciclo de desmobilização da rede de transmissão para todo o Brasil", afirmou em nota. Justifica a decisão dizendo estar com "foco no Rio" desde julho do ano passado.
"Para seguir avançando, a Rádio Globo entende que é fundamental fortalecer a sua grade local e apoiar a vibração da cultura carioca para a evolução do atual modelo de negócios", acrescenta.
Inicialmente apenas na frequência 1.100 AM, também abandonada, em fevereiro passado, a emissora estreou em São Paulo em maio de 1952. Em 2017, já havia mudado de formato para priorizar música e o sinal FM.
O Grupo Globo passa a ter uma única rádio na cidade a partir de junho, a CBN (90.5 FM), voltada a jornalismo.
No Rio, informa a nota, a Rádio Globo "passa a reproduzir totalmente o comportamento dos jovens [da cidade] na frequência 98.1 FM, e fortalece a identificação já criada com o público carioca".
O canal foi concedido originalmente à Rádio Excelsior S.A, por meio do Decreto 253 de julho de 1935. A frequência foi transferida para a Rádio Globo em maio de 1978 para transmissão em Ondas Médias em caráter nacional.
A Rádio Globo AM 1100 entrou no ar em 1º de maio de 1952 como Rádio Nacional de São Paulo. A rádio, que pertencia às Organizações Victor Costa, foi a primeira que exibiu uma vinheta cantada, que na época estava na voz de Hebe Camargo. A emissora também levou os programas de auditório para as ruas da cidade. Em 1952, o cantor Francisco Alves apresentava seus convidados no estúdio montado em praças públicas.
Ainda nos anos 1950, a então Rádio Nacional de São Paulo acreditou no talento de um jovem comunicador que tinha sido camelô. Foi a primeira rádio de grande porte em que trabalhou Silvio Santos. Nas novelas e no humor, foi a rádio paulistana que aperfeiçoou alguns dos modelos trazidos da Nacional carioca.
Em 1965, as Organizações Globo compraram a Rádio Nacional paulista. O nome Nacional foi mantido e, em 1967, a Rádio Nacional assumiu a liderança de audiência na capital paulista, com uma programação popular e informativa.
Em 1976 a direção da emissora recebeu um pedido do Ministério das Comunicações para que o nome Nacional fosse apenas utilizado pelas emissoras dirigidas pelo Governo Federal. Em 1977, a rádio mudou para Nacional-Globo, em 1978 foi para Globo-Nacional e, finalmente, em 1979, Rádio Globo de São Paulo.
Já em 23 de junho de 2017 a 1100 AM passou a contar com a operação simultânea da 94.1 FM de São Paulo. Na época o Sistema Globo de Rádio havia feito uma mudança significativa do posicionamento da Rádio Globo no mercado nacional. 
Recentemente a Rádio Globo tinha retomado o formato popular, porém com um perfil mais musical e linguagem que se aproximava do formato FM. 
Nota do blog: O rádio AM está acabando, condenado a se tornar apenas repetidores de notícias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário