sábado, 2 de maio de 2020

Terminal de Ônibus Dra. Evangelina de Carvalho Passig, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil















Terminal de Ônibus Dra. Evangelina de Carvalho Passig, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


Situado às margens do córrego ribeirão Preto – que dá nome à cidade –, ao lado do terminal rodoviário, o projeto primou por um desenho leve, que permitisse ampla visibilidade do rio e do parque a partir de suas plataformas. Ao se aproximar do terminal o que se enxerga é um edifício discreto, mas que ao mesmo tempo se destaca da paisagem caótica que o rodeia através do rigor da modulação dos elementos que o compõem.
A cobertura metálica é o elemento mais marcante da obra, que surpreendem através de sua esbelteza e leveza, apoiada por pilares de seção circular com apenas 10cm de espessura. O forro sob a estrutura, pontuado pelo sistema de iluminação dá unidade para a leitura do conjunto. O edifício de apoio, ao fundo do terminal, não só agrupa todas as atividades necessárias para o seu bom funcionamento, mas é também responsável pela estabilidade estrutural do conjunto da cobertura. 
O projeto foi feito de acordo com os novos parâmetros de qualidade exigidos pela cidade. Nele foram incorporados uma sala de espera com ar condicionado, fraldário e lanchonete, tendo em vista aumentar a qualidade do serviço prestado à comunidade. Para proporcionar maior segurança aos usuários, uma cobertura especial em vidro foi posicionada sobre a travessia entre as plataformas para iluminar os passageiros que atravessam as pistas. No restante, a cobertura utilizou telhas isolantes e forro de PVC, propiciando conforto térmico e elegância aos espaços internos.
Dra. Evangelina de Carvalho Passig, a homenageada com o nome, nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de janeiro de 1890. Filha de Luiz Carlos de Carvalho e Virgínia Falcão de Carvalho, formou-se em Direito e foi uma das primeiras mulheres a obter o título universitário no Brasil.
Em Ribeirão Preto, foi a primeira mulher a ocupar um cargo como vereadora no período de 1952 a 1955. Evangelina fundou o programa “Sopa dos Pobres”, para atendimento à população carente na cidade.
Casou-se duas vezes e teve três filhos, dois no primeiro casamento e um no segundo. Ela faleceu em Ribeirão Preto em 27 de agosto de 1973.
Nota do blog: Data e autoria das imagens não obtidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário