sexta-feira, 5 de junho de 2020

Teatro 4 de Setembro, Teresina, Piauí, Brasil







Teatro 4 de Setembro, Teresina, Piauí, Brasil
Teresina - PI
Fotografia

O Teatro 4 de Setembro está localizado na cidade brasileira de Teresina, Piauí. Conserva fachada com arquitetura de inspiração portuguesa e detalhes greco-romanos. Se encontra na praça Praça Pedro II, no centro da capital teresinense e é um dos principais palcos para as artes cênicas no Estado.
A ideia de construção do teatro foi de um grupo de senhoras e da Primeira Dama do estado, que ansiavam por uma casa de espetáculos confortável e moderna para a nova capital. O então Presidente da província do Piauí, Theophilo dos Santos, iniciou a obra em 4 de setembro de 1889. A escolha do local, na então Praça Aquidabã, hoje Praça Pedro II, se deu por conta do terreno em bom nível topográfico e da localização privilegiada.
A planta do teatro foi projetada pelo engenheiro civil Alfredo Modrak, e a colocação da pedra fundamental no dia 21 de setembro de 1889. Com a Proclamação da República do Brasil, as obras não tiveram continuidade em virtude dos acontecimentos políticos do país.
Posteriormente retomadas, foi inaugurado no dia 21 de abril de 1894, em concorrida solenidade e aberto à visitação pública, apesar de ainda não possuir cenários, camarins, mobiliário e decoração.
Em 1952, passou por reforma, sendo preparado para sediar as comemorações do primeiro centenário de Teresina.
O teatro ainda conserva sua fachada original com portas e janelas em ogivas, dispondo de acomodações modernas e confortáveis para cerca de 600 pessoas. Já foi palco de grandes nomes e espetáculos ao longo de sua história. Além disso, foi palco da primeira exibição de cinema de Teresina, no dia 29 de maio de 1901.
Em 1994, o Teatro 4 de Setembro foi tombado pelo governo do estado. A partir de então, tornou-se possível a criação e execução do projeto de restauração da Praça Pedro II, culminando com uma reforma e revitalização completa do edifício nos anos 1994-1996, além de efetivar a integração do Teatro ao prédio do Clube dos Diários e do Cine Rex, passando o Teatro a novamente ser o centro das manifestações culturais da cidade.
O teatro possui cerca de 560 lugares, divididos em 3 pisos, com todo sistema de som e luz masterizada, digital e de efeitos especiais modernos, e uma das melhores acústica do país. As poltronas são todas estilos fênix, com lustres e candelabros de cristais importados. O palco é de madeira de lei, com seis camarins climatizados.
Possui na entrada um painel de Eliseu Visconti, além de um café em estilo parisiense, e a cor da fachada é a mesma desde a inauguração. Possui também, no alto do prédio, dois leões de cobre, um em cada lado, símbolos do Teatro. As janelas e portas têm detalhes no topo com características persas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário